Os últimos quatro caças Gripen, adquiridos pela África do Sul, estão sendo preparados para a chegada em meados de setembro.
A África do Sul comprou 9 aeronaves biplace e 17 monoplace da Suécia em 2008, como parte de um pacote de equipamentos para defesa estratégica. Todos os nove Gripen D (biplace) e 13 do Gripen C (monoplace) já foram recebidos.
Armscor, a agência de aquisições de armas Sul-Africana, é a responsável pela entrega da aeronave à África do Sul, uma vez que a fabricante Saab realizou a entrega das aeronaves na Suécia.
As quatro últimas aeronaves monoplace, ficaram na Suécia para participar do exercício conjunto Lion Effort em maio. Este foi um grande exercício internacional em que todos os principais operadores do Gripen participaram, incluindo a África do Sul.
O último lote de aeronaves, começando com o Gripen C 3126, foi transportado pela estrada, do aeroporto de Kungsängens até o porto de Norrköping, em 29 de agosto.
As aeronaves serão transportadas a bordo do navio de carga Aarchangelgracht (registrado em Amsterdã) do porto de Norrköping até a África do Sul. O navio deve chegar em Table Bay Harbour, Cidade do Cabo, em meados de setembro, de onde as aeronave serão levadas para a Base Aérea de Ysterplaat, para serem prontificadas para voo, antes de partir para Base Aérea de Makhado, na província de Limpopo.
O primeiro Gripen D foi entregue em abril de 2008 e é baseada no SAAF’s Test flight and Development Centre, de perto Bredasdorp, ao no sul da cidade do Cabo, juntamente com um Gripen C.
O Gripen e outras aeronaves militares são esperados para impressionar o público na International Africa Aerospace and Defence air show, que acontece na Base Aérea de Waterkloof nos dias 22 e 23 de setembro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval