A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP) realizou, nessa segunda-feira (24/01), o primeiro voo de instrução da Turma Anúbis, do 4º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), a bordo dos novos T-27M, entregues recentemente à AFA pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), apoiado pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
A primeira decolagem na aeronave T-27M, de matrícula FAB 1446, foi tripulada pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e pelo Cadete Aviador Yuri Nunes Bitar, líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e primeiro colocado da Turma Anúbis, marcando, desse modo, uma nova era na formação dos Cadetes da Força Aérea Brasileira.
Logo após o pouso do voo, que durou cerca de uma hora, o Brigadeiro Gobett salientou a honra que é comandar a Academia no período em que o T-27M é implantado, sendo a oportunidade de realizar o primeiro voo de instrução de Cadetes nessa aeronave, um motivo de orgulho e grande marco na história. “Ver o T-27M sendo plenamente utilizado na instrução aérea é a materialização de um enorme esforço de homens e mulheres da Força Aérea Brasileira, que contribuíram e continuarão contribuindo na melhoria da qualidade da formação dos nossos Oficiais Aviadores.”, declarou.
Quem também reforçou o salto na qualidade da formação do Cadete Aviador e o marco histórico para a Academia da Força Aérea foi o Comandante do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), Major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian. “Houve muita preparação e estudo por parte dos instrutores e dos Cadetes para que pudéssemos chegar a este momento,” disse.
Entrega das aeronaves
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, conduziu a missão inicial de entrega das primeiras quatro aeronaves T-27 modernizadas, em conjunto com o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares e o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
O T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido, e com características diferenciadas para treinadores do tipo, como assentos ejetáveis e dispostos em tandem, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão. Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, e em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro, que conquistou o mundo.
No total, 42 aeronaves devem ser modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas atuais.
Entendo que a pintura de acabamento da aeronave tem que ser funcional. Por exemplo, um caça A-29 necessita receber um acabamento padrão camuflagem funcional no sentido de não ser visível pelo inimigo quanto estacionado em terra ou em sobrevoo de uma floresta.
No caso dos Tucanos 27M da AFA esse padrão ficou não só estéticamente bonito (o que é relativo) mas sua finalidade básica , que é ser um atrativo para os jovens cadetes, também foi feliz. Parabéns a quem idealizou.
Que orgulho da FAB!
Excelente gestão de recursos!
Aquilo que ainda tem vida útil é modernizado, e o que tá velho é trocado por novo!
Fé na missão!!!