No dia 29 de junho, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) realizou a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) com a aeronave AF-1B N-1001.
A manobra foi realizada nas áreas de instrução da Marinha do Brasil, ao sul da Ilha de Cabo Frio, e envolveu o 1°/1° Grupo de Transporte (FAB) e as aeronaves AF-1 N-1004, AF-1A N-1021 e o AF-1B N-1001.
As três aeronaves do Esquadrão VF-1 efetuaram dois exercícios de transferência de combustível usando como aeronave reabastecedora o KC-130 Hércules da FAB. A missão de REVO visa prolongar a autonomia e o alcance das aeronaves de combate, dando maior flexibilidade no cumprimento das missões e permitindo que os vetores aéreos aumentem sua carga bélica e sua distância de incursão em território inimigo.
O reabastecimento em voo com a N-1001, primeira aeronave A-4KU Skyhawk modernizada recebida pela MB, reafirma o crescente aprestamento do Esquadrão VF-1 e a ascensão operacional da Força Aeronaval.
enquanto nao temos porta avioes(A-12 docado) a MB treina o serviço da FAB
ok ,isto é muito bom, temos que ter este esquadrão no mesmo nível de adestramento dos esquadrões de primeira linha da FAB mesmo que a guerra não venha ,devemos estar preparados e alerta só morre os desapercebidos .Eu torço pela participação deste esquadrão na cruzex junto com a FAB exercício de ataque e intercepção temos que estar integrado ,porque não nos fornece equipamento a altura e segurança para os pilotos nas missões ,pelo menos juntamos força entre a FAB e MB parabéns a todos pela informação
……..uma pena não modernizarem ainda resto dos A-4….mesmo sendo antigos formariam uma bela esquadrilha………..
Estão usando bastante o AF-1B (modernizado). Muito bom!
Muito bom saber que o Esquadrão Falcão permanece fazendo seu adestramento apesar das incertezas sobre o A-12…