No dia 15 de maio de 2019, a aeronave AF-1B N-1013, realizou o primeiro voo de produção, como uma das etapas finais do processo de modernização do meio.
Os voos de produção fazem parte da modernização, ocasião em que todos os sistemas modernizados, e os sistemas não modernizados que tiveram alguma integração com a parte modernizada, são exaustivamente testados pela equipe de ensaios em voo da Embraer, antes que a aeronave seja apresentada para a Marinha para iniciar a fase de recebimento.
Durante o Programa de Modernização, as aeronaves recebem um novo sistema de geração de energia, implementação do sistema de geração de oxigênio para o piloto (“OBOGS”), um sistema aviônico compatível com aviões de combate modernos, um sistema HOTAS (“Hands on Thtottle and Stick”), um novo radar multimodo e um sistema de “Radio Warning Receiver” (RWR) integrado com as contramedidas existentes nas aeronaves, propiciando um aumento da consciência situacional aos pilotos e uma familiaridade maior com a operação dos sistemas de uma aeronave de combate moderna.
FONTE e FOTOS: DAerM
NOTA do EDITOR: O AF-1B N-1013 tem a previsão de ser entregue em Julho/2019. Para saber mais sobre o cronograma de entregas do AF-1B/C modernizado, cique AQUI.
Se o valor de modernização for realmente o que alguns comentam em U$ 9,6, poderiam modernizar mais seis e montar mais um esquadrão, isso é claro, se o vetor tiver mesmo a capacidade de lançar os mesmos misseis do F-5, seria um meio de dissuasão interessante, o que pesa é a idade, mas como utilizamos pouco, ele ainda aguentará um tempo na nossa Marinha, sou contra essa politica de apenas manter doutrina. O vetor tem que ter serventia dissuasória.
Não é tão simples, teriam que integrar as armas do F-5M neles, nem os Exocet, muito menos bombas inteligente foi integrada…