Por Craig Hoyle
A Royal Air Force (Força Aérea do Reino Unido), expandiu sua contribuição em um esforço nacional para conter a imigração ilegal através do Canal da Mancha da França, com duas aeronaves de vigilância envolvidos nos últimos dias.
Em 13 de agosto, o Ministério da Defesa anunciou o uso de uma aeronave de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon MRA1 em apoio às operações da Força de Fronteira do Reino Unido.
“Isso faz parte de um pacote de assistência do Ministério da Defesa ao Ministério do Interior no combate a pequenos barcos que cruzam o Canal da Mancha”, diz.
O MoD havia anunciado quatro dias antes o envolvimento de um transporte tático Airbus Defense & Space A400M, que auxiliou durante as buscas visuais por barcos de migrantes. A declaração de 13 de agosto também confirma a contribuição feita pela aeronave de vigilância Shadow R1 RAF Beechcraft King Air 350. Sites de rastreamento de voos mostram que o tipo está ativo em torno de Dover, em Kent, desde 10 de agosto, operando a partir da base RAF Waddington em Lincolnshire.
“Tanto o Poseidon P-8 quanto o Shadow R1 fornecerão suporte essencial adicional nas próximas semanas, sujeito às condições climáticas e aos requisitos da Força de Fronteira”, disse o MoD. “A aeronave rastreará os navios e passará informações para a Força de Fronteira, que tomará as medidas cabíveis”, acrescenta.
Cada plataforma carrega equipamentos de vigilância, incluindo um sensor eletro-óptico / infravermelho, junto com os operadores do sistema de missão a bordo.
O capitão do grupo Chris Layden, comandante da estação da base da RAF em Lossiemouth, disse que a partir do final deste ano abrigará a frota de P-8A com nove homens da Força. “A aeronave tem alcance e resistência significativos, bem como a capacidade de apoiar o comando e operações de controle e busca e resgate, caso a Força de Fronteira ou a Guarda Costeira do Reino Unido assim o exijam. ”
O twinjet fez sua estreia operacional no serviço do Reino Unido em 3 de agosto, quando um dos dois exemplares atuais do 120 Sqn foi usado para rastrear um navio da marinha russa no Mar do Norte.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global