O T-Xc realizou com sucesso seus primeiros voos. O avião terá duas versões, seguindo a diretriz de desenvolvimento de tecnologias de uso dual, e recebeu cerca de R$ 10 milhões de subvenção da Finep.
O protótipo do avião T-Xc (modelo Novaer N-210) se encontra em testes. O novo avião terá duas versões, seguindo a diretriz de estimular o desenvolvimento de tecnologias de uso dual (militar e civil). O projeto foi financiado pela Finep/MCTI, via Subvenção Econômica, com cerca de R$ 10 milhões.
O T-Xc realizou com sucesso seu primeiro voo, no dia 22 de agosto, em São José dos Campos (SP), com duração de 20 minutos. Um segundo voo foi feito no dia seguinte – este por 50 minutos, quando foram realizadas as primeiras provas de manobras.
Outras provas se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará baseado em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA).
Entre outros usos, a versão treinador – uma aeronave acrobática de dois lugares, para o treinamento primário de pilotos militares – deverá ser utilizada pelos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os atuais Neiva T-25. A versão utilitária, também chamada de U-Xc, terá quatro lugares e se destinará ao transporte de passageiros e pequenas cargas.
O T-Xc apresenta tecnologias mais recentes, como sua fuselagem – construída em fibras de carbono, mais leve, econômica e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.
O conceito do modelo foi idealizado pelo projetista do avião EMB-312 Tucano, da Embraer, originalmente desenvolvido para servir de avião de treinamento avançado da FAB.
Fonte: Finep e Novaer
A força venceu novamente saudações a FAB!
O Projeto do Unasur I é um projeto industrial onde o Brasil ajudará a desenvolver um treinador para os países da entidade. O Coronel-Av Grossi (responsável pelo projeto no MdD do B já explicou que NÃO há compromisso de adoção da aeronave pelo Brasil e empresas como a própria Novaer e Akaer contribuirão no projeto.
Neste item o Brasil fará com o Unasur I, guardadas as devidas proporções, o mesmo papel do EUA que financia o programa LAS para seus aliados adotarem o Super Tucano que os americanos não utilizam. Se o fizerem usarão o seu AT-6 Texan II.
A diferença é que o Brasil não vai comprar o Unasur I para os demais países vai no máximo financiar via BNDES…
Lindo, mais como ficará o avião da UNASUL??? e uma pergunta, não irá vir aviões de treinamento avançado a jato ? e após a entrega dos primeiros exemplares, o que vai acontecer com os atuais T-25 ?
Complementando sua pergunta Luiz , e os treinadores FMA IA-63 Pampa que a Argentina está fazendo, não seria interessante uma ‘troca’ com a FAA , nós compraríamos os IA-63 como treinadores avançados para os futuros pilotos dos Gripen e eles os T-27/29 ou esses novos treinadores primários para seus pilotos. Alguém sabe se existe uma intenção desse tipo de intercâmbio ?
Mário, creio que isso não ocorreria, pois o T-27 é um avião “frágil” para a instrução primária. Necessida de um “bruto”, que aguente o tranco dos iniciantes. Além disso, los hermanos não ficariam a vontade para compartilhar seu treinamento, como ocorreu com a modernização dos A-4AR, que poderiam ter sido modernizados no Brasil.