O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) irá validar os testes realizados na Suécia
Entre os dias 11 e 12 deste mês, representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), se reuniram em São José dos Campos (SP) com representantes da empresa SAAB para tratar sobre o início do processo de certificação da aeronave Gripen NG.
As certificações da aeronave Gripen NG com relação aos requisitos de aeronavegabilidade e de cumprimento de missão serão realizadas por órgãos da Suécia. O IFI irá acompanhar esses processos e, após validá-los, irá emitir um Certificado de Tipo ao projeto da aeronave Gripen NG.
Durante o encontro, foi apresentado à empresa um breve histórico do Instituto e a empresa, por sua vez, apresentou ao órgão certificador a sua estrutura organizacional envolvida no desenvolvimento da aeronave. Os analistas do IFI debateram sobre o Master Certification Plan que a SAAB irá submeter ao IFI, de forma a possibilitar a aceitação desse documento. Também foi discutido o SAAB Aeronaitics Quality Assurance System e como o Instituto verificará o cumprimento dos requisitos.
No processo de Garantia Governamental da Qualidade, o IFI fará uma validação do Sistema da Qualidade adotado pela SAAB.
FONTE: FAB
Falando sobre a notícia em si me impressiona o fato que a esta altura do campeonato que as notícias (mesmo originadas do Comando da Aeronáutica) INSISTA a se referir a aeronave da SAAB que foi a vencedora do certame F-X2 como Gripen NG.
Parece que ainda não chegou a hora de reconhecer que só existe e só pode ser certificada a aeronave (quando terminar o desenvolvimento em curso) JAS 39 Gripen E.
A FAB, MdD do B e o governo federal continuam fugindo da questão central que é a SAAB só tem a oferecer os 28 Gripen E monoplace, os 8 biplaces que SERIA o Gripen F não existe e ALGUÉM terá de pagar a conta (que a SAAB não cotou ainda) do desenvolvimento da variante F. E posteriormente TAMBÉM financiar o desenvolvimento da variante naval se o MdD do B mantiver a decisão que a MB deverá operar aeronave de asa fixa derivada do vencedor do FX-2.
Ficou show a concepção artística,que bom que o projeto está indo adiante.
Mais do vou ficar mais sossegado com pelo menos os 35 operacionais.
Já pensaram depois que ele estiver prontinho com esta pintura…..Quero ver logo.
Lindo! mas ficaria muito melhor em uma cor neutra sem “camuflado”, camuflagem dá um tom de 3ª geração nos caças…
Vamos que vamos …..
Anda logo , precisamos logo deles e mais S 35-S 50 unid.
Pode crer ficou lindão .
Que bom que ja estão discutindo isso,mesmo aintes de fechar o contrato.Indicio que as coisas então bem adiantadas.
Também GOSTI.
E pelo jeito…o projeto esta andando. Vamos torcer para que continue assim, dai pra melhor.
Apesar de não gostar do padrão de pintura da FAB, confesso que essa pintura ficou bem “agressor”!!!!!
Sds.
Essa concepção artística ficou animal.
Realmente ficou show.