Entre os dias 27 e 30 de junho, uma equipe da Saab, fabricante do Gripen E, o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), visitou a sede da AEL Sistemas, para realizar a FAI (First Article Inspection) do HUD (Head Up Display) e do HMD (Helmet Mounted Display), dois sistemas que juntamente com WAD (Wide Area Display), equipam o Gripen com uma avançada capacidade tecnológica.
O evento simboliza o final da etapa de desenvolvimento e o início da produção seriada para ambos equipamentos desenvolvidos pela brasileira AEL Sistemas para equipar o novo caça da Força Aérea Brasileira.
Ao final da FAI, que trata-se de uma verificação criteriosa se ambos os sistemas estão seguindo todos os requisitos definidos pela SAAB, a AEL Sistemas recebeu a aprovação oficial para o início da produção em série destes equipamentos.
A previsão inicial é entregar 36 shipsets para o Brasil e outros 60 shipsets para a Suécia, sendo mais um importante marco no Programa Gripen Brasil, onde a participação brasileira no desenvolvimento da nova aeronave é um dos frutos do programa, gerando empregos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias na Base Industrial de Defesa (BID) brasileira.
FONTE: AEL Sistemas
Provavelmente os atuais Gripen E estão equipados com protótipos pré-serie…
Que serão eventualmente substituídos…
Vale lembrar que nenhum Gripen E está TOTALMENTE OPERACIONAL… AINDA!
Não está DE SERVIÇO EFETIVO no Rol do serviço de interceptação aérea que ainda é cumprido pelos F-5M…
O KC-390 já tem UMA aeronave FOC (Full Operational Capabillity)!!!
O Gripen E ainda não… É IOC…
Top!!
Muito bom!!
Só uma duvida , já não era produzido em serie?
tem mais de 8 caças Gripen E em Voo além de outros nas linhas de produção ,na FAB e Suécia