Um avião KC-130 Hércules do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) caiu em uma área rural do Mississípi. Pelo menos 16 pessoas, ocupantes do aparelho, morreram. O acidente ocorreu nesta segunda-feira (10), cerca das 16 horas, horário local.
Não se disponibilizou de imediato nenhum detalhe oficial a respeito das circunstâncias da queda no condado de LeFlore, no norte do Mississippi, cerca de 160 quilômetros ao norte de Jackson, a capital do Estado.
A capitã Sarah Burns, porta-voz do Corpo dos Fuzileiros Navais, disse apenas que uma aeronave de transporte KC-130 Hercules “passou por um contratempo”, e inicialmente a mídia relatou cinco mortes confirmadas.
Várias horas depois, Fred Randle, diretor de gerenciamento de emergências do condado de LeFlore, disse à Reuters que ao menos 16 pessoas morreram. Ele não deu maiores detalhes sobre o incidente.
A rede WSOC-TV, de Charlotte, noticiou, citando a Agência Federal de Aviação, que o voo partiu de Cherry Point, na Carolina do Norte, que abriga uma base aérea dos Fuzileiros Navais.
O porta-voz do FBI Brett Carr disse ao jornal New York Times que a agência está enviando funcionários ao local da queda, mas que as autoridades não acreditam ter se tratado de algo intencional. “Estamos simplesmente tentando oferecer qualquer tipo de assistência”, disse Carr, porta-voz do escritório do FBI em Jackson, no Mississippi, ao jornal. “Pode ser qualquer coisa, de mão de obra a coleta de provas”.
O governador do Mississippi, Phil Bryant, disse em um comunicado publicado no Facebook que o incidente foi uma tragédia, mas não deu detalhes.
Imagens publicadas por veículos de comunicação na internet mostraram a fuselagem distorcida de um avião envolta em chamas, em um campo cercado por vegetação alta, e uma grande coluna de fumaça no céu.
Alan Hammons, funcionário do Aeroporto Greenwood, no Mississippi, disse à WNCN que o avião foi acompanhado pelos controladores de tráfego aéreo e sofreu uma “falha estrutural” a 20.000 pés.
Não há dúvidas que os C130 estão em sua maioria em fadiga estrutural, a exemplo de outros aeronaves que despencaram pelo mesmo motivo Ruptura Estrutural, a Embraer percebeu isso a tempos e já temos um sucessor que espero escreva uma longa História como o C130 que precisam aposentar
Alguém poderia me dizer o que seria considerado uma “falha estrutural” em um avião cargueiro?
Poxa, eles são feitos pra carregar toneladas e abrir a rampa de acesso em pleno ar sem perda de controle. CoOmo uma coisa dessa fio acontecer?
Respondendo a pergunta do amigo, sim, o avião certamente caiu de dorso, vide que a aeronave ainda mantes as asas e os profundores praticamente intactos, se tivesse rolado no chão, certamente as asas e o profundor estariam a anguns metros de distância da fuselagem. A queda no mínimo anormal, para os parâmetros de acidentes aéreos.
Deus possa confortar os familiares das vítimas!!
Agora, falha estrutural? Será fadiga em algum componente?
De dorso não pois senão os vidros da cabine estariam para baixo, mas a impressão que me deu foi que ele caiu na vertical ou quase, tem a clareira da queda e ao redor, verde ….
Trágico.
Impressão minha, ou ele caiu de dorso e à baixa velocidade?