MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Nota à Imprensa III
Brasília, em 27 de julho de 2016.
A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde ontem (26), permaneceram ao longo de toda a noite passada e prosseguem de forma contínua.
No momento, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que possui equipamentos adequados para a realização de buscas no fundo do mar, está se deslocando para a área do acidente.
Além de navios e aeronaves da MB, também estão sendo empregados meios do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros.
Senhores, bom dia! A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro é conhecida por suas correntes marítimas fortes. Dificilmente a aeronave e o piloto estarão no mesmo local do acidente. Sim, a MB sabe do fato e certamente está se empenhando em ampliar o raio de busca, para tanto, a FAB e o EB estão ajudando nas buscas. Uma busca no mar, não é tão simples como em terra. Vamos torcer para que o Capitão seja encontrado, se possível com vida ainda, e os destroços da A-4 possam ser encontrados.
Abraços.
Boa noite ! Segundo uma matéria em um blog publicado as 8:42 se tratar do CC Irgo que pilotava o AF-1B (skyhawk) , mas nada oficial pela MB se tratar de um piloto bastante experiente, espera pela confirmação.
O Eduardo Mateus se referiu é a EPIRB: um transmissor VHF ( acho) que o piloto leva no seu traje e é acionado pelo contato com a água. Ao ser acionado é detectado pelo Salvamar. O assento ejetar ele de algumas aeronaves tb tem ( não sei se foi o caso do AF1B). Se não houve está detecção é porque o piloto afundou com o caça.
1- tem transponder. Chamado IFF; 2- estavam voando em ala.
Eduardo Madeu, exatemente por serem aviões militares não tem transponder, imagina agora vc em um aviao militar indo atacar algum alvo com um transponder em seu avião, o inimigo não precisaria nem de radar pra localizar e interceptar seu avião, era só acompanhar pelo flightglobal.
Deixo aqui o meu agradecimento ao Guilherme Wiltgen e o DAN pelas informações abraço a todos.
Celso olá?
É JÁ se fez mais 24 hs as chances são mínimas mas se Deus quiser tudo poder acontece Celso manteremos a fé pois diversos fatores podem ter ocorrido só nós resta esperar.
cara que e mais estranho como dois caças batem, não tem transponder ? que é normalmente utilizado pelos voos comerciais, estamos vendo que está meio estranho esse acidente não sei mais tem mais coisas por vim.
Obrigado! Pelas informações Guilherme Wiltgen
acompanhando o desenrolar deste acontecimento. Sds!
Dentro da lei das probabilidades, apos estas 48 hs e c tantos meios envolvidos, parece-me q o piloto nao ejetou e caiu junto c a aeronave. Como eh de praxe (ou deveria ser), com o piloto e sobre o mar, o mesmo carrega junto ao seu traje de voo, alguns acessorios q tornam muito mais rapido sua localizacao em alto mar. Para isso ele devera estar consciente……….mas ao que esta parecendo, lamentavelmente isso nao ocorreu. As chances estao cada vez menores………..
A informação que temos é que fez um pouso em emergência, mas em em segurança, e foi transferido para Policlinica Naval de São Pedro da Aldeia e passa bem.
Com relação aos danos no N-1001, infelizmente ainda não posso informar.
Abs
O DAN têm informações sobre o segundo piloto
do A-4 skyhawk ? E do estado do caça?
É quanto mas tempo passa é preocupante, o mais estranho é que ñ ouve nem um sinal da aéreo nave, a MB ñ têm o local exato do incidente?
Normalmente os pilotos de caças têm rastreadores em seus trajes ?
Será? que ouve uma desintegração do caça?