Por Guilherme Wiltgen
O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) informou através da nota abaixo, que foram encontradas partes do estabilizador vertical da aeronave AF-1A N-1011, que caiu no mar no dia 26 de julho de 2016, após colidir em voo com outra aeronave AF-1B (N-1001), durante um treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal (F 43), a cerca de 100Km ao largo do litoral de Saquarema/RJ.
O Aviso de Apoio Costeiro Almirante Hess (U 30) se encontra na área prestando apoio, caso sejam encontradas novas partes da aeronave.
Conforme contato do Defesa Aérea & Naval (DAN) com o ComForAerNav, este confirmou que as partes encontradas pertencem ao A-4KU Skyhawk II matrícula N-1011.
Abaixo, segue a nota oficial enviada ao DAN:
MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Nota à Imprensa
Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 2017.
A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que na última quarta-feira (1/11) foi encontrada por um pescador, na praia de Ponta Negra, Saquarema – RJ, uma peça correspondente a uma parte do estabilizador vertical da aeronave AF-1B, desaparecida no mar desde o dia 26 de julho de 2016.
Nesta segunda-feira (6/11), um novo item do estabilizador vertical foi recolhido por outro pescador bem próximo da localização da peça anterior.
Mergulhadores e embarcação de apoio da MB foram acionados e realizaram buscas no local, porém nada mais foi encontrado.
Após análises técnicas, foi avaliado que as peças metálicas apresentam indícios de que teriam se desprendido da fuselagem do AF-1B, descartando a possibilidade das mesmas terem sido arrancadas da aeronave durante o recolhimento da rede do pescador.
Os meios da MB permanecem de prontidão para conduzirem as buscas, caso novas descobertas ocorram na área do acidente.
Chega a ser ridiculo , a Marinha do Brasil pode e deve ter aviões mais modernos , baseados em terra mesmo , F-16
Pra esquecer de vez estas lata velhas. Nem NAE possuímos mais. Uma das maiores burrices faremos. Poderíamos construir nosso P.A a partir da engenharia reversa neste NAE francês Demoraria, mas teríamos o nosso e geraria milhares de empregos, mas isto é coisa pra Chinês, nós temos de comprar de prateleira, compra de oportunidade e desgastado como sempre. Marinha de Prateleira estamos virando.
Como anda a modernização dos A-4?
Valeu Wiltgen ! Se você comprou então é porque vale a pena mesmo…o meu faz apenas uma semana que encontrei em
um “sebo” e fiquei meio na dúvida, mas, ao tirar da caixa e completar a montagem achei bem fiel !
.
abs
Alguém mais comprou o modelo que era vendido nas bancas ? Troquei um por livros usados …o ” N – 1012 ” que representa
um dos que foram selecionados para modernização… me pareceu uma boa aquisição.
Dalton,
Eu comprei o Falcão 12 e esse final de semana, ganhei de um amigo o kit montado e pintado do Falcão 22!
Abs
Que coisa, uma marinha de guerra não conseguir localizar uma aeronave sinistrada em espaço restrito e a 15 metros de profundidade… osso viu.
Mauro,
Seus dados de localização e profundidade não correspondem a realidade…
O navio operando a cerca de 100Km ao largo de Saquarema, onde a região pode chegar de 45 a 60m de profundidade. Com mar virado e frente entrando nos dias subsequentes…
Abs
Bom dia senhores ! Sobre a modernização dos caças, como ficarão ? Não era para ter recebido 2 ou 3 este ano ainda ? Abraços