Por Guilherme Wiltgen
O A400M pousou ontem no México pela primeira vez, para realizar uma série de voos para demonstração de sua performance.
Pilotado pelo piloto de teste experimental Ignacio “Nacho” Lombo, a aeronave pousou no Aeroporto Internacional da Cidade do México as 13:50hs (Hora local).
“Estou muito orgulhoso de ter trazido o A400M ao México e de poder mostrar como está se transformando em uma aeronave de transporte pesado no mundo. Terei a honra de demonstrar as suas capaciadades, que vão ao encontro dos desafios deste País”. declarou Nacho Lombo.
O A400M vai ficar no México até o dia 23 de Maio.
O compartimento de carga do KC-390 terá comprimento máximo: 18,54 m, altura máxima: 3,20 m, largura máxima: 3.35 m, portanto cabe mais que um “jeep”, a não ser que o “jeep” seja um Pantsir, aí tudo bem. Só vejo nele um problema, para decolar e aterrizar naquelas pistas de terra comuns nas regiões Amazõnicas com essas “duas” baita turbinas aí vai puxar pedrinha, galho de árvore, terra igual um sugador gigante; vai dar bastante manutenção nas palhetas, a não ser que a FAB pavimente todas as pistas de pouso onde se pretende operar com ele.
Com os C-105 e KC-390 … a FAB iria precisar de um ”algo a mais”’… isso se ela julgar necessário tb .. penso no C-17 ou mesmo o Antonov 124 .(4/6 unidades).. ai sim ….. agora q esse A-400M e bonito é …. bela aeronave
A FAB tem expectativa de operar futuramente, como cargueiro, o avião KC-390, este tem capacidade de carga de 23ton. Em breve, diz-se que serão 28 unidades do KC-390 para a FAB, então nem faz sentido aventar hipótese de aquisição do A400M.
A EMBRAER pretende tornar o KC-390 a aeronave de menor custo operacional em sua classe e com preço de compra extremamente competitivo.
O dimensionamento do KC-390 já atende os requisitos da FAB.
Os concorrentes do KC-390 são o Airbus A400M, o C-130J, o C-27J, o An-72/74 e as variantes modernizadas do C-130 Hercules.
Esqueci de dizer: E precisamos com máxima prioridade de Chinooks!!!!!!!! Claro que depois de compramos algumas dezenas de peças de 155mm para as nossas vetustas unidades artilharia.
Existe demanda para um cargueiro desse porte na FAB? Seria interessante e viável?
Com um país continental como o nosso, qual o melhor meio de levar tropas e material pesado de forma mais rápida senão o avião pesado????????????? Infelizmente aqui se tem a cultura de só usarmos estradas rodoviárias, por isso nossas FAs compram centenas de caminhões civis pintados de verde, que numa guerra são inúteis. Se não temos trens de carga, então o melhor meio de transporte – rápido- para uma intervenção urgente é o avião, sem sombra de dúvida. Para a imensidão do Brasil não seria nada demais adquirir alguns C-17 Globemaster III e A400M, não seria mesmo…
Para mim esse é o avião mais fantástico da atualidade, se eu tivesse que escolher, esse é o avião que eu gostaria de pilotar. Espero um dia poder vê-lo na FAB.
Concordo com vc Godoy, mas infelizmente vc nunca o verá na FAB, aqui não se compram aviões grandes de carga, veja o KC390 que só deve carregar um jeep, é muito pequeno dotado com 4 motores a jato, pra mim é praticamente inútil, mas fazem uma propaganda dele…
Quatro motores?