Por Guilherme Wiltgen
Em resposta ao estudo de arquitetura requisitado pela direction générale de l’armement (DGA), a Airbus Defense and Space apresentou o projeto A320MPA (Maritime Patrol Aircraft).
Entre a vasta gama de aeronaves da família Airbus, o A320neo foi escolhido como a solução mais capaz de responder aos requisitos de missões para um Avião de Patrulha Marítima para a Marinha Francesa e o mercado internacional.
O A320neo oferece agilidade e alta performance aliado a velocidade e longo alcance, além de menores custos operacionais e de ciclo de vida, qualidades necessárias para torná-lo uma plataforma ideal, possibilitando cumprir as missões atribuídas para esse tipo de aeronave.
O A320MPA vai receber uma suíte de aviônicos, sensores e armamentos para guerra antissubmarino e antinavio.
A Airbus vai aproveitar o design da plataforma A320MPA para que ela também possa executar missões de Intelligence, Surveillance, Reconnaissance (ISR).
Na Espanha que deu baixa nos Lockheed P-3 Orion, estava tendo uma movimentação pra avaliar a conversão do transporte Airbus A-400M Atlas para as tarefas de patrulha marítima, tendo em vista que foram adquiridas cerca de 29 aeronaves, com 14 em uso, e com baixa demanda. Assim o Atlas poderia receber equipamentos para cumprir também a missão…
A Espanha já comprou o C295 MPA, 4 unidades e o A400M da Espanha, têm baixa demanda????
Não é verdade, o que a França está a testar no A-400M é ser um lançador de drones kamikaze.
Há imagens na net.
Nunca entendi porque a Embraer e a FAB/MB não fazem o mesmo…
Fazer ela pode mas seria viável financeiramente? Pra vender pra quem? Meia dúzia pra FAB? Já tem o P-8 e agora vem este. Mercado pequeno já saturado, sem falar do uso de ARPS cada vez maior para esclarecimento. Adoraria ver um P-190 mas será que os acionistas gostariam? Alias, a FAB já está de olho no P-8, uma visão de médio prazo pois o P-3 não são eternos.
O EMB 190 poderia ser adaptado para substituir os P-3?
Eu acredito que sim hein, com certeza seria uma boa pedida 12 aviões Embraer 190 para substituírem o P-3 Orion.
Claro que poderia…