Por Thomas Newdick
O crescimento das frotas de treinamento da Red Air operadas por contratados não mostra sinais de diminuir, com a Air USA se tornando a mais recente empresa privada a adquirir uma frota de aviões de guerra de quarta geração em segunda mão. O governo australiano está vendendo até 46 ex-F/A-18A/B da Royal Australian Air Force (RAAF) para a empresa sediada em Illinois, que os usará para fornecer serviços de treinamento de adversários à USAF.
À medida que as forças aéreas em todo o mundo agilizam suas frotas e se deslocam cada vez mais para plataformas de quinta geração, jatos ‘Legacy’ ainda capazes estão se tornando disponíveis para empresas comerciais, algumas das quais estão construindo inventários que podem rivalizar com muitas das forças aéreas pelo mundo, numericamente ao menos.
A Air USA, que já opera uma frota de subsônicos L-39, L-59, BAe Hawk e Alpha Jet em nome de agências governamentais dos EUA, e que possui um par de MiG-29UB armazenados, se junta a um grupo crescente de empreiteiros norte-americanos que acumulam jatos de combate supersônicos para atender a um crescente requisito militar do Red Air dos EUA.
A Airborne Tactical Advantage Company (ATAC) e a Draken International compraram caças Mirage F1 de segunda mão, além de Chitas da África do Sul no caso, a Draken. Depois, há a TacAir, que adquiriu os F-5E da Royal Jordanian Air Force. Enquanto isso, a Top Aces está induzindo 29 F-16 que foram adquiridos de uma fonte não revelada. Significativamente, a Air USA foi um dos beneficiários do contrato de treinamento de prontidão para combate militar de US $ 6,4 bilhões (US $ 4,9 bilhões) do Comand Air Combat concedido em outubro passado, com os despojos da Red Air compartilhados pela ATAC, Blue Air Training, Coastal Defense, Draken, TacAir e Ases principais.
Há planos de transferir os F/A18A/B ex-RAAF para os EUA nos próximos três a quatro anos, mas não está claro exatamente quantos Hornets a Air USA receberá. Parece que a escolha do grupo já foi considerada, o Canadá selecionou 25 dos melhores F/A-18A/B australianos disponíveis como caças provisórios, para complementar seus atuais Hornets CF-188, e as entregas destes estão em andamento. E enquanto os F / A-18 Legacy australianos passaram por atualizações regulares de aviônicos, as melhorias estruturais foram mais limitadas e apenas dez foram submetidas a uma substituição da fuselagem central. Com isso em mente, a Air USA pode precisar investir pesadamente nos jatos para garantir que sejam capazes de enfrentar os rigores do combate aéreo simulado pelo resto de sua vida útil planejada.
FONTE: AirForces Monthly
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN