Até que ponto as instituições militares não foram afetadas e não estão em crise ?
Por Oliveiros S. Ferreira
O eleitor comum pouco atento ao noticiário dos jornais e da televisão terá grande dificuldade em situar-se e, mais ainda, em tentar acompanhar as diferentes explicações que são dadas à crise que se instalou no País. A crise, segundo Fernando Henrique Cardoso, é de legitimidade. Sua solução seria um grande acordo envolvendo a renúncia de Dilma Rousseff. Segundo o comandante do Exército, general Villas Bôas, é uma crise ética.
O comandante disse mais em entrevista publicada no Estado em 2/11: que, quando os problemas sociais se agravam, transformam-se em violência e passam a dizer respeito diretamente ao Exército, que, caso agisse, estaria no seu papel constitucional – a “manutenção da estabilidade para permitir que as instituições cumpram suas funções”. E que, se “as instituições cumprem seu papel” e se “os militares têm o direito de falar”, sobre questões institucionais apenas ele mesmo, o comandante do Exército, poderá manifestar-se.
Acrescentou – e a observação é importante – que o Exército se preocupa com qualquer coisa que eventualmente venha a quebrar a estabilidade. E referiu-se à situação encontrada na Maré e outros locais onde “havia o risco de uma crise social”, obrigando a que meses fossem dedicados a tentar contorná-lo.
Depreende-se do que é dito que a crise é maior e mais profunda – que a crise ética tem raízes sociais, tais como o desemprego e a falta de perspectiva do povo.
Mas é, no mínimo, curioso que as instituições estejam “sólidas e amadurecidas” e cumpram seu papel estando a corrupção “instalada no Brasil”. Como é complicado conceber uma instituição como se praticamente não fosse formada por indivíduos e, ainda assim, cumprisse a função de ordenar os grupos da sociedade.
Há outra observação bastante grave na entrevista do general Villas Bôas, muito embora ele pretenda aparentar tranquilidade na forma como diz da crise: a de que os cortes orçamentários produziram forte impacto no Exército, que tem problemas nas fronteiras e não tem munição. Pior: “a substituição dos 226 mil fuzis FAL, da década de 60, pode demorar 226 anos”, se não mais, “porque atualmente só há recursos para se comprar mil fuzis por ano”.
É, portanto, inquietante registrar essa tranquilidade com que o comandante do Exército possa pretender dizer da crise brasileira, sobretudo quando pensamos na situação das fronteiras e na do Exército, que deve guarnecê-las com equipamento escasso, defasado e sem munição.
O comandante reconhece que o forte impacto produzido pelos cortes orçamentários obriga os militares a falar: “militar tem de falar, pode falar” sobre problemas que estejam em sua esfera de atribuições. Ora, a falta de munição e os dois séculos necessários para que haja a substituição do armamento básico do Exército são problemas institucionais, e é apenas natural que um comandante de unidade, grande ou pequena, fale a respeito do assunto à sua tropa e procure explicar o porquê da situação, certo de que, se não o fizer, correrá o risco de começar a perder sua autoridade. Ao falar, seguramente será levado, tal como foi o comandante do Exército, a referir-se à corrupção. Deixando no ar suas causas…
Se persistir na posição de chamar única e exclusivamente a si o direito de falar sobre problemas institucionais, o general Villas Bôas poderá defrontar-se com uma difícil situação, que tentamos retratar acima – a de a tropa ver-se órfã de orientação e comando. Porque seus comandantes mais próximos não poderão expressar sua opinião sobre as causas da corrupção que se vê instalada, portanto, institucionalizada, e as causas dos problemas que ela provoca inclusive nas Forças Armadas.
Crise de legitimidade, tal como o ex-presidente a definiu, ou, agora, na palavra do comandante do Exército, crise ética, sobre a crise brasileira qualquer cidadão poderá eticamente se manifestar – inclusive qualquer militar, qualquer general, se disposto a correr o risco de perder seu comando ao dizer o óbvio a seus comandados, que seguramente já o
perceberam.
Fiquemos, por um instante, no problema dos fuzis FAL. O Exército, no tempo justo, reclamou de sua substituição por armamento menos obsoleto. A questão foi tratada como não prioritária pelos sucessivos ministros da Defesa, chegando-se a este atual resultado, patético, que deve levar os chefes do tráfico e os ministros da Defesa de países amigos a pensar que não será difícil ocupar parte do território brasileiro. Essa hipótese, a de ocupação de parte do território, só poderá parecer descabida aos que estudam as relações do Brasil com o resto do mundo sem atentar para
fato que está presente nas fronteiras e sempre foi considerado como um problema – dez outros Estados nacionais.
Tanto o narcotráfico quanto qualquer governo com pretensões expansionistas sabem que, em Miami, poderão armar os grupos que possam não concordar com a política externa e, sobretudo, com a política interna brasileira. A defasagem de equipamento do Exército, em paralelo às do da Marinha e da Aeronáutica, faz do Brasil apenas uma parte do coro que entoa hinos pacifistas que exaltam as virtudes daqueles que não sabem avaliar, porque não conseguem perceber, a extensão das ameaças reais que a política enseja.
Os que não querem admitir que a crise é do sistema político em que vivemos – e por sistema entenda-se o conjunto das instituições consagradas na Constituição e órgãos criados pela sociedade – recorrem a imagens que servem apenas para mascarar a sua gravidade. E ao observador da cena política ocorrerá considerar algumas hipóteses. Entre elas, a de que, sendo ética a crise, o que poderá estar perturbando a tranquilidade dos comandos é uma pergunta muito simples: até que ponto as instituições militares não foram afetadas e não estão, elas mesmas, em crise?
FONTE: Estado de São Paulo
O que eu acho é que a crise deve ser resolvida em 2018 e não antes…
O que eu acho é que a crise deve ser resolvida em 2018 e não antes…
A monarquia não seria a solução de todos os problemas do Brasil, mesmo assim e muito melhor que o regime republicano.
Quando eu comecei a me interessar sobre defesa Nelson Jobim era ministro da defesa, na minha opinião ele foi um bom ministro da defesa, Celso Amorim foi muito estático, Jaques Wagner também foi um bom ministro porque ele tem um tom agregador em sua politica em dez meses acertou a compra do TDC Sirioco. Não sou correlegionário do PT, mais pra ser Ministro da defesa tem que ter amor pelas forças armadas so assim vai intender que essas instituições são maior politica.
A monarquia não seria a solução de todos os problemas do Brasil, mesmo assim e muito melhor que o regime republicano.
Eu vi a entrevista. O que o General disse:
Neste ritimo levaremos anos para reformular a estrutura das FAs. Isto é uma verdade. Agora saibam vocês que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que os gastos com pessoal não ultrapassem 54% nos municípios para garantir investimentos. Porque nas FAs é diferente? Disseram tem que partir de fora, digo não é verdade não se pode esperar tudo do gestor mor. As FAs devem fazer urgentemente uma reengenharia e diminuir exponencialmente o quantitativo de seu pessoal. Li aqui mesmo no DAN que temos kais homens na Marinha que a Royal Navy, então algo está errado. Um governo não pode tudo, a sociedade pode mais e as FAs devem faze-lo.
Quando eu comecei a me interessar sobre defesa Nelson Jobim era ministro da defesa, na minha opinião ele foi um bom ministro da defesa, Celso Amorim foi muito estático, Jaques Wagner também foi um bom ministro porque ele tem um tom agregador em sua politica em dez meses acertou a compra do TDC Sirioco. Não sou correlegionário do PT, mais pra ser Ministro da defesa tem que ter amor pelas forças armadas so assim vai intender que essas instituições são maior politica.
Gostaria de lembrar que a compra do Bahia foi de oportunidade, assim como foram os “Patrulha Oceânica”. Podemos afirmar que foi um ótimo negócio mesmo. Mas o que o articulista quis dizer, ele mesmo acaba por não concluir. Ou porque eivado de terceiras intenções; ou porque mergulhado em análise superficial; ou mesmo porque nem está interessado na questão militar, na econômica e na estratégica. Simplesmente quer ( ou só pode, por restrições epistemológicas ) banalizar o assunto, inserindo tamanha complexidade no plano partidário.
Uma pena, perdeu uma grande oportunidade de trazer um problema à luz da análise geo-política e estratégica. Mas é assim mesmo, quem lê apenas um livro. Já dizia São Tomás: – “timeo hominem unus librem”
A crise está arruinando o Brasil …nesse ritmo vai levar décadas para recompor oq foi destruído!
Ninguém está aguentando mais esta quadrilha vermelha!
Concordo totalmente com as palavras do Gelceu Santos, e ainda vou além do que ele disse acima. Esses militares que cobram tanta eficiência e honestidade dos governantes poderiam eles mesmo começarem a dar o exemplo dentro da caserna. Ultimamente pipocaram diversas denúncias de casos de corrupção envolvendo oficiais do Exército como as licenças para blindagens automotivas e coletes balísticos foras das especificações, as propinas em troca de contratos no PAC Equipamentos, superfaturamento e dispensa de licitação em compras de materiais básicos, etc. Temos também centenas de Taifeiros como serviçais de luxo engajados em missões de copa e cozinha em residências de altos oficiais, adidos militares em muitos países onde nunca compraremos sequer um cadarço de coturno, contribuição irrisória de 1,5% a mais para custear a pensão vitalícia da filha “virgem” se a mesma permanecer casta e não contrair matrimônio, entre outras aberrações. As vezes tenho a impressão que temos um grande desequilíbrio na estrutura, parece que existe dois oficiais para cada soldado, mais cacique do que índio nessa tribo chamada FFAA. Não bastasse tudo isso existe também a desorganização e ineficiência administrativa além da total falta de competência em gestão e planejamento dos oficiais superiores, que baseados apenas em ego e vaidade tomam as mais arbitrárias decisões torrando dinheiro público de maneira ineficaz. As Forças Armadas precisam evoluir, se modernizar, se profissionalizar, valorizar o fator humano (principalmente dos praças, ao invés de valorizar os gen., brig., e alm. da reserva que saem mas voltam contratados para fazer muito pouco ou nada). A questão levantada a respeito da substituição dos fuzis FAL é apenas um reflexo do verdadeiro problema, que consiste na corrupção existente dentro da própria organização militar (temos um orçamento militar bilionário comparável com os valores de Índia, Alemanha, Coréia do Sul, mas com uma qualidade de Chile, Colômbia ou Peru). Concordo com o Gen. Villas Bôas quando ele diz que a crise é de natureza ética, mas essa mesma ética que ele prega deveria nortear o rumo e a administração das organizações militares brasileiras. Para finalizar, o único paragrafo da reportagem que concordo é o último, onde sugere que as instituições militares estão numa crise ética também.
Eu vi a entrevista. O que o General disse:
Neste ritimo levaremos anos para reformular a estrutura das FAs. Isto é uma verdade. Agora saibam vocês que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que os gastos com pessoal não ultrapassem 54% nos municípios para garantir investimentos. Porque nas FAs é diferente? Disseram tem que partir de fora, digo não é verdade não se pode esperar tudo do gestor mor. As FAs devem fazer urgentemente uma reengenharia e diminuir exponencialmente o quantitativo de seu pessoal. Li aqui mesmo no DAN que temos kais homens na Marinha que a Royal Navy, então algo está errado. Um governo não pode tudo, a sociedade pode mais e as FAs devem faze-lo.
Achei essa história dos fuzis forçado, primeiro, sabemos que não serão trocados todos os 226 mil fuzis, nenhum país troca todo seu armamento assim, em pouco tempo, mesmo porque sabemos que parte será reutilizado, e os mais novos serão utilizados durante muito tempo! Outra têm que achar um fim para os descartados (226 mil não é pouco), segundo, o preço unitário de cada fuzil vezes mil, dá um valor que deve ser menor que o preço de um guarani , se for muito 2, então qualquer 100 milhões vc compra 20 mil fuzis ou mais e troca 10% do total da dotação, lembrando que estamos comprando navio de 400 milhões de reais da França, helicopteros da helibras por mais de …. milhões a unidade, enfim falta prioridade nessa troca, outra vão ser trocados aos poucos , por que têm que esperar melhorias, outras versões etc…
Gostaria de lembrar que a compra do Bahia foi de oportunidade, assim como foram os “Patrulha Oceânica”. Podemos afirmar que foi um ótimo negócio mesmo. Mas o que o articulista quis dizer, ele mesmo acaba por não concluir. Ou porque eivado de terceiras intenções; ou porque mergulhado em análise superficial; ou mesmo porque nem está interessado na questão militar, na econômica e na estratégica. Simplesmente quer ( ou só pode, por restrições epistemológicas ) banalizar o assunto, inserindo tamanha complexidade no plano partidário.
Uma pena, perdeu uma grande oportunidade de trazer um problema à luz da análise geo-política e estratégica. Mas é assim mesmo, quem lê apenas um livro. Já dizia São Tomás: – “timeo hominem unus librem”
A crise está arruinando o Brasil …nesse ritmo vai levar décadas para recompor oq foi destruído!
Ninguém está aguentando mais esta quadrilha vermelha!
Oque acontece hoje é o mesmo que houve em 1964, os mesmos órgão de imprensa em coluio para que se faça o golpe, o Estado de São Paulo, a Globo,Diários Associados entre outros,tentam insistentemente forçar a situação a seu favor, e oque houve de bom no regime militar ?
O país viveu duas décadas e um pouco mais na ditadura, e continuamos o país dos analfabetos,dos desdentados, o povo vivia numa carestia tremenda, ninguém podia ter um telefone, um automóvel então, eram poucos que podiam ter, pobre fazer faculdade nem sonhando,ter um segundo grau era um luxo,ser datilógrafo era o sonho dos mais pobres, ! Tem muitos aqui que defendem a ditadura mas sequer viveram queles tempos, os que viveram e clamam sua volta esse sofrem de Síndrome de Estocolmo , não há outra explicação ?
Coloquem ai no Google ”Escândalos da ditadura militar ” e vejam vocês mesmos, se naquele tempo era melhor, constatem vocês mesmos !
Concordo totalmente com as palavras do Gelceu Santos, e ainda vou além do que ele disse acima. Esses militares que cobram tanta eficiência e honestidade dos governantes poderiam eles mesmo começarem a dar o exemplo dentro da caserna. Ultimamente pipocaram diversas denúncias de casos de corrupção envolvendo oficiais do Exército como as licenças para blindagens automotivas e coletes balísticos foras das especificações, as propinas em troca de contratos no PAC Equipamentos, superfaturamento e dispensa de licitação em compras de materiais básicos, etc. Temos também centenas de Taifeiros como serviçais de luxo engajados em missões de copa e cozinha em residências de altos oficiais, adidos militares em muitos países onde nunca compraremos sequer um cadarço de coturno, contribuição irrisória de 1,5% a mais para custear a pensão vitalícia da filha “virgem” se a mesma permanecer casta e não contrair matrimônio, entre outras aberrações. As vezes tenho a impressão que temos um grande desequilíbrio na estrutura, parece que existe dois oficiais para cada soldado, mais cacique do que índio nessa tribo chamada FFAA. Não bastasse tudo isso existe também a desorganização e ineficiência administrativa além da total falta de competência em gestão e planejamento dos oficiais superiores, que baseados apenas em ego e vaidade tomam as mais arbitrárias decisões torrando dinheiro público de maneira ineficaz. As Forças Armadas precisam evoluir, se modernizar, se profissionalizar, valorizar o fator humano (principalmente dos praças, ao invés de valorizar os gen., brig., e alm. da reserva que saem mas voltam contratados para fazer muito pouco ou nada). A questão levantada a respeito da substituição dos fuzis FAL é apenas um reflexo do verdadeiro problema, que consiste na corrupção existente dentro da própria organização militar (temos um orçamento militar bilionário comparável com os valores de Índia, Alemanha, Coréia do Sul, mas com uma qualidade de Chile, Colômbia ou Peru). Concordo com o Gen. Villas Bôas quando ele diz que a crise é de natureza ética, mas essa mesma ética que ele prega deveria nortear o rumo e a administração das organizações militares brasileiras. Para finalizar, o único paragrafo da reportagem que concordo é o último, onde sugere que as instituições militares estão numa crise ética também.
Li as três primeiras palavras e entendi todo o texto, sou cabeça feita e não “compro” opinião alheia. As coisas não estão boas, nunca estiveram e nenhum caminho trilhado pelo nosso pais anteriormente me é satisfatório, então pra mim a questão é qual o novo caminho a seguir?? Mas de toda a forma os cães ladram e a caravana continua a passar!!!
Ruim com o PT agora, era bem pior sem ele. Nāo sou Petista e nem desmemoriado.
Curiango, este eh seu ponto de vista…alias muito curto no tempo e espaco…muitas destas conquistas q ai estao foram comquistadas por outrens……..este amontoado denominado PT foi o unico partido em 1988 q nao aceitou e nao assinou a constituicao q ai esta caso sua memoria ou sua idade nao te lembre………sao estes mesmos outrora criticos q mais usufruem destas leis e souberam coloca-las em seu proveito via populismo, visto q a constituicao so tem direitos mas as obrigacoes sao uma piada de mau gosto….um lixo q ateh hoje rende emendas exdruxulas e dignas de raiva e nojo….adivinha quem as coloca sem q haja a discussao adequada ou consulta da sociedade…obvio, a lei e o seu peso eh para os inimigosn, mas para os apaniguados e outros os beneficios………nao ha excecao……nenhum politico oi partido eh digno deste pais ou de seus cidadaos…tenho fe q a historia os colocara no lugar devido a lata do lixo…Sds
Achei essa história dos fuzis forçado, primeiro, sabemos que não serão trocados todos os 226 mil fuzis, nenhum país troca todo seu armamento assim, em pouco tempo, mesmo porque sabemos que parte será reutilizado, e os mais novos serão utilizados durante muito tempo! Outra têm que achar um fim para os descartados (226 mil não é pouco), segundo, o preço unitário de cada fuzil vezes mil, dá um valor que deve ser menor que o preço de um guarani , se for muito 2, então qualquer 100 milhões vc compra 20 mil fuzis ou mais e troca 10% do total da dotação, lembrando que estamos comprando navio de 400 milhões de reais da França, helicopteros da helibras por mais de …. milhões a unidade, enfim falta prioridade nessa troca, outra vão ser trocados aos poucos , por que têm que esperar melhorias, outras versões etc…
Todos falam e reclamam da crise e com razão é muito ruim mesmo esta situação mas o que me incomoda e me deixa muito intrigado é que não vejo reportagens nem comentários das pessoas do meio militar em relação ao que os militares estão fazendo para resolver o problema de falta de dinheiro, só vejo comentários do tipo que nossas forças armadas investem mal mas o que seria investir mal, no meu ponto de vista não é investimentos mal feitos o problema e sim os gastos excessivos com pessoal, se tivéssemos uma lei de gasto com pessoal de no máximo de 50% não estaria faltando munição para o pessoal e poderia ainda se dar o luxo de fazer pequenos investimentos como a troca do fuzil ou mais armamentos quem sabe deixando para o governo somente os investimentos mais altos, acho que isso deveria ter uma matéria somente sobre este assunto e com possibilidades de sugestões além de ter um esclarecimento de pessoas do meio sobre o porque não pode ou não foi feito ainda uma lei limitando este gasto. Não adianta de conhecimento e visão de futuro sem ter coragem de mudar e batalhar por isso.
Gelceu Santos, você disse bem, a crise afeta a todos, e os militares estão reclamando que estão sem equipamentos e coisas e tal,mas também não querem cortar na carne, e as pensões especiais as regalias como ficam ? o cidadão comum também sofre com a crise e o aumento de impostos !
Você está certo, mas essa iniciativa de reforma da planilha de orçamento dentro das forças armadas tem que partir de fora… você acha que os “chefões” vão querer reduzir seus próprios poderes, passar a receber pela tabela do INSS, você acha que eles irão aceitar numa boa o fim das pensões vitalícias, a diminuição do número de cargos de alta patente… não vão.
O mesmo acontece se quiséssemos reduzir o número de deputados, senadores e políticos em geral, reduzir seus salários e seus benefícios… é simplesmente impossível porque a decisão tem que ser aprovada por eles
Topol, as vezes eu me surpreendo c seu comentario..rsrsrs brincadeira..eh exatamente disso q sempre comento aqui….o noh gordio so pode ser desatado por aqueles q criaram esta democria para seu proprio deleite, ou seja, esta CONSTITUICAO de 1988 e seus penduricalhos q esta crescendo a olhos vistos…..nem uma colcha de retalhos esta tao feia qto. Resumindo…a coisa toda ainda vai piorar e muito e fico chocado qdo leio e vejo tantos colocarem panos quentes como se nada estivesse tao ruim, estamos vivendo total desinteresse e manipulacao de toda especie…..ate Deus ja esta de mudanca,……..Sds
s duram séculos…….
………todas e quaisquer instituições podem modificar-se ao longo do tempo…essa história de que as instituições não mudam é conversa fiada …seu ritmo de mudança depende
dos movimento das instituições políticas , conjuntura econômica desenvolvimento tecnológico e muitos outros fatores..algumas duram poucos anos outra
As instituições mudam ao longo do tempo ,como você disse ,Dilson Queiroz até nós mudados, oque não pode ocorrer é a desvirtuação dessas instituições, a perda de suas características do sentido que elas foram criadas !
Mais uma Cesar, o q esta podre nao tem conserto…este modelo vigente no Brasil ja nasceu condenado e nao sou eu q criei esta verdade…isso ja estava dito e escrito em 1986 qdo criaram a constituinte…deu no que deu……..um amontoado de direitos absurdos e nenhuma obrigacao……deixaram a merla entrar pela porta da fente e agora querem reverter…..mas ja esta tarde…as FAs estao divididas e nao vai ser facil contar c eles……….solucao tem, mas sera q esta dita classe de politicos do pior naipe c suas castas e apoiados por votos de cabresto e urnas manipuladas vai permitir…parece que nao. Enterraram a democracia e nao vai ser facil achar novamente este caminho…caminhamos celeremente para um desmonte total destas instituicoes q ja nao funcionam….a bagunca eh generalizada, nao tem comando ou liderancas criveis, so apaniguados e oportunistas de toda a especie q mal sabem ler e escrever.
Bem meu caro Celso,diante desse quadro que você descreveu, eu acredito que somente você pode mudar essa situação, só você esta certo ! Candidate-se e ponha suas idéias em prática, até eu votarei em você,não perca tempo nessa sua torre de marfim, você com sua onisciência tudo pode !
Traga luz a esses silvícolas bugres que somos, pois é assim que você vê !
É Verdade Cezar a Caserna não é e nunca foi a casa da mãe Joana ,,,,a casa da MÃE JOANA FICA NO PLANALTO CENTRAL,,,,e,, hierarquia ? ?, nunca foi preciso falar de hierarquia para esses Brasileiros das nossas forças,..,são Bravos e Honrados,,,..Inverto a pergunta ,,QUEM quebrou hierarquia e rompeu com as leis ? ? QUEM METEU AS MÃOS NO DINHEIRO ,dos correios , Mensalão , BNDS ,Petrobras ,Eletro nuclear. ETC ETC ?? QUANDO CHEGAR A E SE CHEGAR A HORA ,,,,, TUDO E TODOS SERÃO COLOCADOS NO SEU ** DEVIDO LUGAR**
Sim meu caro Spectre que se puna quem roubou os correios,mensalão,BNDES,Eletro Nuclear,que se puna sim,mas através das instituições democráticas que existem para isso, preservando o estado de direito e a Democracia ,e não com linchamentos e golpes !
Desenhe para que os tolos entendam. Mentiras brandas ( carinhosas, doces ), são mais aceitas que verdades austeras, mentiras brandas não mudam, verdades austeras tão pouco.
Oque acontece hoje é o mesmo que houve em 1964, os mesmos órgão de imprensa em coluio para que se faça o golpe, o Estado de São Paulo, a Globo,Diários Associados entre outros,tentam insistentemente forçar a situação a seu favor, e oque houve de bom no regime militar ?
O país viveu duas décadas e um pouco mais na ditadura, e continuamos o país dos analfabetos,dos desdentados, o povo vivia numa carestia tremenda, ninguém podia ter um telefone, um automóvel então, eram poucos que podiam ter, pobre fazer faculdade nem sonhando,ter um segundo grau era um luxo,ser datilógrafo era o sonho dos mais pobres, ! Tem muitos aqui que defendem a ditadura mas sequer viveram queles tempos, os que viveram e clamam sua volta esse sofrem de Síndrome de Estocolmo , não há outra explicação ?
Coloquem ai no Google ”Escândalos da ditadura militar ” e vejam vocês mesmos, se naquele tempo era melhor, constatem vocês mesmos !
O autor do texto esta procurando chifre em cabeça de cavalo, as instituições estão funcionando sim,como disse o General Villas Boas, ou os Fórums, a policia militar, os correios e demais instituições deixaram de funcionar ? Verdade seja dita antes do PT nossas Forças Armadas estavam piores, não venham me chamar de petista, estou dizendo a verdade, o Prosub, o IA-12,O Guarani, o FX-2 , podem esta sofrendo cortes, no entanto existem por iniciativas desse governo, ao contrário de quando FHC,dirigiu esse país !
Oque o Sr. Oliveiros S. Ferreira esta querendo? uma insubordinação nas Forças Armadas ? quem conhece as Forças Armadas sabe que o respeito a hierarquia vem em primeiro lugar, a caserna não é uma casa de mãe Joana,que coisa vergonhosa,falar de um possível motim,pondo em xeque o comando do General Villas Boas !
Concordo!
Eu discordo em partes do que foi escrito acima. Estes ‘projetos’ nao foram nem todos concluidos, e estao contando com eles para o que exatamente? Trocar de fuzil daqui 226 anos, quase desenvolver submarinos, comprar os caças sem ter como pagar eh um bom sinal? Ha quanto tempo o PT esta no poder mesmo? E de concreto, o que foi feito para as forças armadas? Cade o nosso porta avioes? Por que estamos caindo nos rankings de forças armadas (se nao me engano 4 posicoes)? A verdade eh que ninguem mais se importa, nem FHC, nem Lula, nem Dilma. Da uma olhada em quem eh o ministro de defesa agora! Isto eh ridiculo. Agora quanto a fibra moral de nosso exercito, desta nao tenho duvida. Eh o que tem mantido nosso exercito uniforme e forte. Vamos ver agora o que sera do nosso futuro.
Antes estava pior, mas hoje ainda não esta no ideal.
Legal, o PT fez alguma coisa perante a defesa com o dinheiro das commodities vendidas a China aproveitando o poder de compra do real que estava estabilizado, mas e agora que o dinheiro “esta curto” e foi mal gerido? Vão cozinhar tudo em banho maria, só para dizer que estamos envolvidos em alguma meia dúzia de projetos estratégicos que demoram décadas para se concluírem, ou vão terminar alguma coisa? Por que isso que é bom até agora… da de contar nos dedos o que foi realmente finalizado nessa mais de uma década de monopólio petista do planalto.
Concordo II
Cesar Pereira, a qual pais vc se refere…… ditas instituicoes estao funcionando…aonde isso……….vc nao se deu conta do esforco q eh feito diariamente c propagandas e mentiras no intuito de cegar a opiniao publica……estas instituicoes em q vc aparentemnte acredita, nao sao capazes de atender aos minimos anseios dos brasileiros, custam absurdamente caras e nao funcionam . Nem ouse discordar, vc nao tem elementos para isso, eu ainda vivo aqui no Brasil, mas vc parece qa esta na banania, terra prometida aos incautos e adoradores do populismo q arrasa paises e elimina a liberdade.
Não venha querer reverter as coisas meu caro Celso,com essa falta de educação e essa empáfia que lhe é peculiar, quem você pensa que é? Se enxergue,fica xingando todo mundo como se fosse dono da verdade,usando é abusando de sofismas para parecer ilibado ! Discordo sim de você,as instituições podem ser onerosa e não são ideais, mas não estão inoperantes estão funcionando ainda !
Eu sei muito bem onde estou,mas você vive em Neverland , uma terra idealizada por vocês que vivem sonhando em dar um golpe, porque não suportam a democracia, não sabem perder,não sabem esperar as eleições querem resolver tudo na força bruta,passando por cima das instituições !
Grande Abraço !
Falou Bem Cesar, venho acompanhando o site e mais ainda os comentários, vejo que tudo é Culpa do PT, na era FHC se ele pudesse iria terceirizar as Forças armadas todas ….
Tb não sou petista mais vejo bem as diferenças no âmbito Militar
Antes de criticar as poucas coisas boas que o FHC fez pense que se ele nao tivesse privatizado a Vale entre outras, certamente achariam muitasoutras sujeiras. Nao eh perfeito, mas eh o que temos de melhor atualmente. Se a Petrobras tivesse sido privatizada ou o monopolio dissolvido (o que voce preferir), garanto que a gasolina estaria abaixo dos 4 reais. Nao estariamos pagando aquele baita arrombo nas contas da estatal e nem cidades que estao apoiadas na construcao naval estariam com um pe na cova.
Concordo plenamente!
Logo veremos é a restituição da Monarquia parlamentar pelos próprios militares no final do mandato da Dilma.
Pelo obvio meu caro Adriano RCC, trocar o certo pelo duvidoso não é coerente, pessoas eleitas por processos ineficientes, critérios parcos e propagandistas dão nisso.
A Monarquia seria salvação dos valores do Brasil
Para quém não sabe, o Brasil já passou por quase todos os regimes políticos já inventado pela civilição humana: Monarquias absolutistas e parlamentar (Período Colonial, Primeiro e Segundo Império), República Presidencialista, Parlamentar (antes do golpe de 64, Trancredo Neves avó do Aécio foi o primeiro ministro num acordo com a UDN para que o João Goulart podesse assumir a presidência depois do renúncia do Jânio), Governos democráticos, ditátoriais, populistas, neoliberais (FHC) e socialistas (Lula e Dilma), nenhum deles deu jeito no Brasil. O nosso maior problema e de cunho civilizatório, ou melhor nosso modelo de civilização, em que uma pequena parcela detém todos os privilégios, benéficios e usufruto da riqueza oriunda do trabalho da grande maioria da população. Só uma solução para nossa encruzilhada civilizatória, Uma Revolução, não uma revolução comunista, socialista, bolivariana, nem neoliberal. Mais uma Revolução Cultural, é simples assim, e funciona, em todo lugar do mundo onde foi aplicada. A boa educação pública patrocinada pelo Estado é que garante a liberdade, a democracia, o trabalho produtivo e a prosperidade econômia e social. Militar nenhum nem imperador ou rei, vai dar geito no Brasil, pois já tivemos reis imperadores e marechais, generais e até um “operário” nos governando e nunca fizeram nada pelo Brasil, só a educação e o trabalho vai conseguir consertar a nossa pátria!!! Há, avisem aos nossos políticos de plantão no poder, que essa solução demora um pouquinho para dar os seus resultados, uns 25 anos no mínimo (espaço de uma geração humana) é bom eles se apressarem, ou não estão com pressa?!!!
Li as três primeiras palavras e entendi todo o texto, sou cabeça feita e não “compro” opinião alheia. As coisas não estão boas, nunca estiveram e nenhum caminho trilhado pelo nosso pais anteriormente me é satisfatório, então pra mim a questão é qual o novo caminho a seguir?? Mas de toda a forma os cães ladram e a caravana continua a passar!!!
Ruim com o PT agora, era bem pior sem ele. Nāo sou Petista e nem desmemoriado.
Curiango, este eh seu ponto de vista…alias muito curto no tempo e espaco…muitas destas conquistas q ai estao foram comquistadas por outrens……..este amontoado denominado PT foi o unico partido em 1988 q nao aceitou e nao assinou a constituicao q ai esta caso sua memoria ou sua idade nao te lembre………sao estes mesmos outrora criticos q mais usufruem destas leis e souberam coloca-las em seu proveito via populismo, visto q a constituicao so tem direitos mas as obrigacoes sao uma piada de mau gosto….um lixo q ateh hoje rende emendas exdruxulas e dignas de raiva e nojo….adivinha quem as coloca sem q haja a discussao adequada ou consulta da sociedade…obvio, a lei e o seu peso eh para os inimigosn, mas para os apaniguados e outros os beneficios………nao ha excecao……nenhum politico oi partido eh digno deste pais ou de seus cidadaos…tenho fe q a historia os colocara no lugar devido a lata do lixo…Sds
Todos falam e reclamam da crise e com razão é muito ruim mesmo esta situação mas o que me incomoda e me deixa muito intrigado é que não vejo reportagens nem comentários das pessoas do meio militar em relação ao que os militares estão fazendo para resolver o problema de falta de dinheiro, só vejo comentários do tipo que nossas forças armadas investem mal mas o que seria investir mal, no meu ponto de vista não é investimentos mal feitos o problema e sim os gastos excessivos com pessoal, se tivéssemos uma lei de gasto com pessoal de no máximo de 50% não estaria faltando munição para o pessoal e poderia ainda se dar o luxo de fazer pequenos investimentos como a troca do fuzil ou mais armamentos quem sabe deixando para o governo somente os investimentos mais altos, acho que isso deveria ter uma matéria somente sobre este assunto e com possibilidades de sugestões além de ter um esclarecimento de pessoas do meio sobre o porque não pode ou não foi feito ainda uma lei limitando este gasto. Não adianta de conhecimento e visão de futuro sem ter coragem de mudar e batalhar por isso.
Gelceu Santos, você disse bem, a crise afeta a todos, e os militares estão reclamando que estão sem equipamentos e coisas e tal,mas também não querem cortar na carne, e as pensões especiais as regalias como ficam ? o cidadão comum também sofre com a crise e o aumento de impostos !
Você está certo, mas essa iniciativa de reforma da planilha de orçamento dentro das forças armadas tem que partir de fora… você acha que os “chefões” vão querer reduzir seus próprios poderes, passar a receber pela tabela do INSS, você acha que eles irão aceitar numa boa o fim das pensões vitalícias, a diminuição do número de cargos de alta patente… não vão.
O mesmo acontece se quiséssemos reduzir o número de deputados, senadores e políticos em geral, reduzir seus salários e seus benefícios… é simplesmente impossível porque a decisão tem que ser aprovada por eles
Topol, as vezes eu me surpreendo c seu comentario..rsrsrs brincadeira..eh exatamente disso q sempre comento aqui….o noh gordio so pode ser desatado por aqueles q criaram esta democria para seu proprio deleite, ou seja, esta CONSTITUICAO de 1988 e seus penduricalhos q esta crescendo a olhos vistos…..nem uma colcha de retalhos esta tao feia qto. Resumindo…a coisa toda ainda vai piorar e muito e fico chocado qdo leio e vejo tantos colocarem panos quentes como se nada estivesse tao ruim, estamos vivendo total desinteresse e manipulacao de toda especie…..ate Deus ja esta de mudanca,……..Sds
s duram séculos…….
………todas e quaisquer instituições podem modificar-se ao longo do tempo…essa história de que as instituições não mudam é conversa fiada …seu ritmo de mudança depende
dos movimento das instituições políticas , conjuntura econômica desenvolvimento tecnológico e muitos outros fatores..algumas duram poucos anos outra
As instituições mudam ao longo do tempo ,como você disse ,Dilson Queiroz até nós mudados, oque não pode ocorrer é a desvirtuação dessas instituições, a perda de suas características do sentido que elas foram criadas !
Mais uma Cesar, o q esta podre nao tem conserto…este modelo vigente no Brasil ja nasceu condenado e nao sou eu q criei esta verdade…isso ja estava dito e escrito em 1986 qdo criaram a constituinte…deu no que deu……..um amontoado de direitos absurdos e nenhuma obrigacao……deixaram a merla entrar pela porta da fente e agora querem reverter…..mas ja esta tarde…as FAs estao divididas e nao vai ser facil contar c eles……….solucao tem, mas sera q esta dita classe de politicos do pior naipe c suas castas e apoiados por votos de cabresto e urnas manipuladas vai permitir…parece que nao. Enterraram a democracia e nao vai ser facil achar novamente este caminho…caminhamos celeremente para um desmonte total destas instituicoes q ja nao funcionam….a bagunca eh generalizada, nao tem comando ou liderancas criveis, so apaniguados e oportunistas de toda a especie q mal sabem ler e escrever.
Bem meu caro Celso,diante desse quadro que você descreveu, eu acredito que somente você pode mudar essa situação, só você esta certo ! Candidate-se e ponha suas idéias em prática, até eu votarei em você,não perca tempo nessa sua torre de marfim, você com sua onisciência tudo pode !
Traga luz a esses silvícolas bugres que somos, pois é assim que você vê !
É Verdade Cezar a Caserna não é e nunca foi a casa da mãe Joana ,,,,a casa da MÃE JOANA FICA NO PLANALTO CENTRAL,,,,e,, hierarquia ? ?, nunca foi preciso falar de hierarquia para esses Brasileiros das nossas forças,..,são Bravos e Honrados,,,..Inverto a pergunta ,,QUEM quebrou hierarquia e rompeu com as leis ? ? QUEM METEU AS MÃOS NO DINHEIRO ,dos correios , Mensalão , BNDS ,Petrobras ,Eletro nuclear. ETC ETC ?? QUANDO CHEGAR A E SE CHEGAR A HORA ,,,,, TUDO E TODOS SERÃO COLOCADOS NO SEU ** DEVIDO LUGAR**
Sim meu caro Spectre que se puna quem roubou os correios,mensalão,BNDES,Eletro Nuclear,que se puna sim,mas através das instituições democráticas que existem para isso, preservando o estado de direito e a Democracia ,e não com linchamentos e golpes !
Desenhe para que os tolos entendam. Mentiras brandas ( carinhosas, doces ), são mais aceitas que verdades austeras, mentiras brandas não mudam, verdades austeras tão pouco.
O autor do texto esta procurando chifre em cabeça de cavalo, as instituições estão funcionando sim,como disse o General Villas Boas, ou os Fórums, a policia militar, os correios e demais instituições deixaram de funcionar ? Verdade seja dita antes do PT nossas Forças Armadas estavam piores, não venham me chamar de petista, estou dizendo a verdade, o Prosub, o IA-12,O Guarani, o FX-2 , podem esta sofrendo cortes, no entanto existem por iniciativas desse governo, ao contrário de quando FHC,dirigiu esse país !
Oque o Sr. Oliveiros S. Ferreira esta querendo? uma insubordinação nas Forças Armadas ? quem conhece as Forças Armadas sabe que o respeito a hierarquia vem em primeiro lugar, a caserna não é uma casa de mãe Joana,que coisa vergonhosa,falar de um possível motim,pondo em xeque o comando do General Villas Boas !
Concordo!
Eu discordo em partes do que foi escrito acima. Estes ‘projetos’ nao foram nem todos concluidos, e estao contando com eles para o que exatamente? Trocar de fuzil daqui 226 anos, quase desenvolver submarinos, comprar os caças sem ter como pagar eh um bom sinal? Ha quanto tempo o PT esta no poder mesmo? E de concreto, o que foi feito para as forças armadas? Cade o nosso porta avioes? Por que estamos caindo nos rankings de forças armadas (se nao me engano 4 posicoes)? A verdade eh que ninguem mais se importa, nem FHC, nem Lula, nem Dilma. Da uma olhada em quem eh o ministro de defesa agora! Isto eh ridiculo. Agora quanto a fibra moral de nosso exercito, desta nao tenho duvida. Eh o que tem mantido nosso exercito uniforme e forte. Vamos ver agora o que sera do nosso futuro.
Antes estava pior, mas hoje ainda não esta no ideal.
Legal, o PT fez alguma coisa perante a defesa com o dinheiro das commodities vendidas a China aproveitando o poder de compra do real que estava estabilizado, mas e agora que o dinheiro “esta curto” e foi mal gerido? Vão cozinhar tudo em banho maria, só para dizer que estamos envolvidos em alguma meia dúzia de projetos estratégicos que demoram décadas para se concluírem, ou vão terminar alguma coisa? Por que isso que é bom até agora… da de contar nos dedos o que foi realmente finalizado nessa mais de uma década de monopólio petista do planalto.
Concordo II
Cesar Pereira, a qual pais vc se refere…… ditas instituicoes estao funcionando…aonde isso……….vc nao se deu conta do esforco q eh feito diariamente c propagandas e mentiras no intuito de cegar a opiniao publica……estas instituicoes em q vc aparentemnte acredita, nao sao capazes de atender aos minimos anseios dos brasileiros, custam absurdamente caras e nao funcionam . Nem ouse discordar, vc nao tem elementos para isso, eu ainda vivo aqui no Brasil, mas vc parece qa esta na banania, terra prometida aos incautos e adoradores do populismo q arrasa paises e elimina a liberdade.
Não venha querer reverter as coisas meu caro Celso,com essa falta de educação e essa empáfia que lhe é peculiar, quem você pensa que é? Se enxergue,fica xingando todo mundo como se fosse dono da verdade,usando é abusando de sofismas para parecer ilibado ! Discordo sim de você,as instituições podem ser onerosa e não são ideais, mas não estão inoperantes estão funcionando ainda !
Eu sei muito bem onde estou,mas você vive em Neverland , uma terra idealizada por vocês que vivem sonhando em dar um golpe, porque não suportam a democracia, não sabem perder,não sabem esperar as eleições querem resolver tudo na força bruta,passando por cima das instituições !
Grande Abraço !
Falou Bem Cesar, venho acompanhando o site e mais ainda os comentários, vejo que tudo é Culpa do PT, na era FHC se ele pudesse iria terceirizar as Forças armadas todas ….
Tb não sou petista mais vejo bem as diferenças no âmbito Militar
Antes de criticar as poucas coisas boas que o FHC fez pense que se ele nao tivesse privatizado a Vale entre outras, certamente achariam muitasoutras sujeiras. Nao eh perfeito, mas eh o que temos de melhor atualmente. Se a Petrobras tivesse sido privatizada ou o monopolio dissolvido (o que voce preferir), garanto que a gasolina estaria abaixo dos 4 reais. Nao estariamos pagando aquele baita arrombo nas contas da estatal e nem cidades que estao apoiadas na construcao naval estariam com um pe na cova.
Concordo plenamente!
Logo veremos é a restituição da Monarquia parlamentar pelos próprios militares no final do mandato da Dilma.
Pelo obvio meu caro Adriano RCC, trocar o certo pelo duvidoso não é coerente, pessoas eleitas por processos ineficientes, critérios parcos e propagandistas dão nisso.
A Monarquia seria salvação dos valores do Brasil
Para quém não sabe, o Brasil já passou por quase todos os regimes políticos já inventado pela civilição humana: Monarquias absolutistas e parlamentar (Período Colonial, Primeiro e Segundo Império), República Presidencialista, Parlamentar (antes do golpe de 64, Trancredo Neves avó do Aécio foi o primeiro ministro num acordo com a UDN para que o João Goulart podesse assumir a presidência depois do renúncia do Jânio), Governos democráticos, ditátoriais, populistas, neoliberais (FHC) e socialistas (Lula e Dilma), nenhum deles deu jeito no Brasil. O nosso maior problema e de cunho civilizatório, ou melhor nosso modelo de civilização, em que uma pequena parcela detém todos os privilégios, benéficios e usufruto da riqueza oriunda do trabalho da grande maioria da população. Só uma solução para nossa encruzilhada civilizatória, Uma Revolução, não uma revolução comunista, socialista, bolivariana, nem neoliberal. Mais uma Revolução Cultural, é simples assim, e funciona, em todo lugar do mundo onde foi aplicada. A boa educação pública patrocinada pelo Estado é que garante a liberdade, a democracia, o trabalho produtivo e a prosperidade econômia e social. Militar nenhum nem imperador ou rei, vai dar geito no Brasil, pois já tivemos reis imperadores e marechais, generais e até um “operário” nos governando e nunca fizeram nada pelo Brasil, só a educação e o trabalho vai conseguir consertar a nossa pátria!!! Há, avisem aos nossos políticos de plantão no poder, que essa solução demora um pouquinho para dar os seus resultados, uns 25 anos no mínimo (espaço de uma geração humana) é bom eles se apressarem, ou não estão com pressa?!!!