Avião de combate fabricado no Brasil acumula mais de 58 mil horas de voo
Nessa terça-feira (07/10), a Força Aérea Brasileira celebra 10 anos da chegada do primeiro A-29 Super Tucano para uma unidade aérea. Foi o Esquadrão Joker (2º/5º GAV), da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, responsável pela formação dos novos pilotos de caça da FAB.
Ao longo de uma década, 99 unidades foram recebidas pela FAB e só a frota do Esquadrão Joker já acumula mais de 58 mil horas de voo.
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FONTE: FAB
Posso até está equivocado, mas acredito que mudanças bastante significativas no design e no conceito operacional do Super Tucano deverão ocorrer e esse impulso será dado tão logo os USA passem a empregá-lo e avaliá-lo oficialmente no teatro de operações do Afeganistão e adjacências. Até lá, vamos aguardar.
São 96 em operação. Confirma?
Quando vi esse projeto nos anos 90 achei que estavam ficando loucos eu simplesmente não aceitava aquela Hélice na frente! Ainda bem que li muito a respeito da cartilha de operação do A-10X Tanques e Sistemas de defesa AA sobre lagartas, simplesmente é impossível fazer esse trabalho com um Fast Jet! Por que não ter uma cartilha da operação do ST como tinha a do A-10? Inclusive mostrando como é difícil um caça a 550 Knots engajar a curta distância um Turbo Prop a 250Kts. Veja no conflito das Malvinas onde Harriers com modernos Sidewinders L tinham dificuldade em abater Pucarás e Turbo Mentors, Em vários engajamentos somente um Pucará foi abatido, mesmo assim com três passes de canhão e o piloto sobreviveu. Os Pucarás em 5 minutos estavam em cima das tropas Inglesas e por isso consumiram muito a atenção dos ingleses nas Caps e dos bombardeios a seus rudimentares campos de pouso, enquanto isso Skyhawks e Mirages argentinos furavam o bloqueio e cobravam o preço em Navios afundados ou danificados. Hoje o ST esta vigilante na fronteira Oeste, falta uma versão para nossa fronteira Azul, a Amazônia azul! Sim uma versão capaz de engajar Navios com Pod Radar e previsão para Mísseis Ar-Mar Tipo Maverick ou Pinguin. Isso é multiplicação de força, que também no dia a dia, junto com nosso navios patrulha, pode impedir a exploração ilegal de nossas águas.
Parabéns a Embraer e a FAB.
Os concorrentes estão surgindo e nisso me pergunto se já não está na hora de dar uma modificada e aperfeiçoada no A 29?
Não tem dúvidas que sim. Se o A – 29 , quiser se manter à frente de seus concorrentes, terá que passar por novas melhorias e aperfeiçoamentos . A aviônica , está em constante evolução.