No dia 13 de maio, foi realizada a evacuação aeromédica de um tripulante do navio pesqueiro “Dom Manuel XII”, que se encontrava a 36 milhas náuticas (67 km) de Rio Grande (RS) e com um tripulante, de 23 anos, que apresentava uma fratura exposta na perna direita.
Por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Sul (SALVAMAR SUL), um helicóptero UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), foi acionado e resgatou o tripulante, por volta das 18hs.
O enfermo foi transportado até o heliponto do HU-5, na Ilha do Terrapleno, de onde foi conduzido por lancha para o cais do Serviço de Sinalização Náutica, sendo transferido para o hospital.
Evacuação em navio pesqueiro sem adestramento da tripulação é muito mais complicado. Acredito que foi necessário alguém do helicóptero descer de rapel e preparar a “carga” no convés para depois o piloto descer o cabo do guincho e içar os dois, visto que navios pesqueiros não tem heliponto. Será esse o procedimento?
Esse tipo de ação deveria ter mais destaque na mídia, para a população entender a gama de atividades envolvidas nas forças armadas. O merecido respeito e respaldo daqueles que passam pelo(s) governo(s). Parabéns a todos que participam.