Por Guilherme Wiltgen
Em 28 de dezembro de 1977, ocorreu o primeiro reabastecimento em voo (HIFR – Helicopter In-Flight Refueling) realizado por uma aeronave da Marinha do Brasil.
A faina foi realizada pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) com a recém chegada Fragata Defensora (F 41), a cerca de 150 milhas ao largo do Cabo de São Tomé – RJ.
A aeronave utilizada foi o SH-3D Sea King N-3011 (Guerreiro 11), pilotada pelo então Comte. Mario Linhares de Sá Barreto (2P), então Comandante do HS-1, tendo como 1P o Comandante Adílson Vieira de Sá, ex-Comandante do HS-1.
Essa foi a 1ª faina de reabastecimento de helicóptero em voo realizado por uma Marinha do Atlântico Sul, durou cinco minutos, e foram transferidos 1.200 litros de combustível do navio para a aeronave.
Deste dia histórico para nossa Marinha, e de pioneirismo para a Aviação Naval brasileira, ficaram os ensinamentos para os Aviadores Navais de hoje, que executam este tipo de faina regularmente com os navios da Esquadra brasileira, contribuindo para a segurança de voo, possibilitando aos nossos helicópteros reabastecerem em navios que não podem pousar e assim, permanecem “on station” por mais tempo.
NOTA do EDITOR: A foto reproduzida nesta matéria é da publicação Nomar, da Marinha do Brasil, pertencente ao acervo pessoal deste editor.
40 Anos, e o mesmo convés…
Como o tempo voa, diria a Defensora!
Pelo menos tava bem na foto…
Essa ai merece um descanso
Pelo contrário…a ‘Defensora” passou os últimos 7 anos em manutenção, portanto sendo “poupada”, das agruras do oceano …
devendo retornar em 2018 para pelo menos outros 12 anos de serviço.
.
Incorporada em 1977, completou 33 anos em 2010 quando iniciou-se à manutenção que por conta de restrições orçamentárias
levou tanto tempo…então, serão pelo menos 7 anos a mais de uso, além do máximo previsto…pouco mais de 40 anos…então
deverá continuar em serviço até no mínimo 2030.
Faina porreta essa… pena que só fiz uma como Oficial de Quarto…