No dia 21 de fevereiro o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) iniciou a Operação Rotores do Oeste com um Apronto Operacional no pátio do 3º BAvEx, em Campo Grande-MS. Esta atividade teve como finalidade verificar a preparação da tropa no que tange material individual e coletivo. No dia 22 de fevereiro, ocorreu o deslocamento dos comboios terrestre e aéreo da Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque para a cidade de Ponta Porã-MS.
A Operação Rotores do Oeste tem a finalidade de adestrar as tripulações nas manobras de Pilotagem tática e de Emprego Geral, Operações com Óculos de Visão Noturna (OVN), realizar o adestramento aeromóvel da Força de Superfície do 11ºRCMec e itensificar a presença do Comando Militar do Oeste na região fronteiriça.
Além do deslocamento dos helicópteros HA-1 Fennec, foi realizado, através de comboio terrestre, o transporte dos militares responsáveis pela preparação logística da manobra, tais como de rancho, saúde, manutenção e abastecimento. Após a chegada à base de operações, a Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA) realizou o reconhecimento pormenorizado das áreas onde ocorrerão os voos de adestramento enquanto a Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAp) ministrou uma instrução de balizamento de aeronaves aos integrantes do 11º RC Mec.
No segundo dia de operações, 23 de fevereiro, as tripulações da aeronave HA-1 Fennec realizaram, durante o dia, diversas manobras de pilotagem tática e, à noite, voo com óculos de visão noturna na região de Ponta Porã-MS.
A pilotagem tática consiste em um tipo de voo ou técnica de pilotagem que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas do voo em combate, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica. Como tal, exige do piloto uma combinação perfeita de perícia, arrojo, espírito de decisão e modéstia.
Durante o dia, ainda, frações do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) fizeram treinamento de “rapel” em torre como preparação para a realização desta manobra na aeronave.
Já no período noturno, os helicópteros Fennec, que são adaptados para o voo com óculos visão noturna, sobrevoaram a região de Ponta Porã-MS aproveitando-se da luz residual presente na atmosfera. Os óculos funcionam como intensificadores da luz, permitindo que a tripulação realize o voo em condições de iluminação ambiente reduzida.
As tripulações das aeronaves HA-1 Fennec realizaram, voos em pista de pilotagem tática na região de Ponta Porã-MS.
A pista consistiu na execução de diversas manobras de voo tático e teve por objetivo ambientar as tripulações em um cenário de combate com simulação de diversas situações possíveis de ocorrerem durante uma missão aeromóvel, consumando o adestramento das tripulações nesse tipo de manobra.
FONTE e FOTOS: 3º BAvEx
Para a coisa ficar perto da maravilha total, só mesmo uns 12 CH 47F Chinook(desativando os Pantera porque não daria para operar isso tudo de uma vez só-orçamento e logística)
Ok Padilha !!! Tomara que seja confirmado!!!rs
Conforme informação veiculada em … o EB está de olho no AH-1W via FMS do tio Sam (8 células) e o mais legal é esta parte;
” …os exemplares ofertados ao Brasil já virão marinizados(por serem ex USMC), o que facilitará a operação pelo EB a partir do Ocean junto com o CFN e seu motor tem comunalidade com o do BH e Sea Hawk. Vai ser legal ver o EB treinando com estas máquinas.
O DAN está aguardando confirmação do Exército. Até lá, aguardaremos.
Tomcat,
Fora essa informação das 8 células, que estamos aguardando a confirmação do EB, todas as outras foram amplamente discutidas no post de 19.01, nenhuma novidade…