O nascimento da Aviação Militar, em 29 de janeiro de 1919, foi, oficialmente, o marco inicial das Asas da Força Terrestre. Foi um verdadeiro sonho concretizado após diversos momentos pioneiros no emprego de meios aéreos para fins militares no Brasil.
Duque de Caxias, Patrono do Exército e o uso de um balão cativo de observação, em 1867, na Guerra da Tríplice Aliança, o projeto do Parque de Aerostação do Exército, em 1908, com o Tenente Juventino da Fonseca, primeiro aeronauta militar do Brasil, a tentativa da formação de pilotos aviadores, em 1914, através da Escola Brasileira de Aviação (EBA), e o uso inédito de aviões em combate, em 1915, durante a Campanha do Contestado, com o Cap Ricardo Kirk, Patrono da Aviação do Exército, foram fatos históricos fundamentais para a criação da Aviação Militar e sua primeira unidade, a Escola de Aviação Militar no Campo dos Afonso – RJ.
De 1919 a 1941, o Exército Brasileiro deu um grande salto no emprego de meios aéreos para fins militares: formou pilotos aviadores, observadores aéreos, mecânicos e outros especialistas na área de aviação, adquiriu uma vasta variedade de aeronaves para instrução e combate, desenvolveu sua doutrina de emprego tático e realizou os primeiros passos para uma aviação com visão estratégica.
A partir da década de 1930, as Asas da Força Terrestre passam a dominar os ares em todo Território Nacional através do Correio Aéreo Militar e seus “bandeirantes audazes do azul”, criando as primeiras rotas aéreas para o interior do Brasil.
As experiências em combate, particularmente na Revolução Constitucionalista de 1932, forjaram a cultura e pensamento dos “filhos altivos dos ares”, verdadeiros guerreiros da terceira dimensão do campo de batalha.
Em 1941 é criado o Ministério da Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira com todos os meios (bases aéreas, aeronaves, pessoal,…) da Aviação Militar e Aviação Naval.
Parabéns para a Aviação Militar do Exército Brasileiro e seu legado que jamais será esquecido.
Aviação! Brasil!
Asas da Força Terrestre.
FONTE: Espaço Cultural da Aviação do Exército