Por Guilherme Wiltgen
No dia 29 de dezembro de 1995, nas instalações da Westland em Yeovil, o primeiro Super Lynx da Marinha do Brasil fazia o seu voo inaugural, iniciando uma nova fase operativa do Esquadrão HA-1.
A aeronave decolou as 10h08min e efetuou um voo de aproximadamente 30min de duração, obtendo total sucesso neste primeiro teste.
A aeronave AH-11A N-4010 (upgrade do Lynx Mk21 SAH-11 N-3027) foi recebida em São Pedro da Aldeia em 09.09.1996, juntamente com o AH-11A N-4001 (Lince 01), primeira aeronave nova de fabrica.
Hoje, passados 21 anos, o N-4001 está novamente em Yeovil, agora Leonardo Helicopters, passando por uma grande atualização de meia-vida, que visa trazer o Super lynx para os padrões atuais, promovendo uma melhoria significativa em suas capacidades, com melhor desempenho, alcance e eficácia operacional de missão da aeronave.
O Lince 01 está programado para ser entregue ao Esquadrão HA-1 no outono de 2017, e a conclusão dos oito helicópteros para o início de 2019.
As aeronaves modernizadas receberão a nova designação de AH-11B Super Lynx.
Dos helis que operam hoje na MB, todos foram comprados novos, desde os IH-6 Jet Ranger III, até os MH-16 Seahawk. Na é poca da reativação da aviação naval foram adquiridos alguns helis usados e outros repassados pela FAB. Os últimos helis usados recebidos pela MB foram os 6 Seaking SH-3H adquiridos da US Navy e denominados SH-3B na Aviação Naval, que vieram complementar os SH-3D e ASH-3 comprados novos da Sikorsky e da Agusta, respectivamente. Posteriormente, tanto os SH-3D e os ASH-3 foram colocados todos em um mesmo padrão, mais moderno, e denominados SH-3A, e puderam operar tanto ASW como ASuW (com os AM-39), ficando os SH-3B, ex-US Navy, unicamente como ASW.
caro colega a MB sempre teve helis 0 km em sua frota…..Seahawk, Super Lynx etc……salvo creio eu os Seaking
A MB com as aeronaves 0km?