O 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, completou 2.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. A unidade aérea da Força Aérea Brasileira é a única que opera esse tipo de aeronave modernizada.
O marco foi alcançado na semana passada em uma missão de emprego ar-solo simulado em grande altitude em uma área de instrução próxima à cidade de Caxambu (MG).
O caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989, juntamente com a criação do Esquadrão, e foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália. Já em setembro de 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M, uma versão modernizada com radar multimodo, novos sistemas de navegação e mira, novos equipamentos para enganar os sistemas de guiagem de mísseis inimigos e uma cabine mais moderna, entre outras modificações. A modernização é realizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
O Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, já recebeu três A-1M. A unidade tem a sua história ligada fortemente ao projeto A-1, mas no futuro terá como missão receber as aeronaves Gripen NG. As aeronaves A-1M do Adelphi serão transferidas aos Esquadrões Poker (1º/10º GAV) e Centauro (3º/10º GAV), sediados na Base Aérea de Santa Maria (RS).
O tempo de entrega dos grifos e a utilização dos A1 são intrínsecos. Vejam a entrega do último gripen e a desativação do primeiro bombardeiro.
Porque na Rússia, por exemplo, aviões da década de 80 ainda operam. Vimos isso no combate ao Daesh na Síria. E aqui, aeronaves que se levando em conta esta perspectiva, não estão sendo modernizadas para executar sua missões com maior eficiência?
Mauricio, parece q este assunto ja eh favas contadas………se nao me engano, la na Embraer ja estavam mais 2 em processo de modernizacao, mas estao parados ou ja foram devolvidos sem estas modificacoes. Sds
É uma pena que essa modernização ande em passos de tartaruga vão receber todos os Gripens e não vão conseguir modernizar todos os caças estipulados.