Criada a partir da antiga Esquadrilha de Helicópteros de Manobra do 1° BAvEx, a Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) é uma das frações de manobra de pronto emprego da Aviação do Exército (AvEx).
Operando o HM-4 Jaguar, a Subunidade é constantemente empregada e adestrada nas mais variadas operações, e em todo o território nacional.
Contando com um efetivo de 54 (cinquenta e quatro) militares, sua atual organização contempla 02 (dois) Pelotões de Helicópteros de Emprego Geral, 01 (um) Pelotão de Manutenção e 01 (uma) Seção de Comando. Todos estes militares, pautados em técnicas e táticas padronizadas da AvEx, são responsáveis por deixar a SU em condições de cumprir as missões impostas pela Força Terrestre.
Os pelotões de helicópteros da EHEG são compostos de aeronaves HM-4 Jaguar. Essas aeronaves são designadas pela sua fabricante, a Airbus Helicopters, como H225M, são montadas no Brasil pela Helibras e são os helicópteros mais modernos da Aviação do Exército, figurando também entre os mais modernos Helicópteros multiemprego do mundo.
O HM-4 é um helicóptero bi turbina médio que permite o transporte de até 28 combatentes armados e equipados. Sua cabine agrega painéis de LCD multifuncionais preparados para missões com óculos de visão noturna (OVN) e aviônica no estado da arte, que permite voo por instrumentos e em condições meteorológicas e de terreno adversas. Seu piloto automático de 4 eixos, integrado com o sistema de mapas digitais, diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança dos procedimentos, tais como navegação e técnicas de busca e salvamento automatizadas.
Dotada com este helicóptero, a EHEG com seus pelotões de Helicópteros é apta a cumprir diversas missões de combate, apoio ao combate e de logística.
A aeronave, além disso, é excelente no cumprimento de missões de infiltração e exfiltração de tropas através de diversas técnicas militares como, fast rope, rapel, hellocasting, gincho, pouso de assalto e lançamento de paraquedistas, tendo empregado essas manobras com êxito nas mais variadas missões no solo nacional, como nos grandes eventos da Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e a Operação Furacão no Rio de Janeiro.
Destaca-se também o incansável serviço do Pelotão de Manutenção, que com um trabalho diuturno e intenso, mantém a disponibilidade da frota para o cumprimento de todas as missões pagas pelo escalão superior.
Desta forma, com o trabalho constante de todos os seus integrantes, e com o apoio das demais Subunidades e Seções do 1º BAvEx, a esquadrilha oferece ao Exército de Caxias as capacidades de transporte de pessoal e de emprego nos mais longínquos rincões do Brasil.
Certos que sua missão é indispensável para a Força Terrestre, os militares da EHEG seguem em seu trabalho silente, sempre se aperfeiçoando e alcançando maiores patamares de excelência nas operações militares com o Jaguar.
O 1º BAvEx é atualmente comandado pelo Cel Cav Paulo Roberto do Bomfim e a EHEG pelo Maj Art Fabiano Fernades Crovato.
FONTE: 1º BAvEx
FOTOS: Ilustrativas