Por Guilherme Wiltgen
Pioneira das unidades aéreas da Força Terrestre, o 1° Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), foi criado em 03 de setembro de 1986 e começou a se organizar em Taubaté em janeiro de 1988, fazendo assim com que a Aviação do Exército ressurgisse, após um longo tempo de desativação.
Em 21 de abril de 1989, recebeu o primeiro helicóptero da AvEx, o HA-1 Esquilo EB-1001 e iniciou suas operações aéreas.
Em 1990 e 1993, sofreu transformações organizacionais e mudanças de denominação, proporcionando condições para a criação das demais OM’s da AvEx, passando inicialmente a ser o 1º Batalhão de Helicópteros e no início de 2005 voltou a sua denominação original: 1º Batalhão de Aviação do Exército.
Hoje, dotado de aeronaves HA-1 Fennec armadas com lançadores de foguetes de 70mm e com metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm), imageador térmico (FLIR) e configuradas para utilizar OVN (óculos de visão noturna) e aeronaves HM-4 Jaguar (H225M), mantem-se em constante adestramento para cumprir missões de combate, apoio ao combate, apoio logístico e Operações Especiais.
Com os seus meios orgânicos atuais, está em excelentes condições para executar o ataque, o reconhecimento, a segurança, incursão, infiltração e exfiltração aeromóveis.
De forma regular, mensalmente presta apoio aéreo a várias unidades (batalhões e regimentos), em todo o território nacional, destacando frações para executarem todas as operações aeromóveis, particularmente as missões de reconhecimento, transporte de pessoal, evacuação médica, condição dos tiros de artilharia e treinamento de tropa em técnicas aeromóveis.
Além dos exercícios anuais para o adestramento das próprias tripulações e equipes de terra, tem participado de várias manobras de vulto executadas pelo Exército desde 1990.
Além das missões já descritas, o Batalhão FALCÃO prestou e presta apoio a outros órgãos públicos, aos governos estaduais e municipais nos casos de calamidades públicas e quando das visitas do Papa Bento XVI e Francisco ao Brasil, contou com o apoio das aeronaves HA-1 Fennec equipadas com FLIR, conhecida na AvEx como “Olho da Águia”.
Como integrante das Forças de Ação Rápida (FAR), o 1° BAvEx está em condições de ser empregado, a qualquer momento e em qualquer lugar do país, valendo-se para isso, de suas tripulações e equipes de terra altamente capacitadas e constantemente adestradas para o exercício de sua funções.
Designação histórica de Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves
No dia 14 de dezembro, o 1º Batalhão de Aviação do Exército recebeu a designação histórica de Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves, justa homenagem ao militar que liderou o processo de recriação da Aviação do Exército (AvEx).
Desse embrião, iniciado pelo Gen. Leônidas, deu origem as diversas organizações militares que compõem a Aviação do Exército: a Diretoria de Material de Aviação do Exército, localizada na cidade de Brasília (DF); o Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP); os 1º, 2º, 3º e 4º Batalhões de Aviação do Exército (os dois primeiros localizados em Taubaté/SP, o terceiro em Campo Grande/MS e o último em Manaus/AM); além da Base de Aviação de Taubaté, do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (esses sediados em Taubaté/SP).
Seu atual Comandante é o Tenente-Coronel José Antônio Sazdjian Júnior.
“Reconhece! Ataca!”
Surgiram muitos Black Hawks e chinooks não houveram pois não houve interesse do EB, ofertas não faltaram, mas veremos quem pensa em soberania com uma defesa forte?
Quem sabe agora com um novo governo, e uma reaproximação melhor com o Tio Sam , possam surgir alguns Black Hawks e alguns Chinooks no horizonte , e abrir novamente a concorrência para os helis de ataque ( hj na berlinda ).