Por Guilherme Wiltgen
No dia 16 de janeiro de 2001, começava uma nova etapa da Aviação Naval Brasileira, pela primeira vez o A-4KU Skyhawk (AF-1 N-1006), codinome “Falcão Cinza” , pilotado pelo Comte. Cannin, decolava do convoo do saudoso NAeL Minas Gerais (A 11), fazendo ressurgir na Marinha do Brasil a operação embarcada com aeronaves de asas-fixas.
Este capítulo se iniciou três dias antes, em 13 de janeiro as 15H52, à 19 milhas de Cabo Frio, quando o Falcão 06 realizou o primeiro pouso enganchado no NAeL Minas Gerais (A-11), pilotado pelo piloto de teste da Kay, Capitão-de-Corveta (USN Ret.) Danny G. Cannin, que engachou o cabo nº5, orientado pelo LSO da Kay, Capitão-de-Fragata (USN Ret.) Curtis Francis.
Neste pouso a aeronave pesava 14.500 Lbs, vento real de 080 graus, 20 nós de intensidade, mar com força 4 e foi realizado após uma única passagem baixa e um único toque e arremetida.
No dia seguinte (17), ainda foram realizados mais quatro pousos e três catapultagens com o AF-1 N-1008.
NOTA do EDITOR: Essas informações constam do livro ” O Voo do Falcão Cinza”, de autoria do Comte. Lynch.
Deveríamos construir Porta Helicópteros da Classe Izumo com capacidade para aeronaves de pouso e decolagem vertical e Drones.
o NAeL Minas foi um orgulho nos mares do Brasil, já o A12 não se pode dizer o mesmo.
também um PA de 12 milhões, onde se viu NAeL de 12 milhões ? são de 8 a 15 bilhões pra cima.
E tem gente na MB declarando construir 1 por 800 milhões rsrsrsrs piada mesmo né, os Sub já esta quase 3x do preço inicial.
isso que o 1° só sai no segundo semestre deste ano.
Agora caí na real, só iremos ver outro desse patrulhando nosso litoral lá para 2030 no mínimo.
ou se acontecer um milagre ou “burrice” e gastar 2bi no A12 para ele ficar 40% bom, ou a Elizabeth pirar de vez e a Royal Navy
oferecer o PA deles, ou até mesmo pagar aos chineses para fazer um.
fora isso não vejo outra possibilidade de comprarmos 1 desses, nem capacidade de fazer 1 sequer, isso não aprende do dia pra noite
e sem contar o problema na catapulta que provavelmente ninguém vai oferecer a MB, não é assim como eles pensa.
outra chance é o mercado de usados “velharias” que a MB tanto adora, uma… oportunidade.
MODERAÇÃO: Caro leitor, favor não utilizar palavrões nos comentários futuros. Grato pela cooperação.
Alguem sabe dizer quais porta avioes no mundo tem proximo de 20 anos? Convencionais
O “Vikramaditya” da marinha indiana foi comissionado em 2013. Trata-se de um ex navio da marinha soviética comissionado em
1987 mas que serviu por menos de 10 anos, passou muitos anos na reserva antes de ser reconstruído e vendido à Índia,
portanto é um NAe relativamente novo.
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A Marinha suspendeu o programa de modernização do A4. Se não tem porta-aviões…não precisa de avião.
A Marinha não iria receber até final do ano passado mais alguns A-4 modernizados ? Como está esse cronograma agora ? Abraços
Pois é. Era pra terem sido entregues mais 2, mas acho que a grana não chegou.
Há muitos anos li um artigo na internet de autoria deste piloto. Muito bom o artigo. Parece que nós apagamos da história da MB a importância destes pilotos e técnicos americanos que nos ajudaram durante esta fase de comissionamento do A-4 no Minas.