Por Guilherme Wiltgen
Em 12 de novembro de 2009, o primeiro helicóptero militar multimissão AW159 completou com sucesso seu voo inaugural na AgustaWestland, hoje Leonardo UK, em Yeovil.
O AW159 representa a mais recente capacidade oferecida pela Leonardo, uma evolução dos Helicópteros militares do consagrado Lynx.
A sua aviônica é totalmente integrada e a suíte de missão, juntamente com um processador tático e Interface Homem-Máquina, oferece consciência situacional avançada tanto nos ambientes marítimos quanto nos terrestres.
O AW159 foi projetado para operar com segurança nos menores convoos e nos ambientes mais adversos de tempo e de mar, ao mesmo tempo em que oferece alta disponibilidade para o cumprimento imediato da missão.
No Exército do Reino Unido, o Wildcat AH1 é parte integrante da 1ª Brigada de Aviação, onde realiza a função de Coordenação e Reconhecimento e Ataque, com emprego em todo o espectro das operações terrestres.
O Defesa Aérea & Naval foi a primeira mídia especializada brasileira a visitar a linha de produção do AW159 na fábrica da então AgustaWestland (hoje Leonardo Helicopters) em Yeovil, no Reino Unido.
Conheça mais sobre esse “Gato Selvagem” na matéria exclusiva realizada em 2013:
Fora aeronave de transporte eu gostaria de ver o SEA Hawk e o AW159 operando em nossos navios
A nova geração do lendário Lynx infelizmente não vem tendo o sucesso que merecia pois além da RN foi adquirido apenas pelas marinhas de Coreia do Sul e Filipinas. Muitos dos antigos usuários do Lynx como Holanda e Alemanha lamentavelmente se deixaram levar pelo engodo representado pelo NH-90, que em serviço se mostrou um aparelho caro e complicado.
Nesse cenário teve melhor sorte a RN e marinhas como a espanhola que adquiriram o SH-60/MH-60 Seahawk
Quanto às poucas vendas do excelente AW159.. Acho também pela falta de agressividade dos políticos e indústria britânica.