A Aviação do Exército (AvEx) recebeu a segunda unidade do EC725 Super Cougar, designada HM-4 Jaguar EB 5002, que se juntarará ao 5001 no 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx).
Como parte do acordo assinado entre o governo do Brasil e o da França, para produção do EC725 Caracal (Super Cougar no Brasil) através da Helibras, o Exército Brasileiro receberá 16 aeronaves deste modelo, destinadas a equipar seus Batalhões.
Ao contrário da Força Aérea e da Marinha, o Super Cougar do EB terá uma única configuração, destinada a realizar transporte de tropas, assaltos aeromóveis, missões de Operações Especiais, SAR (Search And Rescue – Busca e Salvamento), C-SAR (Combat Search And Rescue – Busca e Salvamento de Combate), Transporte Tático de longa distância, Evacuação Aeromédica (EVAM) e Transporte Logístico.
Muito bonito helicóptero.A exemplo do Lucas ,tambem li que algumas unidades seria equipadas com lança foguetes e um pod de metralhadora .50.Foi na Revista Força Aerea que saiu esta matéria.Tem até um anuncio da própria Helibrás com um EC 725,muito bem armado,apesar de como o Guilherme falou,seja um helicoptero de manobra.Abs
Obrigado pela informação Wiltgen. Eu achei o texto em que o Godoy mencionava essa possibilidade, mas já faz muito tempo..rs
http://vootatico.com.br/?p=5630
Um abraço
Lucas, na verdade não seria uma má ideia, muito pelo contrario, pois a AvEx contaria com mais uma plataforma bem armada.
Abs,
Em outras notícias havia a informação que haveria a integração de armamentos coaxiais como lança-foquetes e canhão de 20mm. O exército desistiu de tais opcionais?
Lucas,
Não tenho conhecimeto sobre o uso destes armamentos pelo EB nesta aeronave. Desde o ínicio, o que eu sei é quanto ao uso da metralhadora na janela lateral. Não acredito nesta possibilidade de receber armamento axial, por ser um helicóptero de manobra (HM) e não de ataque. Já na modernização do HA-1 Esquilo/Fennec e HM-1 Pantera, vai haver esta integração, sendo que o HA-1 já utiliza o armamento axial.
Abs,
Além da bela pintura, vocês perceberam que a bolacha do 1° BAvEx está em baixa visibilidade?
Abs
Tem razão, Wiltgen, eu não havia notado!
Abraços!
Realmente, belíssimo padrão de pintura esse do EB, o padrão da Marinha segue o tradicional cinza… jó o padrão da FAB não cai bem em todas as aeronaves…
Linda pintura do EB. =)