Em 2014, o sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1 será testado no Ártico. Espera-se que os testes das três versões do Pantsir-S1 comecem em abril/maio de 2014, na área das ilhas da Nova Sibéria. O programa incluirá tiros.
Os testes no Ártico envolverão os Pantsir-S1 da versão russa, que são capazes de operar em temperaturas de 50 graus negativos até 50 graus Celsius. A versão do Pantsir-S1 para a exportação é projetada para uso em temperaturas de 20 graus negativos até 60 graus Celsius.
Os sistemas Pantsir-S1 foram adotados no outono de 2013, e serão colocados, entre outras regiões, no Ártico.
FONTE : Voz da Russia
Eu não achei mais nenhuma notícia que falassem sobre este processo Mauricio.
Eu estou achando que não vai dar em nada isso ai.
Os Russos são excelentes em desenvolver artefatos militares, más convenhamos, eles são maus de negócios.
Olha, já pensou uma fábrica de pantsir no BR? Ahh quem dera. Mercado é oque não falta por aqui, o que faltaria é $$ para comprar. Só eu que acho que devíamos desenvolver um sistema SAM a partir de radares Saber M60. Se conseguissemos contruir um radar com alcance do saber(Raio de 0KM) porém com altura maior, em torno dos 10-15km(Saber é só 5Km) com integração da avibrás e mectron acredito que conseguiriamos construir um sistema AA eficiênte de médio alcance como esse, ou ent~çao fazer como a turquia, que fez uma concorrência para desenvolver em conjunto com alguém que sabe fazer seus sistemas.
O pessoal do EB que foi para Rússia avaliar o Pantsir chegaram alguma conclusão vai comprar ou não