O sistema Spada 2000 é composto por um centro de comando e controle e duas unidades de tiro (numero que pode ser dobrado), cada uma com um ou dois lançadores. Foto MBDA
Durante recente visita oficial a Itália realizada pelo ministro da Defesa do Peru, Pedro Cateriano, seu par europeu anunciou a venda de um sistema de defesa antiaérea fabricado localmente para a Força Aérea do Peru.
Segundo informações de fontes próximas das negociações, trata-se do sistema Spada 2000 do consórcio europeu MBDA, o qual utiliza misseis superfície-ar Aspide 2000 guiados por sistema de radar semiativo, cujo alcance efetivo é superior a 20 km. O Spada 2000 tem capacidade de interceptar aeronaves ou armas ar-superfície de longo alcance (stand-off), como por exemplo, mísseis de cruzeiro.
O Spada 2000 foi desenvolvido com tecnologias que permitem o seu emprego em ambientes sujeitos a severas contramedidas eletrônicas. Ele é composto por um centro de comando e controle e duas unidades de tiro (número que pode ser dobrado), cada uma com um ou dois lançadores. Os usuários do Spada 2000 podem optar por misseis Aspide 2000 Plus, vetor que incorpora melhorias com relação ao modelo original.
Antecedido por um período marcado por adiamentos e desistências para adquirir o sistema requisitado pela FAP, o processo de negociações envolvendo o Spada 2000 iniciou-se em dezembro de 2012 com a visita do vice-ministro para recursos de Defesa do Peru, Jakke Valakivi, à Itália. No final de fevereiro do corrente ano, a FAP realizou reuniões internas para apresentar e discutir os principais sistemas de defesa antiaérea disponíveis no mercado internacional. Em março último, uma comitiva da FAP foi para a Itália conhecer as instalações do consórcio europeu MBDA (fabricante dos mísseis Aspide 2000) naquele país e da Selex Galileo (fabricante de radares), bem como bases da Força Aérea da Itália. Ao passarem pelo Comando Operacional Aéreo da Itália e pelos grupos de defesa antiaérea daquele país, os peruanos manifestaram especial interesse em conhecer as capacidades dos seus radares, das interfaces de gerenciamento e performances do sistema Spada 2000.
Mais recentemente, durante a visita do ministro Cateriano à base aérea de Rivolto, ocasião na qual esteve acompanhado do Comandante da FAP, general Jaime Figueroa Olivios, essas autoridades receberam um detalhado “briefing” sobre o sistema Spada 2000. Estima-se que o montante investido pelo governo do Peru nesta aquisição gire em torno de US$ 140 milhões.
O Spada 2000 utiliza mísseis superfície-ar Aspide 2000 guiados por sistema de radar semiativo e com alcance efetivo superior a 20 km. Foto MBDA
FONTE: TECNOLOGIA & DEFESA