Dentre as mais variadas soluções da Saab, o AT4 é do tipo de uso pessoal com mais de um milhão de exemplares produzidos e operacional em mais de 15 países, incluindo o Brasil.
A arma não oferece recuo no momento do disparo e o seu calibre é de 84mm. Com aproximadamente 1m de comprimento, foi projetada para ser descartada após o uso.
Seu peso varia de 7kg a 9kg e o alcance de 20m a 1.000m dependendo da versão utilizada, contra veículos convencionais e blindados, abrigos de concreto fortificados, tropas no terreno, entre outras situações.
Outra arma fundamental para os grupos de combate é o Carl-Gustaf, um dos produtos mais antigos do portfólio da Saab, remontando o ano de 1948.
Em operação em mais de 40 países, e tendo passado por uma série de evoluções ao longo das décadas, e fruto de experiências em situações reais de emprego, o Carl-Gustaf difere do AT4 por ser uma arma reutilizável com munições para diferentes finalidades e alvos.
São ao todo 10 tipos: contra veículos blindados, antipessoal, contra prédios ou abrigos fortificados e de suporte operacional (iluminadores e cortina de fumaça). A Saab está desenvolvendo uma munição guiada contra vários tipos de alvo, ampliando a precisão do sistema.
O M4 representa a nova geração do Carl-Gustaf que pesa apenas 7kg e tem 1m de comprimento. Sua ergonomia foi facilitada por meio do uso de uma alça de maior dimensão, facilitando o seu transporte, além de trilhos picatinny, que permitem o ajuste do punho tático e do apoio da arma no ombro do atirador. A mira é através do sistema Red Dot, ampliando a precisão do tiro.
FONTE: Saab
o único problema dele é q ele é descartável.
Só o AT4…