Em 20 de fevereiro, foi assinado o contrato de aquisição de três aeronaves, modelo H-135, para substituir os UH-13 Esquilo biturbina, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
As aeronaves serão entregues à Marinha do Brasil (MB) entre setembro de 2019 e novembro de 2020. Essas aeronaves são dotadas com dois motores, um sistema integrado de navegação, piloto automático, assim como aviônicos e telas digitais.
O painel permite realizar voo com Night Vision Goggles (NVG) e seus kits de remoção aeromédica ampliarão as capacidades existentes nas instalações médicas do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” e do Navio Doca Multipropósito “Bahia” durante as comissões da Esquadra realizando Operações Anfíbias, e em missões humanitárias ou de paz.
O UH-17 também poderá compor os Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) dos navios que apoiam à Estação Antártica Comandante Ferraz.
A aquisição traz uma importante inovação para a MB na gestão do ciclo de vida dos meios aeronavais com a assinatura de contratos de apoio logístico para atender as aeronaves e seus motores nos próximos cinco anos.
Boa noite amigo Guilherme os sete helicopteros esquilo bi turbina
da MB daráo baixa ou continuarão operacionais?
Souto,
Os remanescentes vão dar baixa.
Abs,
Espero que esta aquisição não atrapalhe a licitação aberta. Apesar da compreensiva escolha, na minha opinião, existe outra opção melhor no mercado. O AW109 tem se mostrado superior como helicóptero leve bi-turbina utilitário e de emprego geral.
WG,
Essa foi um compra de oportunidade e não prejudica o andamento do UHP.
Com relação ao AW109, concordo que a aeronave também atende perfeitamente às necessidades do HU-1, assim como o H135.
A MB esteve nos EUA vendo as células do MH-68, mas optou pelos H135 espanhóis.
Abs,
Guilherme, vocês mantem aquela informação que esses helicópteros são usados? Estou perguntando, porque no site defensa.com saiu uma matéria dizendo que as aeronaves seriam novas
Jr,
Dizer que as aeronaves são novas, não quer dizer que elas sejam “0km”.
Se vocês acessarem a matéria que publiquei em 18/12, vão ver as fotos das nossas aeronaves, que eram operadas pela empresa espanhola TAF, em missões EMS.
Não acho que a mídia espanhola errou, as aeronaves são novas, por isso foram adquiridas pela MB, mas como escrevi acima, já estão prontas e em uso.
Abs,
Matéria publicada em 18/12/18:
Marinha do Brasil adquire três helicópteros H135 para o Esquadrão HU-1
Vlw Guilherme
???⚓??