Por Guilherme Wiltgen
Uma evento inusitado ocorreu no dia 26 de janeiro de 2023 na fábrica da Leonardo UK, em Yeovil. Após completar 27 anos do primeiro voo do Super Lynx da Marinha do Brasil (29/12/22), o AH-11B N-4010 realizou o seu terceiro primeiro voo.
Construído como Westland Lynx Mk21 (C/N WA050), recebeu a designação SAH-11 e o numeral N-3027. Com a matricula britânica ZH961 e a numeração G-17-19, o N-3027 realizou seu primeiro voo em Yeovil, sendo recebido no Brasil em 08 de maio de 1978, quando desembarcou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Em 29/12/1995, o N-3027 realizou o seu segundo primeiro voo, após passar pela modernização para a versão Super Lynx Mk21A, recebendo a nova designação AH-11A e a matrícula N-4010, que permanece até os dias atuais..
O SAH-11 N-3027 é um dos cinco Lynx Mk21 remanescentes dos nove helicópteros adquiridos em 1978, e que formaram o então 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1).
Abaixo o histórico dos nove Lynx Mk21:
SAH-11 N-3020: CN WA018 G-17-11 – (Perdido em acidente 25/09/1984)
SAH-11 N-3021: CN WA025 ZH974 – (AH-11 N-4014)
SAH-11 N-3022: CN WA029 G-17-13 (G-BFAU) – (Perdido em acidente 29/06/1992)
SAH-11 N-3023: CN WA032 ZH971 – (AH-11A N-4011)
SAH-11 N-3024: CN WA041 G-17-16 – (Perdido em acidente 27/09/1993)
SAH-11 N-3025: CN WA042 ZH972 – (AH-11A N-4012)
SAH-11 N-3026: CN WA048 ZH973 – (AH-11A N-4013)
SAH-11 N-3027: CN WA050 ZH961 G-17-19 – (AH-11A N-4010)
SAH-11 N-3028: CN WA062 G-17-20 – (Perdido em acidente 16/05/1990)
Após a modernização das aeronaves, a denominação do Esquadrão mudou para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), devido as novas capacidades adquiridas com o Super Lynx.
A entrega do N-4010 está planejada para ocorrer em Março de 2023, sendo este o quinto helicóptero a concluir o processo de modernização para a versão Mk21B, restando mais três Super Lynx (N-4006, N-4009 e N-4012) nas instalações da Leonardo UK.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos a James Penberthy que gentilmente autorizou o DAN a publicar as fotos do 1º voo do AH-11B N-4010 realizado em Yeovil.
Boa a matéria, interessante o números de perdas em acidentes. Estas perdas foram total ou parcial?!, a responsabilidade foi dos pilotos, falta de treino, preparo, ou o ambiente e condições adversas, já q os pilotos, aterrisam em embarcações em movimentos no mar calmo ou agiitado de dia ou de noite…
Gostei das fotos, o heicoptero e seu design chama muito a atenção. Há interesse da Marinha, comprar mais helicopteros deste tipo p a armada e a versão de esqui p os fuzileiros navais?!, este helicoptero não tem proteção da entrada de ar do motor, perigoso por causa da ingestão de aves dos litorais e areia das praias, por algum pouso inesperado por exemplo. Abraços.
Roberto,
Os quatro acidentes resultaram em perda total das aeronaves e em dois deles fatais para os tripulantes.
O N-3020 foi varrido do convoo da F. Niterói por uma onda.
N-3022 sumiu no mar durante um voo ASW noturno.
N-3024 colidiu com uma antena da F. Defensora e caiu no mar.
N-3028 colidiu contra um morro em Casimiro de Abreu durante um voo de teste com OVN.
Não existe previsão para aquisição de novas células e a versão com esqui não é mais fabricada.
Sim, existe proteção na entrada de ar do motor.
Abs,
Grato pela informação.
Muito triste as perdas humanas e as histórias dos acidentes.
Penso q os helicopteros são os segundos meios mais importante da nossa Marinha depois das embarcações, p ligar mais rápidos as embarcações entre si, e o desembarque, como Tb em casos de emergências e suprimentos, e a proteção dos fuzileiros em confrontos e combates em solo, por isso e muito mais, a frota de helicopteros deveriam ser bem maior e variada p suas funções. A aviacao em si é importante em apoio e estratégia aos meios navais, navios, submarinos, fuzileiros e o futuro sub nuclear…
Abraço e obrigado.
A MB deve ser recordista mundial em perda de helicópteros por acidente…fiquei estarrecido ao ver a perda de 4 Lynx, e juntando com as de Sea King, cheguei a essa conclusão.
Realmente uma conclusão baseada em estatísticas e números absolutamente abrangentes…
Impressionante…