Por Guilherme Wiltgen
Nosso terceiro e último dia desta PASSEX, iniciou novamente bem cedo, pois teríamos pela frente, mais um dia totalmente operativo e com muitos exercícios.
GUNEX
A partir das 7:30hs da manhã, o IH-6B da Fragata Greenhalgh, decolou para iniciar a limpeza da aérea onde seria executado o GUNEX (exercício de tiro real). Enquanto isso, no passadiço da Fragata Niterói, toda atenção se voltava para os mercantes que se encontravam na área “RIGEL”. Contactatos via rádio, eram instruídos a alterar sua rota, conforme previamente informado pelo “Aviso aos Navegantes”, mas, por incrível que possa parecer, ainda assim diversos navios tiveram que ser orientados e desviados da área dos exercícios.
A GUNEX envolveu as Fragatas Niterói e Greenhalgh e a FASM Georges Leygues, iniciando pontualmente as 9:00hs, com previsão de durar até as 12:00hs. Coube a Greenhalgh lançar o alvo, carinhosamente chamado na Marinha do Brasil de “Jerimum Assassino”, versão brasileira do alvo inflável utilizado pela US Navy, o “Killer Tomato”.
Neste exercício de apoio de fogo naval com o canhão Vickers 4,5 polegadas (115 mm), foram empregadas velocidades e distâncias variadas do navio ao alvo, conforme os novos procedimentos adotados atualmente pelas Marinhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A Fragata Niterói iniciou o exercício, realizando três sequências de 5 disparos, variando a distância entre 18.000, 10.000 e 5.000 jardas do alvo, o que dá aproximadamente 16,5Km, 9,0Km e 4,5Km respectivamente.
Após copletarmos nossa sequência de tiro, demandamos para a área de espera “BRAVO”, enquanto o Georges Leygues efetuava seus disparos com o canhão de proa de 100mm, finalizando o exercício com a Greenhalgh, a quem coube a missão de destruir o “Jerimum Assassino”.
Transferência de Óleo no Mar (TOM) sobre ameça aérea
Entre as 13 e 15Hs, o Navio-Tanque Alte. Gastão Motta (G 23) realizou a faina de TOM com a FASM Georges Leygues (D 640), enquanto o GT 706.2 realizava trânsito sob ameça área, representada por uma aeronave AF-1 Falcão (A-4KU Skyhawk II) do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).
Enquanto o AF-1 permaneceu na área de operação, o helicóptero AH-11A Super Lynx foi colocado em alerta SAR, espotado no convoo da Niterói e guarnecido pelo 1P, CC Alexandre Moura, pronto para ser acionado em caso de algum acidente/incidente.
Rendezvous
Durante este exercício, ocorreu o “rendezvous”, quando o BPC Dixmude também se juntou ao GT, participando do exercício de trânsito sob ameaça aérea.
Após o término do TOM, o Lince 09 foi acionado para transferir os Aspirantes franceses que se encontravam a bordo da Niterói e da Greenhalgh, transferindo-os para o Dixmude e buscando o CC Andrade, que se encontrava a bordo da George Leygues para a Greenhalgh.
NOTA do EDITOR: Este post encerra a Fase Naval, ficando para o próximo, as belas imagens da PHOTOEX.
Agradecemos ao AE Moura Neto (Comandante da Marinha), VA Farias Alves (Diretor do CCSM) e Ten. Streb (CCSM), CA Ferreira de Mello (Comandante da 1ª Divisão da Esquadra), CC Reich e Ten. Noronha (Div1), CF Marcet (Comandante Esqd. HA-1) e CC Alexandre Moura e Porto (HA-1), CF Daniel (Comandante F 40), CF Antonio Braz (Imediato) e a todos os oficiais e praças da “Pioneira”.
Parabéns! Belas fotos. Mais um belo capítulo desta interessante cobertura da passagem do Dixmude e seu grupo por nossas águas. Só fiquei curioso de ver uma foto do nosso jerimum assassino.
Obrigado Camilo!
Infelizmente não consegui fotografar o “Jerimim Assassino”, pois permanecemos muito longe do alvo.
Abs,
Eu já imaginava Wiltgen. Quem sabe no futuro, por ocasião de um exercício da MB vocês possam fazer um pequeno apêndice na matéria sobre o jerimum e seus outros equivalentes (navais e aéreos). Sempre tive curiosidade em saber que são os “inimigos” nos variados exercícios das nossas FAs. Abraço.
Parabéns pela excelente materia e pelo trabalho desenvolvido. As fotos ficaram ótimas. Um grande abraço.
Obrigado André!
Abs,
Obrigado Juarez!
Abs,
Parabéns pela matéria e pelas belas fotos….
Grande abraço