Por Luiz Padilha
É chegada a hora de se despedir da equipe da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF. Desejar ao do Grupo Base que cuida com tanto afinco para que tudo continue funcionando perfeitamente. Foram 6 dias intensos e inesquecíveis que passamos no continente Antártico, e agora iniciamos nossa volta para o Brasil.
O embarque desde a EACF ocorreu a bordo do NApOc Ary Rongel (H 44), que nos levará junto com a equipe do CCSM até a Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, para embarcarmos em um Hércules C-130M da Força Aérea Brasileira, que nos levará até o aeroporto de Punta Arenas – Chile.
Mas o clima sempre é um fator condicionante para que o que foi planejado ocorra. O vice-presidente Hamilton Mourão com sua comitiva e convidados embarcaram no NPo Almirante Maximiano (H 41) e tinham o retorno programado para a parte da manhã do dia 16/01/2020, mas o teto impediu que o Hércules C-130M da FAB pousasse no aerodrómo, com uma nova tentiva programada para o dia seguinte.
Nós seguiriamos no voo subsequente e obviamente nosso voo também foi postergado. Nada que não estivessemos preparados, pois sabiamos que a janela para pousar na Antártica é sempre uma incógnita.
No dia seguinte, o céu se abriu e a visibilidade era adequada para o pouso da aeronave, o que ocorreu sem problemas, com o vice-presidente embarcando e a aeronave decolando com destino a Punta Arenas na parte da tarde.
Nas imagens abaixo, o embarque e a decolagem do vice-presidente Hamilton Mourão e convidados.
Devido ao horário da decolagem com o vice-presidente, não havia condições de que retornassémos no mesmo dia, postergando nossa volta para o dia 17/01/2020. Como o voo que veio buscar o vice-presidente trouxe pesquisadores, os 2 navios retornaram para a EACF para desembarcá-los, pois ambos os navios ficaram com uma lotação maior do que a esperada.
No dia seguinte, com previsão de tempo bom, os 2 navios demandaram para a base chilena bem cedo, em uma viagem com duração de 3 horas, e ao chegarmos o céu estava limpíssimo, como um típico dia de verão. Confirmada a decolagem da aeronave que iria nos buscar desde Punta Arenas, começam os preparativos para o nosso desembarque do navio em direção a praia.
Por não possuir um hangar, as aeronaves embarcadas no NApOc Ary Rongel são encapadas e tem suas pás retiradas por causa dos fortes ventos na região, quando não estão em operações aéreas.
Nossos agradecimentos ao comandante do NApOc Ary Rongel, Capitão de Mar e Guerra Paulo Max Villas, e sua tripulação, pela recepção e cordialidade durante nossa rápida passagem pelo “Gigante Vermelho”, desejando bons mares e uma comissão tranquila até seu retorno ao Brasil.
No horário previsto, nossa aeronave se aproxima para o pouso, realizando uma longa perna do vento antes de vir para o pouso, que ocorre sem problemas.
Assista abaixo o vídeo da chegada do Hércules C-130M FAB 2476 na base chilena:
Após o taxi, todos os que chegaram desembarcam e começa a faina de descarregar e carregar a aeronave, o que o pessoal da FAB faz rapidamente.

Com o Hércules C-130 FAB 2476 do 1ºGTT carregado e pronto para decolar, é hora de embarcarmos. A ansiedade pelo retorno é grande e rapidamente a fila está formada para entrarmos na aeronave.
O comandante parte os motores e taxiamos até o ponto de espera. Lembrando como a pista é curta, respiramos fundo e a aeronave inicia a decolagem, que ocorre tranquilamente. Após 3 horas de voo, pousamos no aeroporto de Punta Arenas encerrando nossa cobertura da reinauguração da nova Estação Científica do Brasil na Antártica.

Meu nome edio dos Santos filho. eu sou fã da defesa aérea Sous chef… qual o primeiro passo para me alcançar oportunidades?
Os matusalenicos C-130 ainda operando. Aparelhos que se desfazem em pleno ar como recentemente aconteceu no Chile.
Muito interessante deve ter sido a visita ao continente gelado.
Mas vendo as fotos dos helicopteros no navio, fica a pergunta: onde estão pé EC135 que foram comprados justo para operação na Antártida? Se mostraram inadequados?
Ainda não foram recebidos. Mas na próxima Operantar eles estarão lá.
existe a possibilidade de essa faina ser feita com C-390
Positivo. Segundo palavras do Comandante da Marinha, no ano que vem.
A Fab vai manter uma quantidade de C-130 M para esse tipo de operação? OU vamos de KC-390??
A FAB só recebeu 2 KC-390 até agora. Acredito que na próxima Operantar devam operar os dois modelos.