Por Luiz Padilha
É chegada a hora de se despedir da equipe da Estação Antártica Comandante Ferraz – EACF. Desejar ao do Grupo Base que cuida com tanto afinco para que tudo continue funcionando perfeitamente. Foram 6 dias intensos e inesquecíveis que passamos no continente Antártico, e agora iniciamos nossa volta para o Brasil.
O embarque desde a EACF ocorreu a bordo do NApOc Ary Rongel (H 44), que nos levará junto com a equipe do CCSM até a Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, para embarcarmos em um Hércules C-130M da Força Aérea Brasileira, que nos levará até o aeroporto de Punta Arenas – Chile.
Mas o clima sempre é um fator condicionante para que o que foi planejado ocorra. O vice-presidente Hamilton Mourão com sua comitiva e convidados embarcaram no NPo Almirante Maximiano (H 41) e tinham o retorno programado para a parte da manhã do dia 16/01/2020, mas o teto impediu que o Hércules C-130M da FAB pousasse no aerodrómo, com uma nova tentiva programada para o dia seguinte.
Nós seguiriamos no voo subsequente e obviamente nosso voo também foi postergado. Nada que não estivessemos preparados, pois sabiamos que a janela para pousar na Antártica é sempre uma incógnita.
No dia seguinte, o céu se abriu e a visibilidade era adequada para o pouso da aeronave, o que ocorreu sem problemas, com o vice-presidente embarcando e a aeronave decolando com destino a Punta Arenas na parte da tarde.
Nas imagens abaixo, o embarque e a decolagem do vice-presidente Hamilton Mourão e convidados.
Devido ao horário da decolagem com o vice-presidente, não havia condições de que retornassémos no mesmo dia, postergando nossa volta para o dia 17/01/2020. Como o voo que veio buscar o vice-presidente trouxe pesquisadores, os 2 navios retornaram para a EACF para desembarcá-los, pois ambos os navios ficaram com uma lotação maior do que a esperada.
No dia seguinte, com previsão de tempo bom, os 2 navios demandaram para a base chilena bem cedo, em uma viagem com duração de 3 horas, e ao chegarmos o céu estava limpíssimo, como um típico dia de verão. Confirmada a decolagem da aeronave que iria nos buscar desde Punta Arenas, começam os preparativos para o nosso desembarque do navio em direção a praia.
Por não possuir um hangar, as aeronaves embarcadas no NApOc Ary Rongel são encapadas e tem suas pás retiradas por causa dos fortes ventos na região, quando não estão em operações aéreas.
Nossos agradecimentos ao comandante do NApOc Ary Rongel, Capitão de Mar e Guerra Paulo Max Villas, e sua tripulação, pela recepção e cordialidade durante nossa rápida passagem pelo “Gigante Vermelho”, desejando bons mares e uma comissão tranquila até seu retorno ao Brasil.
No horário previsto, nossa aeronave se aproxima para o pouso, realizando uma longa perna do vento antes de vir para o pouso, que ocorre sem problemas.
Assista abaixo o vídeo da chegada do Hércules C-130M FAB 2476 na base chilena:
Após o taxi, todos os que chegaram desembarcam e começa a faina de descarregar e carregar a aeronave, o que o pessoal da FAB faz rapidamente.
Com o Hércules C-130 FAB 2476 do 1ºGTT carregado e pronto para decolar, é hora de embarcarmos. A ansiedade pelo retorno é grande e rapidamente a fila está formada para entrarmos na aeronave.
O comandante parte os motores e taxiamos até o ponto de espera. Lembrando como a pista é curta, respiramos fundo e a aeronave inicia a decolagem, que ocorre tranquilamente. Após 3 horas de voo, pousamos no aeroporto de Punta Arenas encerrando nossa cobertura da reinauguração da nova Estação Científica do Brasil na Antártica.
Os matusalenicos C-130 ainda operando. Aparelhos que se desfazem em pleno ar como recentemente aconteceu no Chile.
Muito interessante deve ter sido a visita ao continente gelado.
Mas vendo as fotos dos helicopteros no navio, fica a pergunta: onde estão pé EC135 que foram comprados justo para operação na Antártida? Se mostraram inadequados?
Ainda não foram recebidos. Mas na próxima Operantar eles estarão lá.
existe a possibilidade de essa faina ser feita com C-390
Positivo. Segundo palavras do Comandante da Marinha, no ano que vem.
A Fab vai manter uma quantidade de C-130 M para esse tipo de operação? OU vamos de KC-390??
A FAB só recebeu 2 KC-390 até agora. Acredito que na próxima Operantar devam operar os dois modelos.