Por Guilherme Wiltgen, Hugo Padilha e Luiz Padilha
Foi realizada no dia 22 de agosto, a cerimônia militar alusiva aos 98 anos da Aviação Naval Brasileira, nas dependências da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, contou ainda com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra e demais membros do Almirantado, do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Júnior e do Comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, e de autoridades civis e militares, além de convidados e familiares dos militares que servem no complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Força Aeronaval destacou as realizações inovadoras dos aviadores navais brasileiros ao longo de sua história, a importante participação dos meios aéreos em todas as atividades operativas e atribuições legais da Marinha e as perspectivas para o futuro da Aviação Naval.
Após a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, foi realizada a outorga de diplomas da Ordem do Mérito Aeronaval, concedidos pela Força Aeronaval e pela entrega de Láureas de Segurança de Aviação, oferecidas pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
Um dos pontos altos da cerimônia militar foi a instituição do Vice-Almirante Protógenes Pereira Guimarães como Patrono da Aviação Naval, reconhecendo o seu papel fundamental na história da Aviação Naval. O VA Protógenes Pereira Guimarães foi Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha de 12 de janeiro a 23 de agosto de 1916, data em que foi criada a Aviação Naval. Em 12 de outubro deste mesmo ano, foi designado como primeiro comandante da Escola de Aviação Naval (EAN).
Para a cerimônia, foram colocados em exposição estática um modelo de cada aeronave utilizada pelos Esquadrões sediados na BAeNSPA: IH-6B Bell Jet Ranger III (HI-1), UH-13 Esquilo (HU-1), UH-15 Super Cougar (HU-2), AF-1 Falcão (VF-1), MH-16 Seahawk (HS-1) e o AH-11A Super Lynx (HA-1), além de um UH-12 Esquilo, pertencente ao Esquadrão HU-5, representando a Aviação Naval distrital.
Os Velhas-Águias
Durante o sempre empolgante desfile dos “Velhas-Águias”, os helicópteros realizaram uma passagem em homenagem aos militares da reserva e reformados que ajudaram a escrever a história da Aviação Naval.
No desfile da tropa, os helicópteros retornaram fazendo uma passagem baixa, sendo encerrado pelo caça AF-1A (Biplace), do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).
Seria interessante acelerar a reforma do São Paulo para o mesmo voltar a operação antes das comemorações do centenário da aviação naval daqui a dois anos, com pelo menos uns seis AF-1 modernizados para estrear as catapultas, seria um presente para a Marinha e para o povo que aguarda o retorno das atividades do A-12.
Quando a base aérea terá o A-4 modernizado em definitivo? Lá ficam somente dois caças A-4 sendo um biplace. Alguma novidade sobre o andamento da modernização dos A-4 pela Embraer?
Demora tanto assim pra modernizá-lo ou existem problemas que afetam o andamento?
Parabéns pelas fotos e pela matéria!
Fotos excelente, muito obrigado!
Obrigado Lucas!
FA