Por Guilherme Wiltgen
O ponto alto da visita foi o encontro com o Sr. Hamad Al Marar (Managing Director CEO) do EDGE Group, que nos recebeu em seu escritório, inicialmente para um encontro previsto de 30 minutos que se tornou em 1 hora de uma conversa com um executivo visionário e que vê de forma muito clara o mercado de defesa.
Desde de 01 de fevereiro no novo cargo, Al Marar assumiu como CEO após quatro anos como presidente do cluster de mísseis e armas, onde supervisionou e dirigiu estrategicamente o desenvolvimento e as funções comerciais de quatro entidades deste cluster: Al TARIQ, CARACAL, HALCON e LAHAB.
Ele é o responsável pela direção comercial e estratégica do grupo, que possui mais de 55 entidades, com um portfólio de mais de 190 soluções e serviços, mais de 13.000 funcionários de 95 nacionalidades, presença em mais de 91 países e uma carteira de pedidos de mais de US$ 5 bilhões.
“O EDGE é muito diversificado e nós passamos, como vocês puderam ver através de munições, radares, cyber, espaço e segurança interna. Hoje, esses clusters têm mais de 13.000 funcionários e, por meio dessa consolidação, temos um grupo de cerca de 3.000 engenheiros que nos dá uma escala e sinergia muito boa para enfrentar muitos dos desafios de engenharia que podemos enfrentar no futuro.”, disse Al Marar dando uma visão do potencial da força de trabalho do EDGE.
Ele ressaltou a importância da parceria com a SIATT no MANSUP e no desenvolvimento do MANSUP-ER, o “assunto é maximizar o benefício em ambos os países e hoje temos um potencial muito grande entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Essa foi uma parceria muito bem sucedida no Brasil e agora vai, com certeza, beneficiar os engenheiros da SIATT na etapa final de montagem do míssil”.
Finalizando, Al Marar fez questão de mencionar os acordo com o Governo do Estado de São Paulo e com o Município de São José dos Campos.