Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
Durante a visita do Defesa Aérea & Naval a sede da Airbus Helicopters, em Marignane, nos foi apresentado o protótipo do H175M, matrícula F-WMXB, que está participando do programa New Medium Helicopter (NMH), das Forças Armadas do Reino Unido, que visa adquirir um novo helicóptero de médio porte para substituir os helicópteros Westland Puma HC2 e Bell 412 Griffin (Royal Air Force), e o Bell 212 e AS365 Dauphin (British Army). O H175M é o sucessor natural do helicóptero de transporte AS330 Puma.
Essa é a primeira vez que uma mídia especializada brasileira tem acesso a versão militar do comprovado helicóptero civil H175, amplamente utilizado pelo mercado Offshore no Mar do Norte, e que também está em uso no Brasil. Os editores do DAN foram recebidos pelo Sr. Gilles Arnaud, H175 Contract Manager, que nos apresentou toda a aeronave.
O H175M
Com uma capacidade de acomodar entre 12 e 16 Comandos de Forças Especiais, a cabine possui 12 m³, perfeitamente adaptada ao transporte de tropas, ergonomicamente projetada para acomodar os soldados em assentos crashworthy dobráveis, grandes portas laterais que facilitam o rápido embarque e desembarque e pontos para instalação de barras para Fast-Rope, em ambos os lados da aeronave, além do Guincho (Hoist) elétrico.
O espaço de carga interno é de 2,3 m³, o que proporciona o amplo acesso aos equipamentos adicionais sem sair do helicóptero, caso seja necessário. Essas características o transformam em um eficiente vetor de transporte e de missões Aeromóveis.
A ideia de usar o H175M é baseada no uso de helicópteros menores, portanto mais baratos e mais fáceis de manter em comparação aos pesados, operando de forma simultânea em várias localizações distintas, beneficiando do seu impressionante raio de ação de quase 300 milhas náuticas, com uma autonomia próxima das seis horas de voo, sem prejudicar a sua capacidade de transporte.
O H175M pode ser empregado em diferentes missões:
- Transporte de Tropa
- Missões Aeromóveis
- Operações Especiais
- C-SAR
- CasEvac/MedEvac
O H175M também pode ser equipado com um sistema de Guerra Eletrônica (EW), sistema eletro-óptico (EOS), receber blindagem e ser armado com metralhadoras 7,62mm ou .50 nas janelas dianteiras ou nas portas laterais, para autodefesa ou apoio de fogo às tropas, o tornando totalmente adaptado aos modernos campos de batalha.
O H175M está equipado com o glass cockpit Helionix®, o que e reduz consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos. No caso do NMH, esse é um fator muito importante, pois atualmente todos os pilotos de helicópteros militares britânicos aprendem a voar nos Airbus H135 “June” ou H145 “Jupiter”, na Defense Helicopter Flying School (DHFS), responsável pela instrução de voo dos futuros pilotos da RAF, AAC e RN.
Os helicópteros de instrução britânicos também utilizam o Helionix, e essa padronização vai proporcionar benefícios, tais como a redução do tempo do ground school para o H175M, uma redução de 40% nas horas de voo, permitindo otimizar o orçamento para o cumprimento da missão primária do helicóptero.
Em 31 de outubro, foi anunciado que a Airbus havia passado com sucesso na avaliação de pré-qualificação. Assim o H175M está apto para a próxima fase do contrato de £ 1,2 bilhão do MoD (Ministério da Defesa Britânico).
Se o H175M for declarado vencedor do programa NMH, o helicóptero será fabricado em uma nova Instalação da Airbus Helicopters em Broughton, no Reino Unido .
NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao Sr. Gilles Arnaud e sua equipe pela atenção e gentileza em responder todos os questionamentos sobre o H175M.