Por Luiz Padilha
O grupo Safran foi criado a partir da fusão da Snecma e da Sagem. O grupo é especializado no segmento aeroespacial, de defesa e segurança. Em 2016, todas as empresas de grupo se reuniram sob um único logotipo e seus nomes históricos mudaram para refletir a marca Safran.
Ao longo dos anos a Safran desenvolveu o conceito de detecção de ameaças passivas EO-IRST, combinada com o Naval IRST (Infrared Search and Track) de ameaças positivas e envolvimento de armas com alta potência.
A vantagem do sistema combinado EO-IRST é o aumento da perfomance em detecção automática, reconhecimento, identificação, classificação e engajamento de armamento, tanto para ameaças simétricas quanto para as assimétricas.
O sistema Infrared Search and Track (IRST) Vampir NG possui sensibilidade e resolução para detecção de alvo de longo alcance e processamento de imagem aprimorado para rejeição de alarme falso em áreas de alta densidade.
Os modelos de alças optrônicas são PASEO NS, PASEO XLR, e VIGY 4. Todas possuem capacidades para detectar ameaças simétricas, como: caças há mais de 40km; mísseis Sea-skimmer entre 10km e 30km (sub/supersônico), em modo passivo complementando o radar do navio e seu CMS. Para ameaças assimétricas, as alças detectam pequenos UAVs a poucos quilômetros de distância, pequenas embarcações há 12km e um pequeno bote há 8km. Neste caso, pode-se através do rastreamento, executar ou não o tiro contra a ameaça ou usar efetores não letais.
Acima, vemos a opção adotada pela Marinha do Brasil para equipar as futuras fragatas Classe Tamandaré. Essa alça é um dos modelos mais modernos existentes no mercado e, certamente dará as nossas fragatas uma grande capacidade de detecção.
As imagens abaixo mostram bem a capacidade do processamento de imagens que o sistema em conjunto consegue realizar.
Um produto, duas funções: vigilância panorâmica noturna e diurna com capacidade de controle de tiro em um grande espectro de aplicações. A VIGY 4 será uma das estrelas da Safran na Euronaval 2022, quando poderemos saber mais sobre suas qualidades.
Testada no mar, possui produção em série e é de fácil integração. ITAR Free é um dado muito importante para futuros clientes. A VIGY 4 possui câmera de TV colorida, incluindo o modo de baixa luz, MWIR com zoom contínuo e canal SWIR opcional.
EUROFLIR™ 410
Com mais de 1.000 sensores vendidos, O EUROFLIR da Safran equipa todo o espectro de plataformas: asa fixa, asa rotativa, UAVs e aerostatos amarrados. 100% testado em combate, o EUROFLIR equipa aeronaves de ataque Airbus H225M e a experiência de miras de direcionamento com designador a laser usado por forças da OTAN em condições operacionais no Afeganistão, Líbia, Mali e muitos outros países.
Apesar do sucesso, uma nova classe está surgindo buscando sempre um desempenho superior com arquitetura multiespectral inovadora, aumentando a sensibilidade e a qualidade da imagem em condições desafiadoras para observação e segmentação de alcance longínquos, dia e noite e qualquer clima.
O EUROFLIR possui 10 sensores que atuam simultaneamente trazendo recursos incomparáveis e funções incorporadas avançadas em um único LRU.
Com mais de 40 anos de experiência neste setor, a Safran desenvolveu experiência em todas as facetas desses produtos e continuam investindo em recursos de produção de componentes de última geração em cinco cidades na França. Poitiers, Montluçon, Paris, Fougeres e Dijon são centros de pesquisa e produção que garantem a qualidade superior do produto e a satisfação total do cliente.
Capacidades do EUROFLIR: Arquitetura multiespectral inovadora de alto alcance, capacidade de observação e direcionamento, dia e noite, todo o tempo, sem a necessidade de ferramentas extras para integração; harmonização e manutenção preventiva. Consciência situacional superior do ambiente tático, com função avançada de concessão de decisão para facilitar a operação e maior eficácia da missão. O equipamento permite a designação de coleta de imagens à noite + / – 10km, identificação de uma forma humana coberta a 10 km de distância e tudo Plug & Play.
Mastros Optrônicos
Os mastros optrônicos da Safran são mais seguros por não serem penetrantes, ou seja, operam fora do casco de pressão do submarino, garantindo um ambiente totalmente seguro e evitando colisões de qualquer tipo de navio de superfície com a detecção de detritos flutuantes, mantendo-se oculto. O mastro optrônico permite avaliação da situação de curto e médio alcance.
Principais tarefas dos sistemas visuais
A detecção precoce automática de alvos aéreos, de aeronaves de patrulha marítima a helicópteros de guerra anti-submarina, incluindo UAVs.
DRIL automático (Detection/Reconnaissance/Identification/Localisation) capaz de monitorar a performance de navios de guerra ou rastreamento de processamento de navios comerciais a longo prazo, com confirmação de contato do sonar na profundidade do periscópio (medição automática de faixa passiva por estadimetria).