Por Luiz Padilha
Uma visita a Airbus Helicopters nos faz voltar no tempo e relembrar minha visita a Marignane em 2014. Muita coisa mudou. A fábrica parece ter muito mais funcionários, algo fácil de perceber ao olhar para o estacionamento repleto de carros. Isso é muito bom, pois, apesar da pandemia de Covid-19, a indústria aeronáutica está se restabelecendo.
Como estávamos em grupo, só foi possível entrar no prédio onde estão sendo fabricados os helicópteros H160 e H175. Passamos em frente ao prédio do H225 e foi possível observar que a Airbus está com a carteira lotada de encomendas do modelo.
O Airbus Helicopters H160 é um helicóptero utilitário de médio porte apresentado formalmente na Heli-Expo em Orlando, Flórida, em 3 de março de 2015, para substituir os modelos AS365 e EC155 na linha da empresa.
O H160 possui um design inovador para oferecer aos clientes o mais alto nível de inovação, integrando até 68 patentes diferentes. A aeronave foi desenvolvida usando três protótipos e duas plataformas de teste para garantir o mais alto nível de maturidade antes da entrada em serviço.
Este helicóptero vem com recursos de segurança aprimorados e define um novo padrão para o conforto dos passageiros. As inovações incluem o conjunto de aviônicos Helionix desenvolvido pela Airbus para reduzir a carga de trabalho do piloto, o Fenestron® inclinado para maior carga útil e uma atitude plana em voo e pás de rotor Blue Edge™ com redução de som para operações mais silenciosas.
A aeronave com seu baixo consumo de combustível, custos de manutenção otimizados e velocidade de cruzeiro mais rápida abre caminho para a competitividade econômica quando comparado a outros helicópteros de sua classe. O consumo de combustível é reduzido em 15% em comparação com a classe anterior de motores para as mesmas operações, enquanto os custos de manutenção são reduzidos em quase 15% nas opções “fuselagem por hora” e “serviço por hora”.
Características do H160
- Velocidade de cruzeiro recomendada 255 km/h;
- Alcance máximo com tanques de combustível padrão 880 km;
- Tempo máximo em voo com tanques de combustível padrão 4h 30 min;
- Envelope de vôo (temperatura) -20°C a ISA +37°C limitado a 50°C;
- Altitude de vôo máximo 6.096 m;
- IGE de teto em pairar 2.835 m;
- Tripulação + passageiros 1 ou 2 pilotos + até 12 passageiros;
- Peso de decolagem máxima (MTOW) 6.050 kg;
- Carga útil até 2.000 kg;
- 2 motores Safran Arrano;
- Capacidade padrão do tanque de combustível 1.120 kg
VRS700
O VSR700 é um UAS multifuncional com tecnologia Airbus de ponta, projetado para operações terrestres e marítimas. De uma primeira capacidade de ISTAR. atualmente em desenvolvimento com o programa SDAM para a Marinha Francesa, o VSR700 foi projetado como um sistema para crescer, mas também para atender a uma ampla gama de missões terrestres e navais, à medida que seus requisitos se desenvolvem.
Possui capacidade embutida para tarefas desafiadoras de Serviço Público e Civil, por ser projetada com a experiência da Airbus Helicopters para atender ao mais alto nível de certificação civil.
Capacidades operacionais iniciais:
- Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) estendendo o horizonte do sensor mantendo 24horas de vigilância;
- ISTAR-ISR+Targeting – Marcação persistente de alvos Over the Horizon Targeting (OTHT), iInfiltração levando sensores em “perigosas” áreas contestadas;
- Assistência a danos de batalha;
- Radar eletro-ótico de busca a periscópio submarino
O VSR700 permite o uso combinado de 3 sensores (radar, um EoS e um AIS) permitindo dominar a situação tática com precisão, consistência e persistência.
A Airbus desenvolveu a versão armada do VSR700, capacitando-o a levar como armamento, foguetes guiados a laser, mísseis e torpedos leves, metralhadora ou sistemas de guerra eletrônica, visando a tarefas como escolta de forças especiais em área quente e ações antisuperfície, antisubmarina e ampliar a área de busca SAR.
Existe a previsão para uma versão CARGO, com o VSR700 carregando um pod no ventre com capacidade para até 300kgs.