Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
O Esquadrão HU-4 não realiza somente missões militares na região. Por ser de Emprego Geral, possui uma gama de tarefas a serem executadas, entre elas, destacamos a de combate a incêndios florestais.
O HU-4 pode ser requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, e para isso utiliza o “Bambi Bucket” (equipamento desenvolvido para combate a incêndios florestais) instalado no gancho de carga (Cargo Hook).
Este equipamento possibilita o lançamento de água sobre os focos de incêndios, visando a sua total extinção ou a redução da área do incêndio, para o trabalho das equipes de terra.
O treinamento visou o aprimoramento técnico do efetivo do Esquadrão diretamente envolvido com este tipo de operação, ou seja, os pilotos, o Fiel (que realiza o lançamento) e a equipe de apoio de solo, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades ligadas às táticas de combate a incêndio.
A operação consistiu na realização da captação de água em um lago na Área de Adestramento do Rabicho (AAR), que é uma grande área militar de uso do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário e muito utilizada pelo HU-4 em seus treinamentos.
Durante estes treinamento, é possível avaliar a efetividade de cada lançamento, onde são considerados vários fatores como o vento, a altura e a velocidade da aeronave. Outros fatores também influenciam diretamente na execução da missão, com a temperatura e umidade, impondo limitações técnicas as aeronaves.
Neste caso específico, operamos com 70% da capacidade, ou seja, 286,3 Litros, que correspondem a 318,3 Kg. A capacidade máxima do Bambi Bucket utilizado pelo Esquadrão é de 409 litros ou 441 kg.
A área de lançamento escolhida também se localiza dentro da AAR, e se encontrava devidamente isolada por homens da guarnição, para evitar qualquer tipo de acidente com as pessoas em terra.
A operação aérea com este tipo de equipamento requer vários procedimentos de segurança de voo, pois qualquer erro pode causar uma acidente aeronáutico com resultados catastróficos, como exemplo a colisão do equipamento contra áreas sensíveis da aeronave, como os rotores.
Para isso, alguns procedimentos são adotados durante a decolagem, restrição a velocidade durante o voo (quando vazio e cheio) e durante o pouso.
No retorno do adestramento, foi possível observar o procedimento de pouso, quando o “Gavião 53” baixou o Bambi Bucket no solo e se posicionou em voo pairado, mantendo o mesmo a frente e foi baixando lentamente até o toque.
Este procedimento também é recomendação de segurança do fabricante.