Por Luiz Padilha
O Defesa Aérea & Naval esteve no México para conhecer o ARM Reformador (P 101), futuro Patrulheiro Oceânico de Largo Alcance – POLA, da Armada do México. O navio, uma corveta DAMEN SIGMA 10514 se encontra em fase de acabamento, preparando-se para iniciar seus testes de mar em novembro deste ano.
A corveta SIGMA 10514 que visitamos é equipada com sistemas Thales NL (Radares e CMS Tacticos), e é a mesma plataforma que no Brasil, o consórcio DAMEN-SAAB (Radares e CMS 9LV), está oferecendo para a Marinha do Brasil dentro do programa CCT – Corveta Classe Tamandaré. Por se tratar de uma plataforma que poderá ser a nossa próxima corveta, a visita ao ARM Reformador foi muito interessante .
Após um voo de 1:30h da Cidade do México até o aeroporto de Ixtepec, seguimos para a cidade de Salina Cruz, estado de Oaxaca, para visitar o estaleiro Astimar 20 da Secretaria de Marina (SEMAR) e o ARM Reformador.
Já no estaleiro, fomos recebidos pelo almirante Mariano Valencia, diretor do Astimar 20, que nos deu as boas vindas e nos passou uma visão rápida sobre as características do estaleiro e do clima local, que neste dia em particular a temperatura oscilava próximo aos 30ºC com sensação térmica de 34ºC. O almirante Valencia nos disse que apesar de já estarem acostumados ao calor, em algumas ocasiões a temperatura bate na casa de 40ºC com sensação térmica de 45ºC, o que para o pessoal do DAMEN é um desafio.
Desafio que para Roberto González, gerente do DAMEN para o projeto POLA, não é tão desafiador, pois seu pessoal possui histórico comprovado na construção de navios em estaleiros locais e não pertencentes ao Damen, com clima semelhante.
Com um escritório muito bem organizado e bem próximo ao navio, Roberto cuida da programação junto a todos os representantes das empresas contratadas pelo DAMEN. Com todo o pessoal junto no mesmo local, o trabalho é otimizado, dirimindo atrasos.
SIGMA – Ship Integrated Geometric Modular Approach
É assim que o Damen denomina seu método de design e construção modular para mesclar produção e construção naval integrada, em um único processo.
O almirante Valencia nos apresentou o capitan de navio Pablo Cruz Loyo, encarregado do projeto POLA desde seu início, para junto com Ricardo van Lunteren do DAMEN, nos guiar pelo estaleiro e mostrar o navio.
O capitan Loyo nos mostrou o local onde foram construídos os módulos do navio, o dique que foi usado para a união dos módulos I e II com o módulo III fabricado na Holanda. Os módulos IV, V (fabricado na Holanda) e VI foram unidos posteriormente.
Externamente o navio se encontra em estágio de construção bem avançado, com os radares Smart S MK2 3D e o radar de controle de tiro Stir 1.2 MK2 da Thales, o sistema de comunicação interna/externa da Navantia, o sistema de Guerra eletrônica da INDRA, o canhão principal Bofors 57mm, o RIM-116 RAM Block II da Raytheon já instalados e o local para a instalação dos berços dos lançadores do míssil Harpoon da Boeing, prontos para recebe-los.
Acessamos o navio pelo convoo, que está com o revestimento no piso, faltando apenas a colocação da grelha no centro para as aeronaves arpoarem durante o pouso. Seguimos ao interior pelo Hangar e como o navio está em fase de acabamento, encontramos dezenas de funcionários do Astimar 20 junto à técnicos do DAMEN trabalhando freneticamente em seu interior. Muitos sistemas já estão instalados internamente, e fomos a todos os locais possíveis como Passadiço, Centro de Operações de Combate (COC) , Centro de Controle de Máquinas (CCM), Camarotes, Cozinha e Motores (Diesel e Elétrico). O espaço para a enfermaria é bem amplo mas ainda não está montado.
Subimos ao Passadiço que se encontra pronto e verificamos a excelente visibilidade que o mesmo proporciona para a tripulação que o guarnecerá. Ambas as asas do passadiço são bem amplas proporcionando boa mobilidade para a tripulação, durantes as manobras que o navio executará, como suspender, atracação e fainas no mar em geral.
Ricardo do DAMEN nos apresentou uma característica importante do projeto, que é a colocação dos geradores de energia elétrica Caterpillar do navio, posicionados em um nível linear acima do motor diesel MAN. A razão é que mesmo em funcionamento quando navegando com o motor elétrico, o nível de ruído gerado é muito reduzido, o que na guerra ASW é fundamental.
O ARM Reformador não possui sonar de casco, mas será equipado com o sonar rebocado CAPTAS 2. Visitamos o COC e infelizmente não foi possível fotografar seu amplo interior, mas foi possível observar que o mesmo estava totalmente equipado com suas estações e 3 telas de 56″ de LCD, onde será possível ao comandante do navio ter de forma clara todas as informações disponíveis.
Da mesma forma não foi possível fotografar o CCM, mas o mesmo também já se encontra devidamente equipado com os consoles para o controle tanto de máquinas quanto de energia elétrica.
Solicitei conhecer os camarotes para ter uma ideia do nível de conforto que o navio irá oferecer a tripulação e os 3 que vi, eram bem confortáveis em tamanho e mobiliário, todos os que vi com banheiro próprio.
Na sequência passamos pala cozinha que já recebeu alguns equipamentos, todos protegidos por uma capa azul, e depois descemos mais um nível para conhecer o coração do navio.
Na praça de máquinas vimos os 2 motores a diesel de 20 cilindros MAN 20V28/33D STC, que irão impulsionar o navio até 28 nós de velocidade máxima. Em um outro compartimento temos 2 motores a diesel Caterpillar CAT 32 ACERT para geração de energia elétrica (o navio possui 4 no total) e os motores elétricos de 1.300KW que impulsionarão o navio a baixas velocidades. Os motores diesel e elétrico ainda não estavam acoplados as redutoras durante a nossa visita.
O capitan de navio Loyo nos ofereceu uma volta pelo costado do navio para fazermos fotos por outro angulo. Embarcamos em um pequeno barco, e nesta oportunidade vimos a porta de pôpa aberta por onde sairá o sonar rebocado Captas 2 da Thales.
Ao lado do navio o capitan de navio Loyo nos mostrou onde estão armazenados os equipamentos que ainda serão instalados no ARM Reformador, basicamente equipamentos de acabamento.
Encerramos nossa visita ao navio com a certeza de que a Armada do México terá em breve, uma excelente plataforma para poder cumprir um amplo espectro de missões, que certamente seus comandantes já estão programando.
Nota do Editor 1: Agradecemos à SEMAR e ao almirante Mariano Valencia pela gentileza em receber o Defesa Aérea & Naval, e proporcionar a realização desta reportagem.
Nota do Editor 2: Segundo informações recebidas hoje, o anúncio do vencedor do programa CCT, talvez não ocorra mais no dia 22/03 conforme foi informado ao DAN pelo Comandante da Marinha. Não há a informação de uma nova data.
Prezados Padilha e Wiltgen,
Agradeço pela matéria. Bastante oportuna. Rica em detalhes.
Parabéns.
Grande abraço
Obrigado Luiz Monteiro. Fazemos o possível para trazer artigos e informações fidedignas para nossos leitores. Por isso vamos na fonte e damos nome as mesmas.
Parabéns pela matéria, DAN. Muito legal. navio bonito!
Só corrigindo, se o MCP possui 20 cilindros, o modelo dele é o MAN 20V28/33D e não o MAN 16V28/33D.
Obrigado pela correção
Não tem como levar nada sério nesse país, vão adiar novamente o resultado do CCT.
Parece uma piada, acho que até o fim do ano sai o resultado.
LAAD 2019, duas semanas depois do anteriormente divulgado, te diz algo a respeito?
Padilha, excelente e muito oportuna matéria, parabéns.
Eu tb não sabia sobre o sonar rebocado nessa versão mexicana. É sabido que a proposta brasileira não conta com esse item, mas vc saberia dizer se as portas na popa existiram como padrão, o que permitiria com facilidade um upgrade futuro?
Quanto ao adiamento do resultado das CCT, vamos esperar uma posição oficial, mas é realmente desanimador…
Na proposta para a MB a Tamandaré terá sonar de casco, diferentemente da versão mexicana. A porta traseira acredito seja default no navio, o que permite a MB outras opções como optar pelo sistema Captar também, o que iria melhorar ainda mais as capacidades do navio na guerra ASW.
Decisão peculiar essa de não ter sonar de casco, apenas um rebocado (que, por sinal, é muito bom).