Por Luiz Padilha
Continuando nossa visita ao March Field Air Museum, Riverside-CA, fotografei mais aeronaves deste enorme museu, algumas que tiveram um papel muito importante no cenário mundial. Para quem não viu a 1ª Parte, clique aqui!
Boeing B-47E Stratojet
O Boeing B-47 foi projetado como um bombardeiro estratégico intercontinental após a segunda guerra mundial. Foi o primeiro bombardeiro a utilizar um projeto de asa enflechada, um trem de pouso de bicicleta e foi o primeiro bombardeiro a jato ordenado em grandes quantidades. A parte inferior de todas as aeronaves foi pintada de branco para desviar o calor das explosões nucleares. Os designers da Boeing testaram cinquenta posições de motores diferentes antes de colocá-las. O B-47 do museu é um modelo E número de série 53-2275. Foi fabricado pela Boeing Aircraft em Wichita, no Kansas, e entregue à força aérea em 14 de fevereiro de 1955. Ao longo de sua carreira foi designado para o Comando Aéreo Estratégico e baseado na Base Aérea de Andersen em Guam e na Base da Força Aérea de March.
O B-47E do museu foi recuperado em China Lake Naval/Air Weapons Station e levado ao museu em partes, sendo remontado em 1988 e entregue ao museu em janeiro de 1988.
Boeing B-52D Stratofortress
Projetado nos primeiros anos da Guerra Fria, o Boeing B-52 Stratofortress, com seus oito motores, foi concebido como um bombardeiro estratégico intercontinental de alta altitude, capaz de lançar ataques nucleares devastadores contra alvos dentro da União Soviética. Ao longo da Guerra Fria, o B-52 serviu como o terceiro elemento da defesa da tríade nuclear dos Estados Unidos, que consiste de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis balísticos lançados por submarinos e bombardeiros estratégicos.
No entanto, os B-52 nunca precisaram despejar uma arma nuclear em uma guerra. Recebendo modificações contínuas desde que entrou em serviço em 1955, as melhorias em operações de baixo nível, bombardeio convencional, alcance e sistemas defensivos e ofensivos permitiram ao Stratofortress desempenhar um papel importante em conflitos em todo o mundo. Desde as selvas sufocantes do Sudeste Asiático até os áridos terrenos baixos do Iraque, das densas florestas da Iugoslávia aos precipícios rochosos do Hindu Kush, a carga de 70 mil libras do B-52 apoiou as gerações de soldados americanos como um bombardeiro tático diretamente visando formações inimigas e rotas de abastecimento.
Um total de 744 B-52s foram produzidos pela Boeing em suas usinas de Seattle, Washington e Wichita, Kansas, antes da produção da aeronave ter cessado em 1962. Atualmente, 78 modelos B-52H ainda estão em serviço com a Força Aérea esperando que eles continuem até 2040. O B-52D do museu, número de série 55-0679, foi fabricado pela Boeing Aircraft, Wichita, Kansas e entregue à Força Aérea em 5 de junho de 1957. Durante o Conflito do Vietnã, voou 175 missões de combate em 41 meses a partir de novembro de 1966 para outubro de 1973. Em 1975, foi envolvido em um acidente durante um pouso na March AFB, que resultou em um esquis de asa quebrado, o que encerrou permanentemente sua carreira.
General Dynamics FB-111A Aardvark
A General Dynamics projetou o bombardeiro F-111 com geometria de asas variável, assim, o FB-111A serviu no Comando Aéreo Estratégico da Força Aérea dos Estados Unidos de 1968 até 1991. A aeronave no museu é um modelo A, número de série 68-245. Foi fabricado pela General Dynamics em Fort Worth, TX, e entregue à Força Aérea em 21 de setembro de 1970 estando no serviço operacional com as 509th e 380th Bomb Wings, Strategic Air Command até a aposentadoria em 1991 com 5.685 horas de vôo.
Martin EB-57B Canberra
O B-57B do March Field Air Museum, número de série 52-1519 é um daqueles sobreviventes raros. Começando a vida como um modelo “D”, foi entregue à Força Aérea em 29 de março de 1955. Durante sua vida operacional, serviu com o 8º Esquadrão de Bombardeio Tático, unidades da Guarda Aérea Nacional em Kansas e Kentucky, unidades PACAF em Clark AB, Filipinas e Phan Rang AB, Vietnã. De 1969 a 1972, 52-1519 foi armazenado no “boneyard” em Davis-Monthan AFB, AZ. Em 1973, foi convertido em um EB-57B para um papel de Medição Eletrônica de Medidas (ECM) e voou com o 158º Grupo de Avaliação de Sistemas de Defesa da Guarda Nacional de Vermont de 1974-1981. Após 7.727 horas de voo foi para o museu de March AFB. Atualmente se encontra no March Field Air Museum por empréstimo.
Douglas EA-1E Skyraider
Este Skyraider serviu a bordo dos porta-aviões em toda a frota dos EUA. O BuNO 132789 chegou ao museu em 11 de maio de 2006, por empréstimo do Museu Nacional da Aviação Naval da Marinha dos EUA, Pensacola, Flórida. A aeronave em breve usará a libré de VAW-12 “The Bats”, um dos esquadrões aéreos de alerta da Marinha dos EUA.
Douglas A-26C Invader
Este A-26 é um modelo C s/n 44-35224 construído pela Douglas em Tulsa, Oklahoma e entregue à Força Aérea do Exército em 26 de março de 1945, sendo enviado para exterior em abril. Mais tarde, voou com o 4255º, 4160º e 4117º e os esquadrões de bombas 107 e 122. Em 1952, o avião foi designado para as unidades da USAF que operam a partir do Japão, o 13º Bomb Squadron e a 3ª Bomb Wing na Base Aérea de Kunsan, na Coréia, onde voou missões de combate. Em 1954, a aeronave voltou ao Japão antes de ser transferida para o armazenamento no Arizona, um ano depois, onde foi oficialmente retirada do inventário da Força Aérea em junho de 1958. Em 1981, A-26 44-35224 foi levado para a March AFB para inclusão no Museu. Em 1999, a aeronave foi restaurada e recebeu a pintura usada na Guerra da Coréia.
Cessna A-37 Dragonfly
O Cessna A-37 Dragonfly, ou Super Tweet, é um avião de ataque leve dos Estados Unidos desenvolvido a partir do treinador básico T-37 Tweet nas décadas de 1960 e 1970. O A-37 serviu com distinção durante a Guerra do Vietnã e em tempo de paz depois. Quase 600 A-37s – modificações de ataque do T-37 – foram construídas. Este A-37, S / N 71-0790, é de propriedade do March Field Air Museum.
Vought A-7D Corsair II
Este A-7D, s/n 69-6188, foi fabricado pela Ling-Vought, Dallas TX e entregue à USAF em 1 de junho de 1970. Este A-7 operou no 58th Tactical Fighter Wing (TAC), Luke AFB AZ, no 355th Tactical Fighter Wing (TAC), Davis-Monthan AFB, no Lowry Centro de Treinamento Técnico (ATC), Lowry AFB CO. A aeronave tinha apenas 1.777 horas quando foi aposentado. Em 14 de maio de 2002, o A-7D chegou transportado por caminhão vindo do Colorado.
Northrop YA-9A
Projetado por Northrop em meados da década de 1970, a Avião de Ataque Terrestre YA-9 foi desenvolvido em resposta a um pedido da Força Aérea dos EUA para uma aeronave de apoio aéreo robusta e capaz de destruir os tanques soviéticos mais pesados e os veículos blindados. Concebido como um “tanque voador”, o A-9 foi projetado com sistemas de controle de voo redundantes e blindagem de liga de alumínio de 1,25 a 2,5 polegadas de espessura, protegendo todas as áreas vitais, o a A-9 poderia suportar múltiplos ataques diretos de canhões antiaéreos soviéticos de 23mm. As doze estações de armas poderiam transportar quase todas as combinações de artilharia no inventário da Força Aérea. Infelizmente para a A-9, seu competidor na seleção de ataque terrestre foi o agora lendário Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II.
Apenas dois protótipos YA-9A foram construídos pela Northrop, números de série 71-1367 e 71-1368. Juntos completaram 123 vôos, totalizando 146.0 horas de vôo durante a seleção de aeronaves de ataque terrestre. Após a decisão, a Força Aérea da U. S. não teve uso nem interesse em nenhum dos dois YA-9As, e eles foram transferidos para o NASNE Dryden Research Center antes de serem completamente aposentados do serviço em 2 de abril de 1973. Ambos os YA-9A ainda existem hoje. O March Field Air Museum está com o s/n 71-1368 em exibição e o 71-1367 está na Edwards AFB.
McDonnell Douglas TA-4J Skyhawk
Esta versão do A4 Skayhawk era uma versão de treinamento usada como “Agressor”, para que os pilotos de A-4 treinassem as técnicas de combate aéreo com os pilotos de F-18 e F-14 e também adversários com bombardeiros da USAF e Forças aéreas estrangeiras. Esta aeronave foi um dos últimas Skyhawks ativas no serviço. Seu último vôo foi 24 de abril de 2003, voando de NAS Roosevelt Roads, VC-8, Porto Rico, para o March Field Air Museum.
O museu nos reserva algumas agradáveis surpresas como as aeronaves russas que tive a chance de fotografar.
Mikoyan-Gurevich Mig-15 “Fagot”, Mig-17 “Fresco”, Mig-19 “Farmer” e Mig-21 “Fishbed”
Esta linha de caças russos Mikoyan-Gurevich estão lado a lado no museu e devido as intempéries nem todas estão com uma boa aparência. O Mig-23 “Flogger” do museu se encontrava em restauração e preferi não fotografa-lo, pois além de estar longe das demais das demais aeronaves, sua aparência não estava a altura para uma foto.
Republic F-84C Thunderjet e F-84F Thunderstreak
Como um descendente do P-47 Thunderbolt, o F-84 Thunderjet era um bombardeiro de combate e foi o último caça subsônico de asa reta produzido pelos EUA. Este F-84 s/n47-1595 foi entregue a Army Air Force em dezembro de 1948. Serviu no Aerospace Defense Command and Air Training Command até 1953. O F-84C do museu foi usado como aeronave de treinamento no Glendale College, Glendale, Ca., sendo doado em 1982 ao March Field Museum.
O F-84F “Thunderstreak”, uma modificação do F-84 “Thunderjet” foi utilizado como bombardeiro subsônico pela USAF. Armado com seis metralhadoras M-3 de calibre 50, 24 foguetes de 5 polegadas e 6.000 libras de bombas, o Thunderstreak foi projetado para atacar alvos terrestres e interceptar bombardeiros soviéticos a grande altitude. Restaurado pelos voluntários do museu, o F-84F usa a pintura do Wing Commander desde sua primeira tarefa ativa com a 12th Strategic Fighter Wing, Strategic Air Command, Bergstrom Air Force Base, Texas.
North AmericanF-86H Sabre e F-86L Sabre
O primeiro caça de asas enflechadas da USAF, o F-86 Sabre tornou-se uma lenda da aviação nas mãos de pilotos habilidosos dos EUA no célebre céu contestado de “MiG Alley” durante a Guerra da Coréia. Projetado no final da Segunda Guerra Mundial, o primeiro protótipo dos F-86 não chegou até 1947, permitindo que a equipe de design dos EUA aproveitasse os dados técnicos alemães capturados relativos às vantagens dos projetos de asas varridas em jatos de alta velocidade. Alimentado com um turbojato General Electric J47 e armado com seis metralhadoras calibre .50, entrou em serviço em 1949. No final do conflito, os Sabres da USAF tinham o crédito de 792 MiG-15 destruídos contra a perda de 78 F-86, uma surpreendente taxa de sucesso de dez para um. Com 7.800 aeronaves F-86 fabricadas entre 1949 e 1956, e mais 1.815 construídas no Canadá e na Austrália por um total de 9.615, o F-86 foi, de longe, o caça do bloco ocidental mais produzido de todos os tempos. O F-86H do museu s/n 53-1304 foi entregue à Força Aérea em 8 de abril de 1955. Armado com os quatro poderosos canhões de 20mm, o modelo “H” 53-1304 usa a laranja brilhante de sua primeira atribuição em abril de 1955, do 413º Fighter Day Group, Tactical Air Command, George Air Force Base, Califórnia.
O F-86L do museu, s/n 50-0560, foi entregue à 3555th Fighter Training Wing da USAF em dezembro de 1952 como modelo “D”. Três anos depois, 50-0560 foi transferido para Norton AFB, Califórnia e aposentado. Usado como uma exibição estática no Parque Oro Grande, o avião foi recuperado e restaurado pelo March Field Air Museum em 1996. O F-86L 50-0560 está atualmente exibido a pintura da 3555th Combat Crew Training Wing, sua primeira atribuição como modelo ” L “.
Northrop F-89J Scorpion
Apelidado de “Flying Vacuum” por causa de sua entrada de ar baixa, o F-89 Scorpion ingeria quaisquer objetos soltos que cruzasse seu caminho na pista. Uma tentativa de colocar telas sobre as entradas falhou quando, em altitudes elevadas, o gelo se formava sobre elas fazendo os motores terem flare out. Projetado como um caça de ataque ao solo, o Scorpion foi o primeiro interceptador dos EUA armado com mísseis ar-ar nucleares e o primeiro avião a disparar um míssil nuclear AIR-2 Genie em 19 de julho de 1957. O F-89J s/n 52-1949, foi entregue à USAF em 1954. Serviu no 132th Fighter Croup (ANG), Des Moines AP IA até maio de 1969. Em junho de 1981, foi transportado por caminhão para o museu.
North American F-100C Super Sabre
Este F-100 do museu é um modelo C, s/n 54-1786 entregue à USAF em 1955. Serviu Unidades de Comando Aéreo Tático de setembro de 1955 até agosto 1964, quando foi designado para a Guarda Aérea Nacional. De junho de 1968 até junho de 1969, ele voou na Tuy Hoa AB, no Vietnã, e depois retornou a uma unidade estadual da Guarda Nacional de Estados Unidos até maio de 1974. O 188º Esquadrão de Combate Tactico da Guarda Nacional Aérea do Novo México foi onde encerrou sua vida operacional. Armazenado em Davis-Monthan Air Force Base, AZ, em 22 de abril de 1974. Em março de 1981, o 54-1786 foi trazido de caminhão para o museu por nossos dedicados voluntários. O esquema de pintura exterior com cauda “SM 486” foi concluído em julho de 2004.
McDonnell F-101B Voodoo
O F-101 VooDoo foi encomendado pelo Comando Aéreo Estratégico em 1951 como um interceptador de longa distância para escoltar os B-36. O F-101 era capaz de carregar o arsenal americano de mísseis ar-ar nucleares e bombas. A versão de reconhecimento do F-101 foi a aeronave que forneceu muitas fotos durante a crise dos mísseis cubanos em 1962. O Canadá também usou o F-101 como seu interceptador principal até o início dos anos 80. O modelo B era um interceptor de dois lugares para todos os tempos, mas não carregava nenhum canhão interno. Em vez disso, uma baía de mísseis rotativos para três mísseis ar-ar AIM-4 Falcon. O F-101 no museu é um modelo B s/n 59-418.
Convair F-102A Delta Dagger
O F-102 Delta Dagger foi o primeiro interceptador supersônico operacional, capaz de voar a Mach 1, na USAF. Fabricado pela divisão Convair da General Dynamics em San Diego-CA, o design exclusivo da asa em delta encontrou sua inspiração na tecnologia desenvolvida por cientistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Entrou em serviço em 1956 durante o auge da Guerra Fria, e suas capacidades de voar em altas altitudes e em alta velocidade, forneceram uma solução efetiva para a ameaça da força maciça do bombardeio soviético.
Delta Daggers, mais comumente conhecido como “Deuces”, tiveram uso operacional no Sudeste Asiático de março de 1962 a dezembro de 1969 onde seu principal papel era atuar como interceptador de defesa aérea e em uma missão adicional como escolta para bombardeiros B-52 Stratofortress. Um único F-102 foi perdido para um MiG-21 norte-vietnamita no combate ar-a-ar; catorze outros ficaram perdidos por uma combinação de incêndio terrestre e acidentes. O F-102A do museu, s/n 56-1114, entrou no serviço ativo em maio de 1957 voando com o 52nd Fighter Group no Suffolk County AFB, NY, o 79th Fighter Group, Youngstow, OH e com o 1st Fighter Group, Selfridge AFB, MI. Em dezembro de 1960, a aeronave foi transferida para o 11º Grupo de Combate (ANG), Sioux Fall, SD e finalmente para o 114º Grupo de Combate (ANG), Fresno, CA. onde foi aposentado em 1970 e foi armazenado em Davis-Monthan AFB, AZ. Em outubro de 2000, a aeronave foi restaurada para exibição no museu.
Continua em: DAN visitou o March Field Air Museum na Califórnia – 3ª Parte
Eita Padilha, *EDITADO* vendo isso de perto hein?
Parabéns!!!
Belo trabalho
Bialisk obrigado pelo elogio, porém, peço que não use mais os termos utilizados que editei. OK?
Desculpa Padilha!!! Sei que entendeu o humor.
O trabalho, digo novamente, focou fantástico.
Uma visita dessas deve render material pra bastante coisa interessante.
Parabéns pelo trabalho sério que você faz.
Guenta que tem 3 e 4 partes chegando.
Uma história rica em exemplares e modelos de seu tempo. E construídos às centenas, atuantes em suas épocas. Lembro de alguns em modelos da Revell em escala…
Excelentes fotos.
Mas me dá uma gastura vê-los neste areião!!
Dizem que ali não tem como ocorrer a corrosão, mas o calor é insuportável.