Grupo E.C.A
O Grupo E.C.A. é uma empresa sediada na cidade de Toulon – França, que projeta e fabrica sistemas robóticos inteligentes para reduzir a exposição dos seres humanos em ambiente hostil e perigoso há vários anos. O Sr Valentin Hanns, Diretor de Vendas e Exportação em sua palestra informou que mais de 20 diferentes Marinhas utilizam os equipamentos do Grupo E.C.A. que está no mercado há 40 anos, com mais de 45.000 Minas destruídas.
O perigo está sempre presente para os navios de superfície como podemos observar na ilustração abaixo. Diferentes tipos de Minas podem ser utilizadas bloqueando a navegação e infringindo pesadas perdas, sejam militares ou econômicas.
A empresa possui várias opções para cada tipo de necessidade em termos de detecção e destruição de Minas.
Dentre os vários equipamentos utilizados pelas marinhas clientes do Grupo E.C.A., estão o INSPECTOR e o K-STER.
O INSPECTOR é um Drone marítimo remotamente pilotado com capacidade de realizar várias funções de Guerra de Minas.
O K-STER é um veículo de eliminação de Minas equipado com uma cabeça inclinável para visar o alvo e elimina-lo. Sua arquitetura única garante inigualável performance em termos de capacidade e estabilidade, pairando em águas turbulentas. Comando de fácil utilização e controle de software simples, com piloto automático.
Abaixo alguns clientes do Grupo E.C.A.
Para o Grupo E.C.A., os AUVs são as melhores plataformas para atuar na Guerra de Minas em áreas extensas, produzindo resultados rápidos e evitando a exposição do homem em ambientes hostis.
ATLAS ELEKTRONIK
O gerente de produtos de Mine Countermeasures da ATLAS, Sr Jens Kohlscheen, em sua palestra destacou a larga experiência da empresa no teatro de Guerra de Minas. A ATLAS possui sistemas que equipam Submarinos, Escoltas, Navios Caça Minas, AUVs desempenhando funções na área de Guerra Anti-Submarina, de Comunicação e na Segurança de Portos.
Na área de Guerra de Minas a ATLAS possui um produto campeão de vendas, o SEAFOX, um veículo guiado por fibra-ótica utilizado para eliminação semi-autônoma de minas navais e outros artefatos explosivos encontrados no mar. Ele é capaz de mudar automaticamente sua posição anterior, se dirigindo a novos objetos submersos em poucos minutos com o sonar integrado.
Estes novos objetos podem ser identificadas utilizando a câmara CCTV bordo e eliminado através do uso de uma carga de grande calibre embutida. O SEAFOX reduz significativamente o tempo de eliminação aumentando o ganho operacional. O sistema foi totalmente qualificado para fins militares e foi introduzido em grande número em várias marinhas. É destacável a partir de uma ampla gama de plataformas de transporte, incluindo os navios dedicados de MCM, Escoltas, embarcação de oportunidade, barcos de borracha e helicópteros.
No vídeo acima é possível a atuação do SEAFOX com correntes marítimas simuladas, onde ele obtém sucesso em todas as investidas contra uma Mina, e esta é uma das razões para a ATLAS já ter vendido mais de 3.000 SEAFOX para diferentes Marinhas.
A ATLAS possui equipamentos instalados em diferentes tipos de navios Caça Minas em mais de onze Marinhas.
Um dos mais de 90 sistemas instalados nas Marinhas, está o sistema Sonar ATLAS-HMS-12M que entrega aos clientes resultados excelentes, localizando Minas e outros objetos de difícil detecção.
A ATLAS oferece plataformas dedicadas com ferramentas modulares de MCM com abordagem logística simples e de fácil manuseio, ressaltando que tudo o que foi exposto é real e não apenas no papel.
Concurso de Artigos Científicos
Durante o simpósio, ocorreu a entrega do prêmio ao 1º colocado do Concurso de Artigos Científicos com o tema:
“Dificuldades, Adventos e Perspectivas no uso do Biomimetismo nas Contramedidas de Minagem”, e o vencedor foi o 1° tenente Mesquita, que recebeu seu prêmio das mãos do Vice-Almirante Viveiros, comandante do 2º Distrito Naval.