Por Luiz Padilha
O NAM Atlântico e a fragata Independência, atracaram no porto de Itajaí – Santa Catarina, e nesta oportunidade ocorreu a visita dos aspirantes do 2º e 3º ano da Escola Naval ao estaleiro thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), onde está sendo construída a fragata Tamandaré.
Durante a visita, os aspirantes tiveram a oportunidade de assistir a diferentes apresentações do programa Fragata Classe Tamandaré (FCT), e, assim conhecerem mais sobre o navio que, quando se formarem, estará sendo incorporado à Marinha do Brasil.
Visita
Infelizmente não foi possível fazer fotos da construção do navio, mas foi possível ver que o processo de construção está bem adiantado. Várias partes estão sendo preparadas para formarem os blocos que irão dar forma ao navio.
Batimento de quilha
Está previsto para o mês de março (23 ou 24), uma cerimônia de “batimento de quilha” que marcará a união do primeiro bloco da fragata Tamandaré. O sistema de construção do estaleiro tkEBS é feito com as partes invertidas, ou seja, de cabeça para baixo, o que facilita a instalação das tubulações nos blocos. Quando pronta, a mesma será colocada na posição definitiva para ser unida aos outros blocos que comporão o navio. O bloco que será unido na cerimônia, compõe a futura Praça de Máquinas Principal do navio.
A construção da fragata Tamandaré está ocorrendo dentro previsto e sua entrega em 2025 está mantida.
Na oportunidade, fizemos o registro dos aspirantes na porta do escritório técnico da EMGEPRON no estaleiro. A EMGEPRON está presente provendo apoio à Marinha do Brasil nos assuntos relacionados ao projeto, acompanhamento e a fiscalização da execução do programa, além de servir para a realização de reuniões gerenciais.