A Força Aérea Brasileira retomou os voos para o continente antártico e de maneira inédita empregou a aeronave C-105 Amazonas. Pela primeira vez, uma tripulação desta aeronave foi homologada para pouso no gelo.
Os militares do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV), Esquadrão Onça, realizaram nesta segunda-feira (25/11), a partir de Punta Arenas no Chile, o treinamento com a primeira travessia e pouso no continente.
O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região.
A Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 41 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente antártico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Fotos: Cap Cleber/1º/15º GAV
Bom ter a flexibilidade no uso dos meios aéreos , um feito esta operação com o C-105 Amazonas, uma operação que os próprios militares relatam que é de alto risco.
KC390 que deveria estar nesta missão , tem limitações para operar lá?
Sim a pista esta com restrição de peso, e para a operação do KC-390 será necessária uma autorização especial da FACH.
Belo pouso ,deu pra ver a suspensão amortecendo. Show !!!
top,
engraçado que a FAB colocou a foto/noticiar logo depois apagou ela
E a homologação do KC-390 lá, nada?
É a pergunta que não quer calar.