Por Leonardo Dutra
Os aviadores costumam encarar com humor ou estranheza a cobertura jornalística de alguns fatos da aviação comercial. Frases como “avião arremete e passageiros vivem momentos de terror,” ou “avião arremete após tentativa malsucedida de pouso -ninguém ficou ferido,” tem variantes encontradas na mídia.
Tais afirmações são curiosas porque a arremetida é um procedimento normal na pilotagem de aeronaves. É executada centenas de vezes no treinamento dos pilotos. Na operação habitual, é um procedimento que visa a segurança dos tripulantes e a salvaguarda do equipamento. Ou seja, na aproximação (final), não tendo absoluta certeza sobre as condições de pouso, o piloto arremete. Em regra, ele não arrisca um pouso que possa vir a ser malsucedido.
Neste mês de setembro a cobertura jornalística do decreto 8.515 pode ter cometido mais uma “arremetida perigosa” no espaço aéreo brasileiro. Para alguns veículos de comunicação, o decreto gerou “uma histeria geral.”
A norma foi publicada no dia 4 de setembro, causou variadas repercussões, e teve parte da sua redação retificada no dia 10 de setembro. Para o novo Art. 1º do decreto, “fica delegada competência ao Ministro de Estado da Defesa para editar [atos relativos a pessoal militar], permitida a subdelegação aos Comandantes das Forças Armadas.”
No entanto, o resultado da cobertura jornalística do tema, em tempos de livre expressão na internet, foi a construção de diversas previsões sobre o futuro das Forças Armadas e do Brasil.
Neste ambiente, pouco foi discutido sobre o efetivo conteúdo e impacto da referida norma. Foram escassas as análises e os juízos sobre do decreto 8.515 em relação à outras normas, como a LEI Nº 5.821, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1972 (Dispõe sobre as promoções dos oficiais da ativa das Forças Armadas e dá outras providências); o DECRETO Nº 107, DE 29 DE ABRIL DE 1991 (Regulamenta, para a Marinha, a Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972; o DECRETO Nº 3.998, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2001 (Regulamenta, para o Exército, a Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972; ou o DECRETO Nº 7.099, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2010 (Regulamenta, para a Aeronáutica, a Lei no 5.821, de 10 de novembro de 1972, que dispõe sobre as promoções dos Oficiais da Ativa das Forças Armadas).
Dito de outra forma, teriam sido bem-vindos alguns esclarecimentos de especialistas em Direito Militar publicados nos veículos de comunicação. Comentários que elucidassem o ocorrido para o público em geral, discutindo,desde sólidos parâmetros científicos e empíricos, a problemática encerrada pelo referido decreto. Artigos que trouxessem à tona efetivos problemas administrativos da carreira militar. Textos que enriquecem o entendimento sobre o tema.
No entanto, esta não foi a principal abordagem do fato. Permanecendo a discussão em torno de uma instabilidade das instituições brasileiras. Uma “histeria”atribuída às Forças Armadas, pouco condizente com a realidade destas Forças, uma vez que não é papel, atribuição ou costume da Marinha, Exército ou Aeronáutica a prática do histerismo.
Em última análise, buscou-se fomentar um cenário de instabilidade nacional sem, no entanto, discutir as bases desta inconstância.
Assim, em um mês de setembro aparentemente instável para o Brasil, esta coluna de Política Internacional desloca o foco para o ambiente nacional. Discute uma problemática mais profunda que as questões comumente debatidas nos veículos de comunicação. Ou seja, busca tratar de um elemento anterior a política e a economia.
Pois é possível conjecturar que a instabilidade brasileira é oriunda de um elemento central pouco debatido na mídia. Derradeiramente, tem origem nas características da sociedade brasileira, e em contrapartida, não advém exclusivamente de um determinado período recente da história, de uma personalidade ou de uma agremiação ideológica.
Porque enquanto é crescente o descontentamento de alguns indivíduos com os atuais rumos do Brasil,a sociedade brasileira não consegue conceber um projeto para a nação. Não esboça uma mudança em seus hábitos e características que propicie transformações significativas no destino do país.
Não há opções construídas pela sociedade do Brasil que sinalizem um 2030 ou um 2045 diferente do 2015 ou do 2002.Assim, como um pêndulo, esta sociedade caminha do céu ao inferno a cada 10 ou 15 anos. Construindo um Brasil que escolhe condenar seus filhos e netos a viver os mesmos problemas que hoje enfrentamos.
O Brasil experimenta uma democracia representativa nas últimas décadas. Ou seja, o povo escolhe um determinado grupo para representar os interesses do próprio povo. No entanto, a sociedade brasileira esquece frequentemente deste fato.
Pois, neste caso, é razoável conjecturar que a classe política brasileira representa a vontade da sociedade do país desde meados dos anos 1980. Ou seja, existiram 7 eleições para a cúpula política nacional desde 1985. Dito de outra forma, foram 30 anos em que a sociedade do país teve a chance de rejeitar o que poderia ser danoso para a nação.
No entanto, durante 30 anos, optou pela repetição dos mesmos erros cometidos em outras ocasiões da história. Assistiu (e assiste) inerte à deterioração econômica e social do Brasil, bem como, observa a degradação de estruturas fundamentais do Estado como o sistema educacional, de saúde, de segurança, entre outros.
Segue deste ponto que, enquanto o povo existir desde os mesmos elementos hoje constituintes da sociedade brasileira,será sempre possível mudar as cores e os nomes das ideologias partidárias no poder, contudo, dificilmente serão alterados os rumos do Brasil.
São notórios os êxitos obtidos pelo judiciário nos últimos anos na tentativa de amenizar o problema. Também é meritório o amadurecimento das instituições do Estado brasileiro como um todo nas últimas décadas. Entretanto, a sociedade que dá razão a existência destas instituições, em última análise, não demanda um destino mais equilibrado para o país.
Dito de outra forma, e voltando ao paralelo aeronáutico do início deste artigo, um piloto sentado no primeiro banco da esquerda de uma aeronave sabe de onde partiu, sua posição e situação presente, bem como, para qual aeródromo está se dirigindo.
É vital que um aviador tenha um destino (precisa pousar a aeronave) e saiba com precisão elementos como a velocidade, a altitude, o combustível disponível, a posição geográfica e a distância para o objetivo. Não conhecer estes elementos seria potencialmente desastroso para os tripulantes de qualquer aeronave de asa fixa.
Suspeito que a sociedade brasileira não sabe de onde decolou. Não conhece sua atual condição e posição e, igualmente preocupante, não tem um objetivo, uma rota traçada.
Se a sociedade brasileira fosse uma aeronave de asa fixa eu seria categórico: é um voo irresponsável, e o acidente é muito provável durante esta jornada.
Nota importante: Como apresentado neste ensaio, debater aspectos políticos, sociais e econômicos do Brasil de forma superficial pouco ajudam no entendimento destas questões. Assim, ao invés de debater qual cor partidária ou indivíduo é o melhor para desenvolver o país, vamos aproveitar este espaço para debater um projeto para o Brasil. Uma rota, um destino melhor (e possível) para a sociedade brasileira.
Amigos Bardini e Adriano,
Agradeço pelas palavras e fico muito feliz pelas congruências e pelas opiniões, que são recíprocas e verdadeiras.
Saudações.
Como se diz aqui no sul: Tirei o chapéu!
Paulo Moraes fizestes uma excelente observação do momento que estamos passando, e desafio qualquer participante ao contraditório do colega, pois a história da humanidade ensina e muito a evitar tropeços, e só seguir os passos certos e evitar os errados. Dizia uma professora sexagenária e sábia na universidade:” As revoluções todos sabem como iniciam, mas ninguém sabe como irão terminar.”
Então senhores, evitar confrontos pode ajudar e muito, e para iniciar deixar os preconceitos de lado é imperativo, pois esculachar paulistas ou gaúchos é referendar a ignorância que dá combustível ao que de mais decrépito e insano já existiu ou existe na história da humanidade, ao mesmo tempo carimbar ou rotular pensamentos só afasta a possibilidade de entendimento, sendo porém óbvio que uma minoria de pessoas adora rotular os outros, caindo na infantilidade de se autorotularem.
É chegado o momento de aprendermos o valor e preço das coisas em nossa sociedade, e entendermos que cada governante, por pior que tenha sido deixou o seu legado positivo para o Brasil, é só estudar um pouco a história do Brasil que veremos a possibilidade disto ocorrer, sobre os aspectos negativos de cada governante, simples, é só não repeti-los.
As ideologias, independentemente de seus matizes e vertentes jamais deveriam estar acima do ser humano, e a construção de nossa nação, em suas cores verde amarelas deveriam seguir esta afirmação, o caminho senhores será muito longo, penoso e difícil, pois ninguém amadurece sem sacrifícios, ainda estamos no jardim de infância, mas creio muito que chegaremos a faculdade nos formando com louvor, pois para quem conhece os povos e culturas do mundo sabe que os brasileiros são um povo especial e importante para a construção do saber da humanidade.
Esperança e fé!
Abraços e muita luz!
Discordo com o autor e com o editor em relação a falta de propostas. Pode haver alguma discussão sobre implementação, mas existem três vertentes claras atualmente:
– O grupo dos aproveitadores, herdeiros dos coronelismo que se aliou por seus interesses próprios ao Governo atual (Renan e sua turma). A esses interessa manter o Estado atual como ele é. Ao contrário do que diz a esquerda, fazem todos parte da base governista, pois são amigos do poder.
– O grupo da esquerda delirante, que se identifica e se une com movimentos e países a margem do direito internacional: bolivarianos, comunistas e pós-comunistas… Como despreza o mundo moderno, falhou miseravelmente na administração do país. Este grupo não compreende o funcionamento da máquina pública, da economia ou as relações internacionais. Se diz acima do bem e do mal, como uma sacerdotisa, mas é viciada, preconceituosa, perdulária e violenta.
– O terceiro grupo pretende integrar o Brasil na comunidade internacional, e não construir um bloco anti seja lá quem for. Reconhece a necessidade de manter as contas públicas em ordem e a responsabilidade no emprego de verbas. Ao contrário do que diz a esquerda tresloucada, reconhece o princípio da solidariedade social, mas também o dever das pessoas de agirem por si mesmas e não dependerem do estado para tudo.
Por incrível que pareça, o terceiro é o maior grupo, mas que se calou por anos pela gritaria da esquerda ou foi enganado por promessas mentirosas. Podem haver debates sobre os caminhos, mas o desejo de todos é criar um país moderno, laico, globalizado, eficiente e justo.
Sei que muitos dos que leem esse blog compartilham esse sentimento. Faço um apelo para retomarmos os rumos do nosso país e não deixarmos um pequeno grupo ensandecido o destrua.
O atual governo brasileiro é uma m………, simples assim!
Tentar defender os atos dos nossos atuais governantes é mais dificil que tapar o sol com uma peneira.
Muito interessante! São excelentes todas as linhas de raciocínios lógicos e pessoais de cada um expostos aqui, independentemente de concordar ou não.
Isto é democracia também, ou seja, expor suas opiniões e conceitos, mas verdadeiramente ouvir as críticas a seu respeito e a seus conceitos também. Se possível, debate-los com argumentação e fundamentos convincentes.
Mas tem pessoas que, por serem “donas da bola”, são inclinadas a não aceitar outras regras que não sejam suas. Querem impor seus interesses. Se perdem, não aceitam o resultado, e logo buscam motivos subjetivos para alterar os resultados. Não aguentam a pressão.
Vaidades, prepotências, autoritarismos e radicalismos. Esse país ainda pode acabar mal.
Outros países, que não conseguiram conciliar suas diferenças, tiveram ou tem seus problemas internos até hoje, como a Espanha, Irlanda do Norte, Iugoslávia, etc. Isso, só para falar de países mais desenvolvidos. É isso mesmo que podemos fazer? Racha nacional?
Estamos em outra época, e vemos que um PCC não se combate apenas com “mão de ferro”. No século passado, bastava enviar uma tropa para prender e ditar as ordens. Hoje em dia, essa metodologia vai gerar ou pode enfrentar muitos radicalismos e dificuldades. Mas, isso é opção de cada um. Cada cabeça, sua sentença.
Os EEUU, com todo seu aparato militar, não conseguem nada além de causar baixas contra radicalistas islâmicos ou contra narcotraficantes mexicanos, bolivianos e colombianos, os quais sempre se recompõe. Enquanto ocuparam o Iraque então… A mesma coisa foi a Rússia no Afeganistão (mesmo desconsiderando o apoio americano). Israel contra os árabes…
Como diria o poeta, “Gentileza gera gentileza”. Radicalismo gera radicalismo.
Todos tem suas próprias verdades, mas muitos gostariam que fossem as mesmas de todos, mesmo que neguem. Tecem opiniões radicais ou absolutas e, quando são alvos das mesmas, se indigna.
Atirar a primeira pedra… é complicado.
Infelizmente ou felizmente, as divisões entre Norte/Sul no Brasil, que estão intimamente ligada à divisão pobres/ricos, começam a fazer florescer as tensões e discursões.
Durante muito tempo a falta DA EDUCAÇÃO, a censura à conscientização da esmagadora maioria dos brasileiros humildes e a pouca educação fez com esse abismo se mantivesse sob controle. Não fosse as novelas e outros programas usados como meios de manipular os pensamentos coletivos; os jornais e noticiários ocultando e ou distorcendo os fatos e a realidade, há muito tempo esta tensão e questionamentos teriam surgidos.
Quais? Provavelmente, estamos vivenciando aqui.
Não dá para esquecer dos meios de distinção que os nazistas utilizaram para demonizar os judeus e os comunistas. Algumas formas presentes são muito semelhantes. Pregar ódio, culpar pela crise, desordem generalizada, corrupção e golpismo. Qual a diferença do ocorreu na Alemanha na década de 30? Estamos repetindo? Mas, tem gente que está copiando este modelo de marketing. Radicalismo vai gerar radicalismo.
O que estamos vivendo agora é um processo retardado e natural de amadurecimento da conscientização política e social. As pessoas humildes ainda estão aprendendo sobre seus direitos; sobre suas obrigações e direitos, morais e cívicos, entre outros. Suas capacidades de cobrar e reclamar. E ainda assim, ainda há muito que aprender. Seu início é reduzido e extremamente tímido.
Até o Poder Judiciário ainda precisa melhorar seus mecanismos interno de controle e auto avaliação. Não tenho dúvida que temos alguns ou muitos problemas existem em todos os Poderes, Instituições e Instâncias, com maior ou menor profundidade. Mas é assim que as coisas se acertam, até se chegar a um consenso e equilíbrio.
Passamos por vários escândalos, crises políticas e financeiras, no pós Collor. Também não considero como sensato, maduro e democrático se fosse radicalizado nesta outra época, quando um governo que atendia e representava uma parte da população, que não protestou na aquela época, protesta agora. Claro que há e havia muitas opiniões e representações da sociedade. Mas, por que se calaram naquela época?
Penso que, no Regime Militar (ao contrário do que pode parecer), antes de deixarem o governo, deveriam ter criado mais mecanismos legais de restrições IMPARCIONAIS contra os maus políticos (ficha limpa, por exemplo); criado Leis contra a corrupção, estelionato, contra demais crimes que estão poluindo nossa classe política e empresarial.
Deveriam ter dado mais educação, saúde, conhecimento de como são as engrenagens do processo eleitoral, as formas de controle e acompanhamento, assim como a importância disso.
Poderiam ter sido feito mais, ou não?
Alguns países, que são mais desenvolvidos, atingiram este nível social, político, cívico, educacional, de cidadania e econômico, após até séculos de história. Já viveram o que vivemos. Outros, nem assim.
A maturidade social, algumas vezes, foi precedida até às custas de muitas mortes, ou se quiserem pensar, até depois de uma revolução. Mas, no nosso íntimo, acho que isso não é desejável por ninguém. Ninguém que tenha noção do que é e das consequências.
Os processos estão no curso natural. Aguardar e aceitar os resultados finais é lícito. É democracia.
Rasgar a regra do campeonato e não aceitar o resultado, provavelmente, pode causar uma suposta “cura” muito pior que a suposta “doença”. Isso, para quem diagnostica assim.
Sr. Paulo Moraes,
Belo texto. Se muitos tirassem um tempo para lê-lo e posteriormente refletir sobre os pontos propostos, certamente haveria um ganho pessoal no tocante ao atual momento do Brasil.
Saudações ao colega.
Vejam o OBAMA, “nos podemos”, enquanto o PT saqueava a Petrobrás, o Dirceu ganhava 29 milhões para falar aos empreiteiros as mesmas abobrinhas que esse Gilberto fala, eles estavam mudando o mercado de petróleo mundial, com o gás de xisto. Aí a culpa é dos EUA ?!?! Realmente estamos sendo governados por Loucos e fanáticos. Após nove meses de crise, quais medidas foram tomadas ? Nenhuma ! Deve ser culpa dos EUA, também , kkkkkkkkkk Desculpa mas só rindo. Mas a coisa é séria, fica claro que se esse é o pensamento que estão vendendo aos idiotas seguidores dessa SEITA chamada PT. Bom, depois de nove meses sem nenhuma ação, realmente a primeira coisa que temos que fazer é DESTITUIR ESSA GENTE DO PODER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, PARA EVITAR ESTRAGO MAIOR.
Sr. Gilberto, por favor nome das pessoas e grupos e provas de que querem assassinar ou fomentam um golpe militar!
Gilberto Rezende……….
Para ti, minha pena……….e que tu volte a tomar teus medicamentos psicotrópicos, pois tão fazendo falta……..ou então é o desespero batendo à porta……vendo que, mesmo defendendo o indefensável, o castelo de cartas petralha está ruindo…….sem falar na dicotomia PT/coxinhas……seu mundo acha que só existe esses dois tipos de pessoas………ou é esquerda como eu ou é meu inimigo……….depois os outros é que sofrem lavagem cerebral………chega a ser cômico!
Gilberto Rezende já foi Barrado em sites como FBM e Poder Aéreo. Só faz destilar seu discurso patético, defendendo essa corja corrupta que governa o país e está nos levando, inexoravelmente, à falência……todos que são contra essa roubalheira são taxados dos piores adjetivos possíveis. Essa é democracia que ele e os de seu tipo defendem. Ou “pensa” (tenho dúvidas que essa gente tenha essas capacidades mentais) como eles ou é seu inimigo. Seus últimos posts aqui beiram a loucura. Quer defender o indefensável…..Sua sandice acha que o mundo se resume ao PT e seus arqui-inimigos coxinhas. Basta falar mal de seus “deuses”, como Lula, por exemplo, que torna-se instantaneamente em coxinha. Mesmo alguém que, como eu, não tem partido político algum e tem tanta aversão ao PSDB como ao PT….mas, todos seus contraditórios são taxados de coxinhas e todo tipo de adjetivo ofensivo.
Patético e cômico…….digno de pena………depois os outros é que sofrem lavagem cerebral…….pobre coitado!
Sr. Gilberto, faça um favor a mim, ao senhor, aos demais comentaristas e à Nação: defina quem está incitando um golpe militar e pede o seu assassinato e de outros. Encaminhe à Polícia e ao Ministério Público o nome das pessoas e grupos envolvidos nesse atentado à democracia e às leis, depois de torna-los públicos a nós.
Desenhando para o coxinha que se faz de bobo.
Pessoas que vão a Avenida Paulista e principais ruas do país com cartazes repetindo as bobagens infundidas na sua cabeça por empregados da mídia esgoto tipo Mainard, Merval, Sherazade e muitos outros iguais que a anos ininterruptamente fazem campanha política anti-pt aberta e são absolutamente CEGOS para qualquer mal feito onde se tenha plumas azuis de tucano no local, seja o metrô paulista, um helicóptero cheio de cocaína ou uma mansão na Avenue Foch em Paris. Procura umas fotos no Google e um comentários na internet tá cheio por aí. Pena que na hora de VOTAR eles tem perdido…
Senhor Gilberto,
Seus comentário são dignos de uma distorção e uma birra que esboça um desrespeito para com o próximo que fere diretamente a sua tão amada e defendida “democracia” pessoal.
Rebater seus comentários não agregaria em nada a uma nova produção de ideias e visões da atual situação brasileira, pois o senhor parece não ceder a uma discussão digna e respeitosa e que apresente pontos e argumentos que somem a discussão. O senhor prefere partir para o ataque pessoal, estratégia adotada por aqueles que se veem acuados intelectualmente, por ter sua “visão de mundo” sendo transposta por novas ideias, e ideias legais perante a lei e a democracia. Como fui ofendido por externar meus pensamentos digo que:
Carapuça nenhuma vinda do senhor me serve. Não faço parte de movimentos, sejam de direita ou esquerda, sendo que ambos apresentam ideias falidos e não externam a nova visão econômica e política que creio ser a ideal para o Brasil.
A aqueles que foram as ruas expor suas indignações, ou pedidos por mudanças e até mesmo o impeachment (que caso comprovada a maracutaia, será legal e aparado pela lei) merecem respeito, pois são tão brasileiros quanto o senhor, e tem o direito democrático de externar uma visão oposta a sua e sair as ruas para protestar.
Falar por experiência própria que o empresariado esta se lixando para o desenvolvimento do pais é a maior das infâmias pregadas pelo senhor. Demonstras a velha demonização daqueles que são a base de evolução de qualquer sociedade moderna. Primeiro que, para que uma empresa lucre, é necessário um país que lhe proporcione condições para tal. O Brasil, do PT, joga contra este fator, assim como outros jogaram. Segundo que quando uma empresa lucra, ela cresce, oferece mais empregos, onde se contrata maior numero de contribuintes, e alavanca-se o crescimento regional, com o consumo gerado pelos seus funcionários na região de entorno da empresa. Isso é crescimento e desenvolvimento. Terceiro, em busca de melhores salários, a população busca o desenvolvimento pessoal. Isso gera massa crítica e conhecimento humano para o país. E cuidar dos fatores ambientais proporcionam a empresas certificações como ISO14001 que são muitas vezes levadas em conta em contratos de compra e venda. Se o país cresce algo, é efeito do crescimento individual de empresas, que se interligam, criando cadeias de fornecimento e demanda, que desenvolvem o país.
Se o senhor possui um ódio para com os paulistas, não posso mudar isto, mas quando o senhor os julga por serem citados como a locomotiva nacional, não se esqueça, São Paulo é o estado brasileiro que mais produz riquezas a nação, onde ano passado produziu a bagatela de mais de 450 Bilhões de reais a pátria, carregando nas costas o sustento a todos os outros estados recebedores da nação que ficam justamente na parte vermelha do mapa brasileiro da política, e em contra partida, recebe para sua manutenção pouco mais de 26 Bilhões. Não sou paulista, mas até a mim, sulista, isto causa revolta. Não contra os estados do Norte-Nordeste, mas contra o descaso para com São Paulo.
Dizer que a esquerda brasileira hoje tem um discurso sectário não é errado. Pois estes pregam a luta de classes. Esta escrachado em seu discurso tal ideologia… A demonização daqueles que são brancos, ricos, estudados, etc…
Minha Brilhante solução nunca foi e nunca será voltar-se ao colonialismo distorcido por você que tenta me alcunhar de “traidor da pátria” por reconhecer que o modelo econômico e político conjuntamente com a manutenção governamental dos EUA funciona muito melhor que o nosso “modelo”, e se encaixaria bem ao Brasil, devido suas dimensões continentais, e que poderia trazer prosperidade a nação se COPIADO dando maior liberdade aos estados, enxugando-se o governo e comprimindo-o as funções básicas e necessárias a população: saúde, segurança, educação e manutenção do patrimonio público, onde se retiraria a corda no pescoço de todos nos brasileiros, diminuindo-se impostos e dando-nos maior liberdade.
Comprar uma passagem e ir a Miami? não tenho dinheiro para tal empreitada. E com esta inflação, é mais fácil mudar o Brasil do que comprar a passagem…
Se aqueles que tem uma visão diferente da sua merecem a alcunha de “louco”, parabéns, lembro-me que em cuba acontecia algo semelhante a aqueles que iam contra Fidel, ou contra Kim Jong IL na Republica “Democrática” da Coreia… Para não citar a velha mãe de todas estas republiquetas…
Só aqui no Brasil se argui “respeito democrático” a quem pede desrespeito às urnas sem qualquer fundamento se incita ao golpe as forças armadas e pede o ASSASSINATO de pessoas como eu defendem ideias de esquerda.
Se é lícito pedir isto a guerra civil está bem próxima…
A apologia do ódio começa a ganhar RECIPROCIDADE E ISONOMIA de tratamento.
Só dispenso aos coxinhas o mesmo tratamento que me dão à anos.
Cansei de ser bonzinho e educado. Coxinha falou bobagem é PAU DIRETO.
Parabéns pela tua atitude, esta é uma boa forma de esternar suas ideias e acabar com o grande problema do Brasil que é o debate imparcial. Evoluiremos muito se todos os que levam a política e a situação brasileira para sua visão pessoal agirem desta forma, tanto os sobre a alcunha de esquerda como os de direita.
O problema do decreto é que foi feito pela Eva Maria Chavion, ligada ao MST e secretaria geral do MD, quando o baiano estava viajando, havia uma comissão estudando esse decretro, mas ela aproveitou a viagem e mandou a Dilma assinar. O que se tem que fazer é revogar o decreto e demitir a Eva, somples assim, acabando com a celeuma, não se pode colocar pessoas desqualificadas e despreparadas para trabalhar em cargos altos, já basta o conselho de administração da Petrobrás que assina sem ler.
O projeto de Brasil apresentado pelo Gilberto Rezende à 1:39 é extremamente patriótico, agregador e vai de encontro às reais necessidades da nação.
Essa matéria, escrita por Leonardo Dutra, é uma cortina de fumaça com o intuito de desinformar as pessoas. É muito bom que esteja publicado aqui no DAN para que possamos tomar conhecimento sobre o texto e como proposto pelo editor, tentarmos discutir de forma construtiva esse assunto.
É um absurdo esta matéria culpar o povo brasileiro por todos os erros políticos, toda corrupção, todas as pedaladas fiscais e tudo de ruim que tem acontecido no Brasil nos últimos 30 anos. Esse texto apenas demonstra que o escritor da matéria ou é estupidamente mal informado (tal qual o povo) ou ele é mal intencionado no que escreve.
Concordo que é rotina os repórteres brasileiros falarem e escreverem bobagens sobre o que desconhecem, mas nesse caso, tudo indica que o reporter Roberto Stucker, que escreveu sobre o decreto 8515, estava bem orientado.
Quanto à proposta solicitada pelo editor, deixo aqui minha opinião pessoal:
Na política, a direita é o caminho para a esquerda, a grande maioria dos governos conservadores acabaram tornando-se socialistas e em consequência disso seus povos perderam grande parte de suas liberdades. As poucas excessões que eu conheço são a Suíça e Singapura (nem os EUA) que possuem constituições cuja natureza garante as liberdades e propriedades de seus povos. Mesmo tendo em seus governos muitos partidos de viés socialista, estes não conseguem dominar seus povos pois os políticos não os representa de forma absoluta e o povo tem o poder de rejeitar as propostas e leis que não lhes agradam. O poder realmente emana do povo.
O governo brasileiro tem um tamanho e poder gigantescose busca se responsabilizar cada vez mais por tudo que acontece na vida das pessoas. Um governo paternalista transforma seu povo em pessoas que não querem ter responsabilidade por seus atos e suas vidas, elas deixam tudo para o governo decidir e pagar.
Mais um problema é o fato que a grande maioria dos brasileiros (inclusive aqueles com nível superior) não possuem a mínima idéia que os direitos mais elementares de uma pessoa devem ser os direitos à liberdade, a propriedade e a vida.
Os brasileiros pensam que são livres porque não estão presos, pensam que liberdade significa não estar na cadeia. Quando um brasileiro tenta abrir algum tipo de negício ele paga uma pequena fortuna para o Estado e este leva meses para prestar o serviço pelo qual foi pago, isso se não tiver problemas devido à “problemas” com documentos que estão devidamente alinhados e acaba sendo obrigado a dar mais dinheiro ao funcionário estatal para que possa iniciar o seu negócio, o brasileiro não percebe que está sendo prejudicado em seu direito natural de empreender.
Existem vários casos de brasileiros que tentaram tirar seus passaportes e lhes foi negado por não estarem em dia com suas obrigações eleitorais ou de reservistas militares, e com isso perderam suas viajens. Sei que muitos dos senhores acham este fato justo e legal, porém isso é uma agressão à liberdade de ir e vir dos brasileiros, ninguém devería ser obrigado a “exercer a cidadania pelo voto” quando não o querem fazer, ninguém devería ser obrigado a se apresentar ao EB para “servir à pátria” se assim não o querem.
A questão da propriedade é muito mais fácil de explicar pois está na carta magna e no nosso código civil: O art. 5, incisos XXII e XXIII da CRFB/88 e art. 1228 e seus paragrafos resumem muito bem a condição do brasileiro em relação às suas propriedades, resumindo a idéia dessas normas, “é garantida a propriedade privada, desde que atenda à sua função social”. Certamente alguns bachareis em direito ou pessoas que entendam de direito acabem afirmando que o termo “atender à funcão social” não é nada demais, apenas significa que um imóvel destinado à residencia deverá ser usado para tal e não para uma indústria (por exemplo), porém nossos magistrados tem seguido o entendimento político que a propriedade privada deve “atender à função social determinada pelo Estado” e muita gente perdeu seus imóveis em troca de micharia ordenada por juízes que entenderam que esse é o entendimento correto.
Outro insulto ao direito de propriedade é a apreensão de imóveis e veículos por não terem pago IPTU ou IPVA, normalmente pensamos “se quer andar de carro pague o imposto” ou “uma pessoa que não para o IPTU não merece ter uma casa” (eu já ouvi isso). Ocorre que tomar uma casa ou um carro pela falta de um imposto que cujo valor é bem inferior que a do bem confiscado não é apenas injusto, isso é roubo!… e a vítima nada pode fazer pois o judiciário atua justificando e regularizando esse roubo. Eu pergunto aos senhores. Qual o nome da ação que se dá quando alguém te coage a lhe entregar algo que pertence a você?? Pra mim é roubo… Quanto aos impostos, se nem as Casas Bahia podem tomar os bens de seus clientes, porque o Estado pode??… O Estado obriga as Casas Bahia a parcelar ainda mais as dívidas de seus clientes, mas o próprio Estado não pode parcelar algum imposto atrasado??
Quanto ao direto à vida, em consequência de diversos fatores legais, acabamos tendo esse nosso direito natural ameaçado, vide a lei do desarmamento que restringe os cidadãos de possuírem armas de fogo em suas casas (sendo que na verdade são proibidos por ordens do Executivo) ainda são proibidos de as portarem, em consequencia disso (e outros fatores) somos gado encaminhado para o abate. O direito à legítima defesa é um dos mais importantes direitos que o homem possui, foi graças à ele que as sociedades antigas e modernas permaneceram firmes e floreceram (vide a história). Fomos doutrinados a pensar que apenas policiais e bandidos possuem armas.
Vou tentar resumir minha opinião afirmando que nenhum governo deve criar, limitar ou proibir nenhum direito natural das pessoas, todos nascem com direito à liberdade, à propriedade e à vida, porém nos últimos 30 anos os brasileiros foram doutrinados a enxergarem esses direitos de forma deturbada e achando que efetivamente os possuem agem como se tudo estivesse na devida ordem. O povo aceita essa condição e sempre vota nos caras errados porque estes mentem promentendo “segurança e prosperidade” aos seus eleitores, e depois de eleitos, o povo tem medo de fazer algo porque os governantes sabem explorar o medo das pessoas, eles ameaçam com instabilidade e crises.
O problema insolúvel de um governo intervencionista (socialista) é que, para garantir a estabilidade de uns, promove a instabilidade de outros, uns ganham e outros perdem. Quem paga seus impostos e vive honestamente paga a conta para quem vive das bolsas e ajudas fornecidas pelo governo, tem os cidadãos e empresários que pagam as contas e os partidários e alguns mega-empresários que apenas se beneficiam e se locupletam às custas dos justos.
Com relação à nossa economia:
Levaram nossa economia ao abismo e torraram todo o dinheiro público que a União possuía. Gastaram o nosso dinheiro como se fosse deles, emprestaram para países insolventes que também adotam regimes socialistas. Como remédio para a crise querem que nós paguemos pela dívida que eles criaram aumentando os impostos e as taxas de importação e exportação (entre outras aberrações fiscais).
Vou citar apenas o bom exemplo da Alemanha. No fim da da segunda guerra o nazismo (o “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães” foi o PT da Alemanha) criou uma crise financeira tão gigantesca que quando somada às proibições impostas pelos membros da Aliança levaram a Alemanha ao esgotamento econômico e eles foram incapazes de apresentar alguma recuperação econômica entre 1945 e 47. Eles eram proibidos de muitas coisas, suas indústrias só podíam operar entre 50 e 55% da capacidade de 1938. A inflação era tão grande que o Marco alemão praticamente não tinha valor. Os preços dos produtos e os salários dos trabalhadores foram congelados, o que só piorou com a inflação galopante, o resultado final foi o retorno à economia de escambo. Em 1948, Ludwig Erhard foi nomeado Diretor de economia. Ele era um homem inflexível e um vigoroso adeptp do livre mercado (um liberal clássico), propôs um plano para restaurar a economia que combinava uma reforma monetária radical em conjunto com uma completa abolição dos controles econômicos pelo Estado. Ele emitiu um novo marco alemão em uma oferta monetária extremamente reduzida (90% do valor existente), esse novo marco manteria um determinado valor e não seria inflacionado, se fosse necessário até perder totalmente o seu valor (era tudo ou nada).
Para que a reforma monetária funcionasse ele aboliu os controles que o Estado exercia sobre as empresas e os cidadãos, os salários puderam ser negociados (para mais ou para menos), os preços puderam ser ajustados de acordo com o mercado, a produção das empresas ficou liberada e as pessoas puderam empreender sem se ajoelhar para ninguém.
O General aliado Lucius D. Clay era diretor de política economica na Alemanha e alertou Erhart que “o controle economico militar não poderia ser alterado sem prévia permissão”, a resposta de Erhart foi curta e direta “Eu não alterei os seus controles, eu os aboli!”
No dia 19 de junho (sábado) as lojas estavam vazias, nenhum gênero para vender, na segunda-feira 21 de junho, como um passe de mágica, as lojas estavam abastecidas. O mercado negro de gêneros desapareceu. A produção e o comércio exercido pelos cidadãos fizeram o resto do serviço, sem restrições ou proibições e uma moeda economicamente confiável a economia alemã prosperou e em dois anos eles deixaram de ser o país mais miserável da europa e passaram a ser o país mais rico e próspero.
Em 2008 a bolha imobiliária afetou a todos os países da europa e o parlamento do Euro recomendou que os países membros que criassem uma auteridade fiscal através do aumento seus impostos e taxas para “estimular a economia”(?), Portugal, Espanha e Grécia (entre outros) seguiram à risca a recomendação, enquanto a Alemanha fez o contrário, reduziu os impostos e taxas além de reduzirem os gastos do governo. O resultado todos conhecemos devido ao seu sucesso econômico, a Alemanha está sendo punida através do envio dos impostos e taxas coletadas de seus cidadãos, que são enviados para os países europeus quebrados.
(existem vários outros exemplos que podería citar, mas vou citar apenas a Alemanha, pois já escrevi demais)
O que o Brasil pode fazer a esse respeito??
1- Realmente adotar o princípio da não-agressão e respeitar os direitos à propriedade, à liberdade e à vida das pessoas;
2- Realmente acabar com as medidas que restrinjam ou proíbam as pessoas de trabalhar e/ou empresariar;
3- Afastar-se de qualquer tipo de ideologia marxista, keynesiana ou gramsciana.
Parece simples e é simples, o problema é que nós engessamos as mentes de nosso povo e as leis da Nação através de uma constituição de viés socialista que é glorificada como a constituição mais “moderna” do mundo e toda essa modernidade apenas nos transforma em “escravos sem grilhões”!!
Amigo sobre a crise de 2008 a Alemanha é o joão-bobão da Europa, e a crise européia foi gestada em Washington. Os países europeus que burlaram o sistema econômico europeu só o fizeram com a ajuda OPERACIONAL de bancos AMERICANOS que transferiram para a Europa o esmo esquema da bolha imobiliária americana só que com instrumentos europeus.
Para quem tem um pingo de raciocínio econômico SABE que o VOLUME de dinheiro movimentado pela endividamento via bancos americanos dos governos de Grécia, Espanha, Itália, Irlanda e outros países que fugiram o controle monetário do Banco Central Europeu é simplesmente DEZENAS de vezes maior que o volume de recursos das instituições bancárias oficialmente participantes. O governo americano sabia e financiou estas operações que lhe interessavam em vários aspectos.
Para quem não entendeu, a crise européia foi estimulada por uma operação oculta de GUERRILHA ECONÔMICA patrocinada e VENCIDA pelo governo dos EUA para manter a Europa economicamente dependente dos EUA e militarmente dependente da OTAN evitando uma Europa muito independente militar e/ou economicamente.
Gilberto,
Sua análise foi está correta sobre a participação dos instituições estadunidenses na crise europeia. Junta-se a isso, os imensos fundos de investimentos que se utilizaram da frágil política de controle fiscal e econômica em Portugal, Irlanda e Grécia (comparada a outras nações do bloco), porém membro da UE.
Nesta jogada, até a Espanha e Itália caíram. Comparada com a dimensão e efeitos, chegou perto de ser mundial.
Se isso aconteceu coma Europa, imagina aqui no Brasil?
Quando um ESCÂNDALO veio a tona que instituições na INGLATERRA, incluindo o HSBC, City Bank, Chicago, Morgan, Chase, entre outros fundos de investimentos, artificialmente mantiveram o Real valorizado, apostando nos investimentos a receber pelo Brasil, arquitetando um golpe final após os especuladores financeiros dar “o estouro de boiada”, alguém denunciou o assunto?
Os Senhores sabem como este escândalo veio a tona?
S.Rocha,
Gostaria de lhe parabenizar pelo excelente comentário, e por externar estas ideias que vem prosperando em alguns brasileiros. Posso lhe garantir, por estar envolvido no meio estudantil, que estas suas ideias propostas são motivos de estudos e de debates por muito da nova geração.
Ao tempo que se veem recrutadores de ideologias Marxistas nas Universidades, como MST, CUT, espalhando seus pavilhões por cursos que tratam do social e humano da população brasileira existe o oposto despontando, principalmente entre aqueles que pretendem e se dedicam a ser os futuros empreendedores e desenvolvedores do país.
Sds ao colega.
A presidenta arregou feio. Foi só os militares engrossarem o tom que rapidinho Dilma afinou e abandonou o decreto bolivariano.
Depois os esquerdistas reclamam do ódio que a população os trata. Afinal o discurso racista e sectário que tanto propalam não ecoa numa população mestiça, na realidade. Desculpa aí quem se acha negro, ou branco de sangue puro, pois vocês não são, ok (alias nem na Alemanha de HITLER isso era verdade). O que eu acredito é que nosso pais precisa de mudanças, de A_Z. A começando pela constituição, que aquele, me desculpem, velho gaga do Ulisses Guimarães escreveu, a toque de caixa. O fato é que os MILITARES já voaram essa nave e caíram e se espatifaram no chão, os Coronéis do NE, com seu discurso populista também se estatelaram, no chão duas vezes, os Neoliberais também foram um desastre, e agora a esquerda ….. nem com todo dinheiro que nenhum dos outros tiveram, estão explodindo o pais em pleno ar, mais pela falta de comando e moral do que qualquer outra coisa. Para economizar o tempo de vocês e o meu vou resumir, COPIEMOS tudo dos EUA, a administração, justiça o sistema político, a constituição. IMITAR quem é melhor não é feio é uma OBRIGAÇÃO, só não imita quem é orgulhoso demais para aprender, com exemplo, vejam o JAPÃO, antes e depois da guerra. Valeu SIMPLES e direto. GD ABS a TDS.
Copiar qualquer coisa que venha do “irmão traidor do norte” é uma blasfêmia para muitos… Digno de apedrejamento em praça pública por “traição a pátria”…
No mais, concordo com o senhor… estamos falidos, e o modelo de governo de todos os mandatos e da “ditadura” nunca se encaixaram ao Brasil. E a meu ver o único país com dimensões continentais que tem um modelo “eficiente” e que proporciona liberdade a seus integrantes é o americano… Mas aqueles do governo preferem aplicar suas ideologias pessoais, defasadas social e economicamente, sendo que foram adquiridas três décadas atrás e pensadas no século passado baseadas em uma sociedade utópica e motivado por atingir-se essa tal sociedade promoveram-se as maiores chacinas e massacres da história da humanidade… E ao final da sangrenta busca pela utopia, estavam falidos…
Ano passado, o PIB brasileiro foi de 5,52 TRILHÕES de reais… É muito dinheiro e daria pra fazer muita coisa se estivesse nas mão de quem sabe investir com eficiência… Mas parece que quanto mais dinheiro, mais incham o governo e abraçam mais e mais “investimentos sociais” que distribui o peixe aos ociosos ao invés de criar a demanda por peixe e ensinar o pessoal ocioso a pescar e andar com suas próprias pernas… Criam o famoso ciclo da gratidão, que nos deixa amarrados as grandes ineficiências vistas nos últimos governos…
Sds ao colega.
Dívida pública de 300 bilhões e 50 milhões na miséria sem qq tipo de bolsa ou SUS.
Esquerda com discurso SECTÁRIO ???
Sectário quer dizer que não transige, vem de seita, intolerante e se aplica bem mais a direita meu caro. E tua brilhante solução é jogar o BRICS e o Mercosul para alto e aplicar um pedido de ser COLÔNIA de fato e de DIREITO dos EUA ??? Imitar os EUA ???
Pega uma passagem de ida para Miami e vaza louco…
Vá…..
Só rindo de você, a esquerda ADORA Miami, NY, Orlando, é onde a esquerda caviar vai se divertir e comprar o que o povao não tem acesso. E se vc tentar comprar pela internet a Receita vai te taxar e os correios perder a mercadoria, pra vc deixar de querer coisas que só a esquerda tem direito de ter. Esquerda adora carro blindado com motorista particular, jatinho, 1ª classe, praia particular, a diferença para o empresário é que esquerda usa dinheiro público saqueado e o empresário usa do seu trabalho.
Você é intolerante sim, você não tolera as opiniões alheias, veja no final de sua frase fica caracterizado sua intolerância, VAZA … Não aceita o diferente e nem busca as Pontes de entendimento, (isso é política) tenta desqualificar as opiniões dos outros. O que fiz foi uma simples proposta, por que lá funciona e aqui Não. Qual a diferença ? Por que o JAPÃO virou uma potência e nos continuamos nesse anacronismo ? Vamos !!!! Pense !!! Faça propostas, que é o que o AUTOR sugere. Sei por que você não propõem nada, exatamente pelo vácuo que existe em seu cérebro, preenchido pela LAVAGEM CEREBRAL de esquerda. Normal não o condeno por isso, afinal 98% da população é sujeito a isso. Por isso aqui ninguém consegue propor nada, com pede o AUTOR. Por que Lavagem Cerebral da direita também esta aí, infelizmente é isso, só 2% são livres e autênticos. E em CUBA todos que ainda estão vivos foram para MIAMI.
Como um problema desta magnitude….compativel com o tamanho e a complexidade da Nacao, seja abordado com tamanha “simplicidade”…Naif e sem base mesmo
Como se a solução dos problemas complexos da Nação brasileira pertencesse ou só pudesse ser abordado só pelos “Jênios” (com J mesmo) da elite brasileira…
So uma saida revolucao
Não pra ti tem outra, aeroporto e uma passagem só de ida para Miami…
É lamentável esse desacerto do Governo, não se brinca com a Defesa , Defesa é assunto sério.
Nenhum governo ANTES do PT foi mais sério com as forças armadas, as realizações dos últimos 12 anos falam por si.
O pessoal anti-pt tem de ter uma memoria seletiva para o passado e uma cegueira para a última década FENOMENAL para falar o tipo de abobrinha que o PT não leva a Defesa à sério ou que em algum tempo anterior algum governo fez mais pelos assuntos de defesa que este governo.
Esse Gilberto ainda ta nessa de achar que impeachment é golpe? haha tsc tsc
Como ele pensam somente outros 7%.
Que eu saiba, golpe é a prática tradicional da esquerda. Outra é: “Xingue-osdo que vc é, acuse-os do que vc faz.” frase atribuída a Lênin
Publicando notícia de jornal e fazendo escândalo na mídia impressa, televisada e digital corporativa é a mesma receita de GOLPE dada na Ucrânia com apoio Ocidental.
Querem repetir a receita ???
Problema do Brasil e mt profundo … nosso sistema politico atual e falido .viciado .. extremamente nocivo ao País .onde apenas ”eles’ os ”iluminados” controlam tudo …ditam regras onde quase sempre os únicos beneficiados são os próprios ……povão q se lasque .. democracia de fachada … apenas votamos pra alternar q quadrilha vai nos governar (ou famílias ) . nada nos corrompe/atrapalha mais q o famoso ”politicamente correto” …. sinceramente estou bastante triste com nossa situ atual … problema q vendo ,lendo e ouvindo .. parece n existir uma solução …num curto e nem médio prazo . … as mudanças q o pais precisa .. n irão cair do céu …. segue o povo sentado esperando …fazer o q …
”’Quando vc perceber q para produzir precisa de obter a autorização de quem n produz nada …quando comprova q o dinheiro flui para quem negocia não com bens ,mas com favores .quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência , mais que pelo trabalho , e que as leis não nos protegem deles ,pelo contraio ,são eles que estão protegidos de vc .. quando perceber q a corrupção é recompensada , e a honestidade se converte em auto sacrifício … então podera afirmar sem temor de errar … q sua sociedade esta condenada ””
Esse texto acima n sai da minha cabeça .. e bem resume nossa situ atual ,…. ou o pq dela
Argumento flácido de coxinha de direita descontente com a direção ou governo atual.
A “sociedade brasileira” não comanda e NUNCA comandou nada, nunca soube para onde ir, principalmente porque somos (e sempre fomos) uma Sociedade MAL educada (no sentido de pouco estudo para a MAIORIA DA POPULAÇÃO).
Quando um falso filósofo como Leonardo Dutra fala de “sociedade brasileira” está se referindo é àquela elite branca, bonita, rica, sarada e brutamontes que enche a Avenida Paulista com sua lógica de facismo social e racista. Que adora a Globo e lê um dos vários veículos da Mídia Esgoto paulista impressa.
O Povo ELEITOR, seja da Sociedade ou à margem dela, elege um projeto político nas ELEIÇÕES e o Presidente Eleito é que comanda a aeronave e DEFINE os rumos.
Se o ILUSTRE articulador ACHA que existe outro meio diferente, provavelmente esteve fazendo selfie com os golpistas da Paulista com os PMs…
Muita renda no texto, noves fora, mais um querendo dizer que o povo não sabe votar e que o governo atual tem de ser derrub,,, mudado….
Leonardo perdeste boa oportunidade de dizer algo NOVO. Espere 2018 e vote novamente….
A tal elite branca, bonita, rica, sarada a que você se refere, que teve estudo e uma educação maior do que a média brasileira, que é composta as vezes por grande parte de empregadores desta nação, aqueles que são os responsáveis pelo verdadeiro desenvolvimento do Brasil e de sua economia assistencialista que demoniza o empresariado por querer melhores condições de desenvolvimento deve ser deixada de lado, não pode ser ouvida, ou nem mesmo considerada nas decisões dos rumos da política nacional, seja no aspecto social ou econômico? Horas… e dizer que o atual governo tem um projeto político é uma inverdade tão grande quanto os rombos causados pelo mesmo aos cofres públicos. Tivesse tal planejamento em mãos e não estaríamos enfrentando o que se enfrenta hoje. Mas, não… tudo é culpa da elite branca, rica e bonita que gosta de coxinha e que esta minando o governo e seu “projeto de poder” que foi eleito pelo povo, que acreditou na propaganda bonita da TV e na “distribuição” de benefícios que tiraram milhões da “miséria”…
Senhor, se gostas de pão com mortadela, nada lhe impede de gostar disso. Mas você deve ter respeito para com aqueles que gostam de coxinha. Agora, inventar bravatas ou até mesmo calunias para jogar todos os que gostam de pão com mortadela contra os que gostam de coxinha beira o ridículo, ou a ignorância vista entre duas torcidas rivais que se agridem incessantemente.
A lógica vista em seu comentário sim, é regada de um facismo social e racista, que destaca uma política de classes, jogando um brasileiro contra o outro devido a suas condições economicas…
Lembre-se, no fundo, todos tem a mesma mãe. A nossa pátria. O que nos falta é imparcialidade para cuidar bem dela…
Sds ao colega.
A carapuça te serviste ?
Ajustou bem no cabeção divino e maravilhoso ?
AMIGO, o fato de ter estudo e ser os empresários do país não os fazem melhores seres humanos e não lhe dão direito a mais votos que o resto da plebe da população. Estes coxinhas simplesmente NÃO aprendem o real significado de democracia.
P.S. Corta essa dos empregadores são responsáveis pelo desenvolvimento da nação porque (1) sem seus empregados eles não desenvolvem nada (2) por experiencia própria 99.9% dos empresários estão SE LIXANDO para o desenvolvimento da nação quando estão tocando suas empresas. Seu foco é ter o maior lucro, pagar o menor salário possível aos seus empregados e não gastar um centavo a mais com manutenção e tratamento dos resíduos de sua atividade.
Se o país cresce algo é efeito somatório subsidiário do crescimento do conjunto de todas as empresas e seus empregaos.
Nunca vi tanto preconceito num comentário só. Esta elite esr destruindo este pais através do impedimento da governabilidade. Corrupção só agora? Nunca foi tão grande? Falácia!
Qual é o seu problema com o estado de S. Paulo?
A cada dois comentarios seus, pelo menos um se refe depreciativamente ao estado, como se as manifestações só tivessem ocorrido na Av. Paulista e não por todo o país.
Já procurou pelo menos se informar se as manifestações, que em número aboluto reunem mais pessoas mesmo mas será que é assim em números relativos?
Ou que a rede Globo, tão odiada por você quanto São Paulo é uma emissora com sede em outro estado e extremamente ligada a ele?
Menos xenofobia por favor.
Um os paulistas se acham a locomotiva e ACHAM que por isso sua opinião tem precedência. Uns arrogantes.
Um boa parte dos paulistas acham que o Corínthians tem de ser campeão todo ano e de todas as competições e se não for tem de ser o São paulo, o palmeiras ou o Santos é só ver o jogo Aberto da Band ou o Linha de Passe da ESPN.
Quem começou e foi até a guerra para se separar do Brasil foi São Paulo.
Minha birra é com a mídia ESGOTO paulista que inclui a FOLHA e o ESTADO de São Paulo, A Veja e outros menos votados.
Eu comprei a ideia dos radicais paulistas, adoraria um país SEM São Paulo.
Engraçado a paulistada adora chamar os de fora de baiano, cantar a musiquinha dio Ira, composta pelo NAZI, “Sou Paulista” e fica magoadinho por que alguém ODEIA São Paulo….
Sem o fascismo social jeca paulista, o Brasil resultante da subtração de São Paulo só precisaria de um programa sério de desintoxicação e desinfetação do Paraná e um programa BOLSA-RETORNO para financiar o repatriamento dos baianos que ficarem presos “no exterior” no novo país o TUCANIQUISTÃO.
Com estes dois programasficaria um país bem melhor e mais decente de se viver…
Agora você foi longe demais, até hoje estava tolerando seus comentários toscos que realmente enojam e são bem difíceis de ler até o final mas dessa vez você realmente se superou… Não sei porque todo gaúcho tem um complexo de inferioridade e um “bairrismo” xenófobo, um patriotismo pelo estado, muitas vezes maior que o patriotismo pelo próprio país… e isso sim é separatismo… você está semeando o separatismo e acusando os paulista de tal ?!? Acorda Gilberto, se você está com essa birra toda de São Paulo, venha nos visitar, conhecer o estado e a capital, quem sabe você arranja um bom emprego e algo de útil para fazer e para de ficar o tempo todo escrevendo bobagens nos sites de defesa, já foi expulso de um agora quer avacalhar o segundo ???
Que meeedo…
Não preciso de tua tolerância, assim como quem defende o impeacheament não precisa da minha tolerância.
O bonito da democracia REAL é este…
P.S. Só moro no RS sou CARIOCA de nascimento…
Você mandou muito mal cara, perdeu a última parcela de respeito que ainda tinha… agora fique chafurdando na lama da sua própria soberba, trágico….
Não, Topol, gosto muito dos seus comentários. Mas dessa vez concordo com o que o Gilberto falou, os paulistas estão cada vez mais se achando o centro das atenções, ficando cada vez mais rádicas e teleguiados pelas revistas, mídias que os cercam na cidade, claro que não são todos, mas com a quantidade de políticos e “líderes de movimentos liberais” falando cada vez mais em ódio em preconceito, Sp está se tornando cada vez mais uma cidade de pessoas ignorantes, fora o fato de o povo ser burro e não sair da reclusão a 20 anos, estão sendo governados e enganados pelo mesmo partido mas não se importam com isso porque para eles não importa se o partido é corrupto, a única coisa que conta é que não é o PT que está no poder.
Lucas, voce esta enganado, quem esta confundindoas bolas eh voce…alias nem sabe bem o q escrfeve. Este estado tem mais de 38 milhoes de habitantes, aqui coabitam inumeras etnias de fora e de dentro do Brasil…sao esta q produzem o otimo celeiro de cabecas nerste pais, aqui estao os melhores hospitais, universidades, etc ……..mas vove e outros so sabenm reclamar…..estes politicos q ai estao administrando o estado, c certteza nao sao o supra sumo, mas perto de resto., estao a anos luz de distancia,. Apesar de tudo, aquio o investimento mesmo q demorado ainda so depende de nosso caixa e nao dos FPM da vida e onde costumam estar pendurados toda a corja politica deste pais, de pinico na mao…..nossa bandeira diz…..NON DUCOR, DUCO….entao se nao esta aqui, va se manifestar em outro lugar, nao precisamos de sua opiniao tambem………deixe-nos trabalhar e produzir, senao o restolho q so faz reclamar vai ficar pior ainda.. Nos nao nos achamos o centro da atencao, nos somos o centro das atencoes e para onde nos voltarmos, eh bom q voce e outros de fora fiquem atentos e acompanhem…..morram de inveja.
Fui ler o final e tava escrito “morram de inveja” depois disso nem me dei o trabalho de ler o resto…
Gaucho, pimeiro, o estado de SP eh sim a locomotiva deste pais, diferentemente de seu RGS, contumaz estado falido e q so produz historicamente fascistas. Eu apoio firmente e sempre apoiei q seu povo conseguisse a tal Republica Frroupilha, alias isso tbm eh historico. Iso tbm para o nordeste deveria ser um mantra…..mas eh claro q ninguem quer largar o osso nao eh mesmo……entao, se preocupe c a divida absurda q voces tem, trabalhem mais e produzam mais tbm e principalmente, parem de produzir estrupicios politicos ……….ninguem merece o q ai esta.
Oque fazer então quando esse “projeto politico” eleito era meramente uma farsa e o eleito simplesmente o abandona a partir do primeiro dia de mandato?
Tenho a impenssão que promessa estelionataria não tem nenhum valor.
Faz PRIMEIRO coxinha no governo do Geraldo Alckmin ou no Sartori no RS.
Porque este argumento só vale para o PT federal.
Não teve estelionato eleitoral aquático em São Paulo ?
Os servidores de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul recebem seus salários e reajustes ?
Vai para a paulista chorar anti-democrata…
Eh isso mesmo rancoroso….aqui bem ou mal o funcionalismo recebe em dia diferentemente ai de seu estado…alias, gerido q foi por voces mesmos c o desgoverno do PT de 14 anos…….vcs merecem mesmo este estado falimentar atua….o orgulho de vcs esta na lata do lixo e sua moral esta bem abaixo desta linha aceitavel. Pior ainda, vcs nem tem uma av paulista pra comecar…rsrsrsr voce eh uma piada mal contada…..sempre foi…vai destilar sua xenofobia la no uruguai……..
Quanto preconceito Sr. Gilberto. Esse discurso de nós contra os outros, nordestinos contra paulistas, etc é típico do PT, Lula adora vomitar essa verborragia em seus discursos. Se São Paulo vota contra o PT a 20 anos deve ser pelos prejuízos causados pelos sindicatos dominados pelo partido, que fizeram com que muitas indústrias saíssem do estado.
E outra, parece que o funcionalismo gaúcho não recebe em dia porque o Tarso Genro quebrou o estado, não?
Sobre o corínthians ser campeão todo ano, pergunte a qualquer morador de São Paulo que não torça para o clube o que eles acham sobre o favorecimento da CBF e Rede Globo (cariocas) a este time.
Quanto ao decreto, que diz no seu texto, conforme citado na matéria:
“fica delegada competência ao Ministro de Estado da Defesa para editar [atos relativos a pessoal militar], permitida a subdelegação aos Comandantes das Forças Armadas.”
O texto é claro a competência foi repassada ao ministro como forma de centralizar as decisões das forças armadas. O controle por parte dos representantes diretos das forças é apenas uma opção, que pode ser exercida ou não, podendo ser retirada a qualquer tempo, ao bel prazer do ministro, do político. Os representantes das forças são quem de fato têm consciência, experiência e principalmente, são profissionais de carreira que “vivem” a tropa há diversos anos. Estes não são aventureiros, sem qualquer conhecimento do assunto defesa, como os ministros empossados “ao Deus dará”, que estão ali só para ter representatividade política e de poder. É só ver as notícias anteriores à escalação deste senhor ao Ministério da Defesa. Na ocasião, foram cogitados diversos outros ministérios. Das duas uma, ou é um quase Deus onisciente ou a tese apresentada é confirmada.
—————–
Quanto à segunda parte do texto. Concordo plenamente. Fica somente uma segunda alusão à figura do piloto que arremete, pois tem capacidade para decidir e executar. Podemos substituir perfeitamente a figura da sociedade brasileira pela da nossa presidente, pois tal ente não tem qualquer capacidade, controle ou rota traçada para decidir o futuro do nosso país. E teria que tê-la pelo cargo que lhe foi atribuído.
Nada disto é hierarquia, direito administrativo!
Texto leve, de fácil compreensão, esclarecedor sobre o imbróglio no MD. Instigador, nos “arremete” a pensar no futuro que queremos para nossos filhos e netos.
Um país que desde o seu “descobrimento”, na verdade invasão, foi explorado, roubado. Com uma classe política, nem todos mais a maioria, composta por gente descompromissada com a Nação e seu povo. Com diferenças sociais ainda grandes, de democracia jovem, quase aprendiz, mais graças a Deus e às instituições republicanas sólida.
Nosso país, na minha opinião, precisa fazer a revolução citada pelo colega Rocha, mais uma revolução na educação deste país. Com escolas integrais, melhor qualidade na formação do professor, do ensino e na infraestrutura das escolas. Investir nas universidades, formar cientistas, estimular as pesquisas. Investir no IME, ITA, transforma-los em polo de conhecimento e desenvolvimento para a Nação.
A Alemanha foi destruída duas vezes no século passado, e se levantou em menos de trinta anos após a segunda guerra. A Coréia do Sul, o Vietnã passaram pela mesma infeliz experiência, e o que os resgatou foi a Educação.
Educação liberta, dá oportunidades, nos faz grande. Sou de uma geração onde se aprendia a cantar o hino Nacional desde cedo na escola, tínhamos aula de civismo, educação moral, era uma honra ser escolhido para hastear o Pavilhão Nacional. Não faço apologia a Ditadura, isso faz parte da formação do cidadão.
Somos ricos, com reservas naturais imensas, clima com sol o ano todo e terras para produzir, com um povo criativo, inovador, falta nos, como diz o texto, um Norte e eu acredito que o caminho é a Educação.
Texto muito simplista, o autor transfere à sociedade a responsabilidade pela degradação econômica e social do país, e resumiu os descontentes com a atual conjuntura a uns poucos indivíduos. Totalmente alheio à realidade. Respeitando a nota dos editores, e também por não ser filiado a partido político, creio que antes de se pensar em um projeto de nação, é necessário analisar que, no período mencionado pelo autor do texto, governos foram legitimamente eleitos pelas propostas que apresentaram ao eleitorado. Quando essas propostas são meras ações de marketing e, uma vez eleito, o governo se mostra incapaz de honrar os compromissos com os quais se comprometeu em campanha e, pior, não tem um oposição à altura para apresentar soluções para esses problemas, é chegada a hora do Judiciário, o único Poder cujos membros não são eleitos direta e universalmente. Fazer cumprir as leis, apurar e julgar todos os políticos, de todos os partidos, que estejam envolvidos em algum esquema de corrupção ou contravenção e puní-los exemplarmente, inclusive com a devolução integral dos valores indebitamente apropriados seria a primeira ação saneadora. Sendo esses políticos então expurgados do Executivo e do Legislativo, aí sim pode-se falar em transparência e costurar um pacto para restauração de governabilidade que permita um nova e duradoura agenda para o país. O Brasil é um país rico em recursos e os problemas brasileiros não são a economia e seu povo, e sim a classe política que pretensamente o representa, salvo raras e honrosas exceções.
Perfeito adriano
É dificil focar em um ponto, pois são centenas ou milhares de podres, más nos ultimos dias nosso congresso não altera a lei e mantém o ramo empresarial patrocinando o sistema eleitoral!! Em que interessa a empresarios em patrocinar campanha politica?? é mais que obvio! ter preferencia em contratos bilionarios do governo… o que fazemos como sociedade para banir isso… mais uma vez…NADA!!!
Acabar com voto obrigatorio é uma das medidas mais simples para mudar nosso pais para melhor…más iria acabar com o curral eleitoral… então se mantem a obrigatoriedade!! enfim..
Um abraço a todos!
Muito bom, este artigo. Porém creio que as mudanças para nosso país teriam de ser mais profundas ainda, receio que teria de ser uma nova revolução e equiparo até a revolução francesa.