Por Felix Randall
O Carro de Combate (Tanque) M-1 Abrams é famoso por sua reputação como “assassino” no campo de batalha. No entanto, nos últimos anos, só recebeu atualizações mínimas nos campos mais importantes de proteção, mobilidade e poder de fogo. Como tal, se implantado em um ambiente moderno, é improvável que os Abrams possam viver de acordo com sua reputação muito elogiada.
A União Soviética em 1964 lançaram, na época sem rival, o Tanque T-64 em serviço. O T-64 apresentou blindagem composta pela primeira vez em um tanque de batalha principal (Main Battle Tank), excelente controle de fogo e um formidável pacote de armadura. Para combater isso, os Estados Unidos e a Alemanha embarcaram no projeto conjunto Kampfpanzer-70 e MBT-70. Este projeto foi inovador em muitos aspectos e incorporou os sistemas mais avançados da época. No entanto, o protótipo do tanque logo se mostrou muito caro para ser viável em grande número, e os excedentes de custos do programa resultaram no seu cancelamento em 1971. No entanto, ainda precisando de um novo tanque de batalha, os Estados Unidos começaram a projetar um novo veículo.
Em 1980, os primeiros modelos de produção M-1 foram lançados na Lima Army Tank Plant, com capacidades que superavam seus pares em quase todos os aspectos. Na época, tinha uma vantagem tecnológica significativa sobre o (ainda feroz) soviético T-72A introduzido um ano antes, e era facilmente comparável ao T-80 introduzido naquele ano. No entanto, mesmo nesta fase inicial, ainda apresentava uma série de fragilidades.
Em primeiro lugar, o Upper Front Plate tinha, e na versão SEPv2 ainda tem apenas 51 mm de espessura, e não é feito da mesma armadura composta de ponta que compreende o restante do perfil frontal do tanque. Em segundo lugar, peso. O M-1 Abrams inicial pesava aproximadamente 60 toneladas, o que na época ainda era extremamente pesado. Embora tenha sido compensado por seu poderoso motor de turbina a gás AGT-1500, a mobilidade estratégica e a sustentabilidade logística do tanque foram seriamente reduzidas pela quantidade de combustível que ele consumia para manter sua mobilidade tática. Em terceiro lugar, faltava poder de fogo na variante M-1 inicial, pois houve um comprometimento na instalação do canhão M68 de 105 mm, na primeira versão e na atualização posterior para um armamento principal de 120 mm mais poderoso.
Finalmente, o custo foi extremo em comparação com seus contemporâneos na União Soviética. O custo inicial anunciado do M-1 Abrams pode ser estimado em quase 1 milhão de dólares por unidade, enquanto o T-72A custa metade desse valor mesmo nos anos 90.
Em 1985, a produção da variante M-1A1 começou; foi quando o M-1 realmente se tornou uma força a ser reconhecida. Equipado com um canhão M256 de 120 mm de furo liso, uma cópia licenciada do Rheinmetall 120 mm L / 44, o Abrams ganhou um poder destrutivo surpreendente e podia penetrar praticamente qualquer ponto de qualquer tanque que pudesse encontrar no campo de batalha. Ele também contou com a integração de urânio empobrecido nas bochechas da torre, o que aumentou significativamente sua proteção contra os projéteis de energia cinética, a saber, as rodadas de desbaste de armaduras perfuradoras com aletas estabilizadas (APFSDS), os projéteis de energia química, como as rodadas anti-tanque altamente explosivas (HEAT) e mísseis guiados anti-tanque (ATGMs). Também apresentou melhorias em seus sistemas de controle de tiro, eletrônica e uma modernização geral dos sistemas do tanque.
Apesar de fazer avanços significativos, todas essas atualizações tiveram um custo. O peso aumentou drasticamente para 63 toneladas secas e ainda mais pesado com uma carga de combate. A velocidade máxima caiu para 42 milhas por hora em um terreno ideal, a pressão do solo aumentou para quase 14 libras por polegada quadrada, a largura do tanque aumentou, tornando-o um alvo maior e o custo para substituir ou atualizar cada M-1 original subiu para mais de 4 milhões de dólares.
Em 1990 Saddam Hussein invadiu o Kuwait, o Abrams foi para a guerra onde lhe renderia a reputação que ainda mantém até hoje. No final de 1990, para impedir novas ações militares do Iraque, os Estados Unidos e seus parceiros de coalizão iniciaram o maior desdobramento de tropas da Otan desde o Vietnã. No entanto, o transporte dos tanques pesado com mais de 60 toneladas, provou ser um fardo logístico significativo, com a aeronave de transporte C-5 Galaxy, o único meio aéreo para transportar os tanques, assim mesmo, dois por vez. Mesmo com os meses e meses de envio de tropas, os Estados Unidos enviaram menos de 2.000 tanques M-1 Abrams para o norte da Arábia Saudita antes do início da invasão.
Durante a invasão, os Abrams receberam elogios por derrubar vastas faixas de veículos blindados iraquianos e sofrer extremamente poucas perdas. Embora seja verdade que os Abrams destruíram um número significativo de veículos blindados, uma análise mais detalhada revela que a grande maioria do trabalho foi feita pela Força Aérea dos EUA, que destruiu muito mais veículos blindados inimigos do que os tripulantes dos Abrams. Além disso, os tanques contra os quais os Abrams enfrentaram não eram de fato os T-72 que muitos alegavam ser.
Embora seja verdade que houve alguma variante de exportação T-72 no Iraque durante a invasão, essa não era apenas uma variante de exportação carente da maioria dos sofisticados mecanismos de controle de tiro, carregadores automáticos confiáveis e muitos outros sistemas do T-72 Soviético nativo, mas sim, uma minoria extremamente pequena dos tanques que Hussein usava. A grande maioria eram downgrade do T-72 Assad Babil, cópias iraquianas do já descartado T-72 de exportação, que não apenas carecia de armadura composta, mas também de sistemas infravermelhos passivos e, em alguns casos, de qualquer capacidade de visão noturna. Os tanques iraquianos não apenas estavam terrivelmente obsoletos quando saíram da linha de produção, mas também foram tripulados por um grupo desmoralizado e mal treinado.
Apesar de tudo isso, quando o público em geral viu milhares e milhares de tanques iraquianos destruídos e os americanos Abrams M-1 triunfantemente os ultrapassando, logo ficou na mente de muitos que o tanque americano era uma máquina de matar invencível. Isso foi promovido pela enorme propaganda do conflito, colocando os Abrams como um “super tanque” e sua munição como a “bala de prata” pela mídia e pelos diretores de relações públicas no Pentágono.
Em 1992, houve outro aumento nas capacidades do M-1 com a introdução em serviço do M-1A2. Essa atualização procurou aproveitar a revolução digital em andamento na época, digitalizando uma proporção significativa dos sistemas da Abrams, atualizando suas capacidades computacionais e aumentando sua letalidade através da introdução do Visualizador Térmico Independente do Comandante (CITV). Ele também expandiu um pouco o armazenamento de munição e atualizou a mira térmica do atirador para permitir o rastreamento do alvo a uma distância maior.
Essas atualizações não vieram sem desvantagens no entanto. O peso do M-1A2 disparou para mais de 70 toneladas em carga de combate, tornando-o um grande obstáculo logístico em termos de combustível, manutenção e transporte operacional. A pressão no solo aumentou para mais de 15 libras por polegada quadrada, a faixa de cross-country caiu para menos de 160 quilômetros em alguns casos, a distância ao solo diminuiu e o preço aumentou para mais de 6 milhões de dólares por unidade.
Na invasão e ocupação do Afeganistão em 2001, nenhum tanque M-1 Abrams de qualquer variante foi implantado, e isso permaneceu até 2010, quando um pequeno lote de tanques modernizados do Marine Corps M-1A1 foi implantado para aumentar o poder de fogo das unidades americanas em meio às operações em andamento no momento. Durante esta implantação, nenhum resultado significativo foi alcançado devido ao terreno desfavorável.
O único teste que o M-1A2 enfrentou, foi em 2003, durante a invasão americana liderada pelo Iraque, como parte da Operação Iraqi Freedom. Embora tenha desempenhado um papel respeitável na invasão inicial, muitas vezes atuando como a formação mais destacada para a frente em grandes ataques como a Batalha de Bagdá; isso se deveu principalmente à falta de treinamento por parte das tripulações iraquianas e às armaduras muito inferiores colocadas pelos militares iraquianos. Quando a invasão inicial terminou, a insurgência iraquiana começou a causar um impacto significativo nas forças armadas dos EUA. Os ataques com foguetes nas armaduras superior e lateral dos Abrams, levaram mais de 530 tanques Abrams de volta aos Estados Unidos para reparos extensivos ou destruídos por sua tripulação em dezembro de 2006.
Hoje, após sofrer inúmeras atualizações, o modelo mais numeroso do M-1 Abrams pelo Exército dos EUA é o M-1A2SEPV2. Essa versão possui uma metralhadora operada remotamente pelo comandante, um kit de sobrevivência urbana com armadura reativa explosiva e atualização da armadura de urânio empobrecido. A mais nova munição em serviço atualmente é a M829A3 com aleta de perfuração de armadura estabilizada descartando o projétil Sabot, que é um projétil extremamente eficaz, mesmo segundo os mais rígidos padrões; capaz de derrotar a Armadura Reativa Explosiva da geração mais antiga, como o Kontakt-5, encontrado em muitos tanques russos.
Embora possua capacidades potentes, o Abrams é fundamentalmente prejudicado por seu design original, como contraponto a um grande número potencial de colunas de tanques soviéticos avançando pelas planícies da Europa durante uma grande guerra terrestre. A guerra moderna está muito longe dos conflitos para os quais os Abrams foram construídos; portanto, no mundo de implantações distantes, infraestrutura local precária e contra-insurgência, os modernos Abrams são incapazes de acompanhar seus concorrentes.
Logisticamente, o Abrams é um fardo extremo para qualquer cadeia de suprimentos, mesmo uma tão bem financiada e mecanizada quanto a dos Estados Unidos. A principal questão presente é o peso extraordinariamente alto, mesmo para os padrões modernos. Devido à sua carga de combate de mais de 70 toneladas, é extremamente difícil transportar grandes quantidades para qualquer sala de operações. Para o combate, o Abrams é difícil de transportar para qualquer área de preparação em uma escala operacional, tendo que recorrer a veículos de transporte dedicados (que apenas aumentam a carga logística imposta às Forças Armadas dos EUA); e mesmo na chegada à sua área de operações, apresenta desempenho ruim em terrenos acidentados e não pode sustentar operações não suportadas por um período significativo de tempo devido ao seu alto consumo de combustível imposto pelo peso.
Quando comparado a tanques russos mais baratos e mais numerosos, como o T-72B3M, o M-1 mostra-se não apenas incapaz de competir em termos de mobilidade estratégica/operacional, sustentabilidade logística e facilidade de compra, mas também é inferior em um ambiente estritamente convencional.
Em primeiro lugar, o tamanho do M-1 o torna um alvo significativamente maior, e a assinatura térmica do mecanismo AGT-1500 que aciona o Abrams é muito mais proeminente do que o do T-72B3M. O resultado disso é que, mesmo com a ótica um pouco menos capaz no T-72B3M, o Abrams tem uma chance de ser detectado primeiro. Quando detectado, o canhão 2A46M-5 mais poderoso do T-72B3M é capaz de penetrar e danificar significativamente mais do que o canhão de 120 mm L / 44 do M-1.
As estatísticas de penetração do projétil M829A3 mostram que, em comparação com o projétil 3BM59 “Svinits 1” usado pelo T-72B3M, o Svinits 1 possui uma penetração de armadura significativamente mais alta, além de uma maior energia devido ao cano mais longo e ao diâmetro do furo maior. A penetração de aproximadamente 830 mm de blindagem de aço homogênea laminada (RHA) a 2 km do Svinits 1, é suficiente para penetrar em quase qualquer parte dos Abrams, exceto nas bochechas das torres com reforço de urânio empobrecido; enquanto a penetração de aproximadamente 700 mm de RHA a 2 km do M829A3 provavelmente falhará ao penetrar no Relikt ERA e no casco / torre composta do T-72B3M pela frente. Ambos os tanques podem, no entanto, penetrar nos lados um do outro em qualquer faixa, até a faixa efetiva máxima de seus respectivos canhões.
Como resultado disso, o T-72B3M é capaz de obter penetrações em um alcance maior que o M-1A2 Abrams, devido ao seu míssil anti-tanque Refleks 9M-119M. O 9M-119M é capaz de penetrar aproximadamente 900 mm de RHA em qualquer faixa e possui um alcance efetivo de mais de 5 quilômetros. Isso é significativamente além do alcance máximo efetivo do M829A3, que é a munição anti-tanque de maior alcance transportada pelo M-1A2SEPV2.
A prevalência e o poder desses mísseis guiados antitanque são aparentes em teatros como a guerra saudita-iemenita, onde vários tanques M-1A2S Abrams foram nocauteados por emboscadas dos Houthi usando mísseis guiados antitanque portáteis. A mobilidade, a flexibilidade e a acessibilidade desses sistemas representam um perigo significativo para os Abrams, que na versão M-1A2SEPv2, carecem de meios efetivos para combater essa ameaça, como um Sistema de Proteção Ativa agressivo. Devido à extrema complexidade da integração de um sistema de proteção ativo nos Abrams, apenas o modelo mais recente, que atualmente possui números extremamente pequenos, possui qualquer tipo sistema.
Com futuras atualizações planejadas para meados da década de 2020, e nenhuma substituição atualmente em desenvolvimento; o M-1 Abrams deve permanecer como carro chefe das forças blindadas dos Estados Unidos no futuro próximo. No entanto, ficou significativamente atrás de seus contemporâneos nos mesmos campos em que foi projetado para se destacar e não pode mais viver de acordo com a reputação que outrora possuía com tanto orgulho.
FONTE: Southfront
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
O governo russo vive de propaganda que é a alma do negócio, para vender mostram o melhor exemplar de seu armamento, mas para compor tanto a sua infantaria como a de seus aliados a realidade sempre bate na porta.
O grande exemplo é o T14, considerado o melhor do mundo mas só serve para participar de desfiles militares.
O motivo é simples, não é tão fácil e nem barato substituir milhares de tanques da época da URSS por versões que se equiparem ao que é considerado obsoleto pelo ocidente.
Eles estão usando até T62 na guerra contra Ucrânia.
No papel e na tela do computador tudo é lindo e maravilhoso, o papel e a tela do computador aceitam qualquer coisa.
A maior potencia militar do planeta, orçamento monstruoso, cheia de especialistas e cientistas, testado em guerras usam um péssimo tank? Bons são os Leos da Alemanha que nunca deram 1 tiro em combate.
Eu sou 1000 vezes abrams!
AS análises do Southfront são mais falsas que uma nota de 3 reais! Esse mesmo site se notabilizou por ter divulgado uma imensa fake news segundo a qual um F-35I israelense teria sido danificado por um S-200 sírio.
Quanto à análise em si, a despeito de ser “fundamentada” é na verdade um jogo chinfrim de Super Trunfo no intuito de pretensamente tornar um carro de combate moderno (M-1A2) inferior a um MBT ultrapassado e com uma péssima ficha de combate (T-72B3M)
Texto esclarecedor, esplêndido e rico em detalhes. Bom , diante disto fica latente que sair fora do Abrams é a dica pro EB. Em pensar que o T-90 MS pesa 48 t e cairia,caso fossemos parça dor russos e eles tivessem um pós venda melhor, como uma luva pra nós, na minha visão é claro, um MBT moderno e todo automatizado com blindagem reativa e tudo mas…..Se modernizarmos os Leo 1A5 e viermos a projetar e produzir um MBT nacional já será ótimo(só penso que deva ser,conforme outros foristas já mencionaram, uma família de blindados para aumentar a quantidade de veículos a produzir).
Eu era um dos que puxava a sardinha do Abrams para o lado do EB, mas graças a Deus li esse texto e pude mudar de opinião. Faço das suas, as minhas palavras, Tomcat. O que eu entendi, é que o Abrams não passa de um beberrão e um alvo enorme. Parece que a escolha mais sensata para nós adotar o Leopard 2 como substituto natural do Leo 1. Discordo de você no caso do MBT nacional, a gente sabe que isso nunca vai sair do papel e se sair será incompleto como o Guarani. Os Leo 1 já cumpriram seu trabalho, já deram o que tinham que dar, insistir no Leo 1 é um erro, projeto ultrapassado, serve pra ficar na segunda linha de combate, mas pra ser CC principal tem muito a desejar.
Southfront não é um site neutro, amigo.
Nem entendo porque usaram isso como fonte. Se reparar a matéria compara as desvantagens do Abrams contra as qualidades do T-72B3M.
O Abrams é disparado melhor do que tudo o que temos atualmente, essa matéria foi direcionada pelo medo que alguns têm se o Brasil comprar essa excelente máquina de combate, será superior em toda américa do sul, mas infelizmente querem empurrar modernizações infinitas no Leo1, já totalmente ultrapassado, q só serve para adestramento, não tem nenhuma utilidade em combate a não ser como alvo, assim como 90% do nosso material rodante, que são veículos civis pintados de verde. Com o M1 entraremos no século XX finalmente.
Nada a ver, já vai começar com o papo de conspiração. Cara, o Abrams é sem duvidas um dos melhores MBTs do mundo, só que existem diversos fatores que colaboram para que ele não seja operado pelo EB… e mais, Se comprarmos Leo a2, a5, também seremos superiores, basta comprar maior quantidade de tanques que o Chile e a Venezuela. (:
Só resta descobrir onde obter esses Leo 2, simplesmente não tem usados disponíveis no mercado e novos são financeiramente inviáveis de adquirir.
Marcos
Todo mundo sabe que o problema é esse, não tem em estoque e nem dinheiro para comprar novos. Por isso querem insistir na gambiarra do Leo 1A5, que ao meu ver é um erro.
Amigo, entre no youtube e procure pelos videos mostrando M1 e outros tanques sendo destruídos com muita facilidade pelos rebeldes.
É fácil dizer que a análise está errada. Mas contra fatos (com imagens!) não há argumentos!
E qual tanque não é facilmente destruído em emboscadas urbanas??
Leo 2 turcos também foram perdidos na Síria.
Tanques russos perdidos na Chechênia.
MBTs usados nesse tipo de conflito certamente terão baixas consideráveis, pois não foi fabricado para isso.
Pareceu-me por causa do ano de fabricação. Por isto não compará-lo com o T90 .
A questão é exatamente as informações contidas no texto sobre o Abram’s(q não deixa de ser o MBT da maior potência do mundo e um dos melhores q há) e não as qualidades do T-72. São análises interessantíssimas que nos mostram que operar o grandão custa caro. Sou ferrenho apoiador da adoção dele pelo EB via FMS mas…..cadeia logística e custos de operação pesam pra chuchu.