Por Guilherme Wiltgen
Na tarde desta sexta-feira (3), um helicóptero HM-1A Pantera, do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2ºBAvEx), realizou o resgate de uma bebê de 2 anos, que se encontrava ilhada junto com a sua família na cidade gaúcha de Bom Retiro do Sul.
O Sargento Lucas Ferreira Leite, Tripulante de Resgate da Aviação do Exército, desceu no telhado, enquanto o Pantera pairava sobre o mesmo, sendo necessário quebrar parte do telhado para realizar o resgate das vítimas.
A pequena bebê foi embarcada em segurança com ajuda do Mecânico de Voo, Sgt Andrwis Victor Nunes, e posteriormente para o colo do TC Assunção, 2P do Pantera, para que o MV pudesse ajudar no resgate das demais vítimas, enquanto isso, o Capitão Marlon de Souza Muniz mantinha o Pantera no pairado até todos estarem a bordo em segurança.
As vítimas foram transportadas para um local seguro e receberam atendimento médico, enquanto o Pantera seguia para outra missão de resgate.
Os dois helicópteros HM-1A Pantera decolaram do Comando de Aviação do Exército, na cidade de Taubaté-SP, nas primeiras horas da quarta-feira (01/05).
O Exército Brasileiro emprega mais quatro helicópteros na Operação Taquari 2, sendo dois HA-1A Fennec, um HM-3 Cougar e um HM-4 Jaguar.
Esses dois últimos possuem grande capacidade de transporte, podendo deslocar as equipes de resgates, vítimas, materiais de Salvamento e mantimentos.
As aeronaves do Exército Brasileiro contam com o auxílio do Óculos de Visão Noturna (OVN), possibilitando que a operação continue também no período noturno.
Quem dera que, tanto o Exército, Marinha e Areonáutica fizessem sempre isso para amenizar o sofrimento do Nosso Povo. Parabéns a todos os envolvidos!
A verdadeira “Mão Amiga” – Gratidão a todos os militares e civis, pelos seus esforços para ajudar e profissionalismo em atender, salvar e fazer a diferença na vida de pessoas!
Bravo zulu a equipe do Pantera, mas precisou o deputado Van Hatten dar uma bronca no CE para que o BAvEx deslocasse mais anvs para o RS.
Fico emocionado. Se nosso povo se unisse em pautas realmente importantes, ninguém segurava nosso Brasil.
É magnífico ver as equipes de resgate atuando, principalmente em situações críticas. Nos dá muito orgulho o empenho, a dedicação, a coragem e o profissionalismo dos que dedicam suas vidas a esta muito nobre tarefa.
Parabéns a todos os profissionais envolvidos.