Por Guilherme Wiltgen
Suspendeu hoje (08) por volta das 15h do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico para Rio Grande (RS).
O envio do navio visa aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado do Rio Grande do Sul.
A Marinha do Brasil montou uma Operação de Guerra e está mobilizando quatro navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares.
Ontem a Fragata Defensora (F 41) e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120), suspenderam da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), transportando mais três embarcações de resgate, 15 mil litros de água, 30 toneladas de alimentos, além de roupas, agasalhos, cobertores e outros itens de uso pessoal.
Na madrugada de hoje, o NApOc Mearim (G 150) partiu de Itajaí levando doações do povo catarinense. O navio vai parar em Rio Grande, para embarcar mais material e segue para Porto Alegre com cerca de 36 mil litros de água potável, material de higiene pessoal, doações e equipamentos de salvatagem.
O NAM Atlântico parte transportando helicópteros, equipamentos, máquinas, água potável, alimentos, ração para animais e muitas roupas e artigos de higiene doados para as vítimas.
Totalmente inutil a participacao desse navio inoperante. Tudo pegando. Mandaram sõ pra nao pegar e nao falarem mal da marinha, tem que agradar o chefe, afinal os militares viraram parceiros do PT.
Thales
De onde você tirou que o NAM Atlântico é “inutil a participacao desse navio inoperante”. Inoperante? Gostaria de saber mais sobre isso, poderia nos esclarecer?
“Tudo pegando”, Navio que está com tudo pegando não cruza a boca da barra…
Um navio como esse que transporta 800 fuzileiros ser considerado inútil nos dá uma ideia dos países que não possui toda essa “inutilidade” em sua frota. O próprio chefe que ri da situação e esta mais preocupado com times de futebol é o responsável por não enviar o mais rápido possível o Atlântico para o RS. As pessoas colocam os meios e os gestores no mesmo balaio, agindo com preconceito para com um navio dessa magnitude e importância em que deveríamos ter pelo menos 2 desses (por razões que não vem ao caso).
Só que a Marinha soi criticada por nós aqui no DAN mesmo mobilizando tardiamente o navio. Uma crise dessa importância no RS precisa da importância de um navio como o Atlântico (e de preferência o Bahia também) e as pessoas simplesmente não querem entender isso. Não se trata diretamente de política e sim do navio em si, do que ele é capaz de fazer pelo povo gaúcho.
Letargia!
Inadmissível essa demora, mostrou que não uma um plano de emergência pra esse navio, talvez nem de contingência. Tudo no improviso, uma vergonha!
5 dias depois
Inócuo e inutil.
Sábado a preocupação da marinha era cuidar do ” show” daquela senhora decrépita.
Propaganda. Apenas isto.
Ao menos não faltarão belas imagens para o ” consórcio da velha imprensa” divulgar.
Prioridades, né.
Só espero que nunca entremos em guerra, porque se formos depender desses caras, estamos f…
Tivessem doado o dinheiro que será gasto com essa “encenação” a quem realmente está ajudando que certamente seria muito mais útil.