Brasília, DF
Em 11 de agosto de 2020
Nesta quarta-feira (12), as aeronaves KC-390 Millennium e Embraer 190 (VC-2), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolam, de Guarulhos-SP, com destino a Beirute, no Líbano, para transportar a missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa.
O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviará ajuda humanitária ao Líbano, em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto.
A decisão foi anunciada, no último domingo (09), pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano.
O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.
O KC-390, que realiza pela primeira vez missão de assistência humanitária internacional, transportará 6 toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil. A carga estará caracterizada como mala diplomática brasileira. Já a aeronave Embraer 190 (VC-2) transportará a comitiva da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro.
A comitiva é integrada por Senadores, autoridades federais e representantes da comunidade libanesa no Brasil, e também especialistas em assistência humanitária.
O Ministério da Saúde enviará medicamentos e insumos básicos de saúde: antibióticos, corticoides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres; e mais 100 mil máscaras cirúrgicas e 300 ventiladores pulmonares mecânicos; e a comunidade de origem libanesa no Brasil, alimentos.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) continuam colaborando na elaboração de mapas com imagens satelitais de Beirute, utilizando o novo satélite brasileiro CBERS-4A.
Além das capacidades dos CBERS anteriores, este novo possui mais uma câmera, com resolução de 2 metros por pixel, que será muito útil nas atividades de mapeamento emergencial pós-desastres.
As duas aeronaves têm previsão de decolagem da Base Aérea de São Paulo (BASP), na tarde de quarta-feira (12/08), rumo a Fortaleza (CE), onde será realizado o primeiro intervalo técnico. Na sequência, o KC-390 e o VC-2 seguem para a Ilha do Sal e prosseguem para Valência, Espanha.
Após, decolam rumo a Beirute, com chegada prevista para a tarde da quinta-feira (13/08). No total, cada aeronave fará cerca de 30 horas de voo.
FONTE: ASCOM
Só acho MUITO estranho é com a capacidade de carga conhecida do Milenium se enviar somente 6 toneladas de ajuda humanitária…
MENOS de um quarto da carga máxima da aeronave…
Foi para economizar no combustível no translado???
Carga útil máxima do KC-390 é de 26 toneladas
O volume da carga encheu o avião e o peso ficou em 6t.
Vi realmente uma foto com a carga total fora do avião…
Eram 4 grupos de pallets, dois bem maiores e dois menores…
São bem vindos dentro desta enorme tragédia libanesa…
É lindo ver uma missão internacional do Brasil com aeronaves da industria nacional. Uma otina mensagem para o exterior. Com as reformas financeiras saindo e sendo implementadas tomara que a politica militar se amadureça e nessa década ainda possamos ver mais jatos da EMBRAER na FAB, E2 com mod para longa distancia e mais jatos leves de transporte interno de pessoal, se for para gastar que gaste com algo nosso que de empregos aqui. ( lembrando que o governo sacaneou a EMBRAER com o projeto do kc, ela teve que pagar aquase tudo sozinha e ainda nada de colocar a divida em dia)
Excelente matéria! Aplausos ao DAN!
Sempre interessante valorizar a instituição de “Ex-Presidente da República”, iniciativa que aproxima o Brasil de outras Nações que valorizam as “ações de Estado” e não só “ações de Governo”, como nós, em sua grande maioria sempre vinhamos fazendo.
Parabéns ao Presidente pela iniciativa!
Ótima iniciativo do governo brasileiro e ótima escolha o Temer como chefe da missão.